Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
08/02/2023 00h01
ESCOLHA DE NATANAEL

            Após a escolha de Filipe, que caminhava com Natanael e encontrou Jesus com seus amigos, André, Pedro, Tiago e João, foi a vez de Natanael ser escolhido.



            Filipe agora acenava ao grupo, para que esperassem onde estavam, enquanto ele voltou correndo para anunciar a nova da sua decisão ao seu amigo Natanael, que ainda ficara para trás, sob a amoreira, refletindo sobre as muitas coisas que ele tinha ouvido a respeito de João Batista sobre o Reino que viria, e do Mestre esperado. Filipe interrompeu essas meditações, exclamando: “Eu encontrei o Libertador, aquele sobre quem Moisés e os profetas escreveram; e a quem João Batista tem proclamado”. Natanael, levantando os olhos, inquiriu: “De onde vem esse Mestre?” E Filipe respondeu: “Ele é Jesus de Nazaré, filho de José, o carpinteiro, mais recentemente residindo em Cafarnaum”. E então, um tanto chocado, Natanael perguntou: “Uma coisa boa assim pode vir de Nazaré?” Mas Filipe, tomando-o pelo braço, disse: “Vem e vê”.



            Filipe levou Natanael a Jesus, que, olhando benignamente no rosto do homem sincero que duvidava, disse: “Eis um israelita genuíno, para quem não há engano. Segue-me”. E Natanael, voltando-se para Filipe, disse: “Tu estás certo. Ele é de fato um Mestre dos homens. Eu também o seguirei se for digno disso”. E Jesus fez um gesto afirmativo a Natanael, dizendo de novo: “Segue-me”.



            Jesus já havia reunido a metade do seu futuro corpo de colaboradores íntimos, cinco que já o tinham conhecido há algum tempo e um estranho, Natanael. Sem mais demora atravessaram o Jordão e, passando pela aldeia de Naim, chegaram a Nazaré tarde naquela noite.



            Todos passaram a noite com José, na casa de infância de Jesus. Os companheiros de Jesus pouco entenderam por que o seu recém-encontrado Mestre estava tão preocupado em destruir completamente cada vestígio dos seus escritos que ainda permaneciam pela casa na forma dos Dez Mandamentos e outras frases e preceitos. Esse procedimento, no entanto, junto com o fato de que eles nunca mais o haviam visto escrevendo depois disso – exceto no pó ou na areia – causou uma profunda impressão em suas mentes.



            Este relato também provocou uma profunda impressão em minha mente. Primeiro que, este livro, “O Livro de Urântia”, que é proposto como uma revelação mais aproximada da Verdade, traz algumas falhas que podem ser devido a tradução ou impressão, mas que deve ser ressaltado. Além de Natanael, Pedro também não era um estranho para Jesus? E quando Jesus foi com eles à sua casa em Nazaré, não podiam ter passado a noite com José, pois ele já havia falecido nessa ocasião.



            No entanto, pequenas falhas que aconteçam não podem anular o conjunto da obra, a forte compreensão lógica, racional, da cosmogonia apresentada e da origem e comportamento do Mestre que o respeitamos como enviado de Deus e nosso irmão mais sábio, mais próximo do Pai.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 08/02/2023 às 00h01