Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
12/05/2023 00h01
MISSÃO A CUMPRIR

            Todos temos uma missão a cumprir, uma divida a pagar, uma lição a ensinar. Mesmo que não tenhamos consciência desse compromisso. Então podemos viver assim, despreocupados com a vida, crescendo, reproduzindo, morrendo...



            Passei a maior parte da minha despreocupado quanto a essa questão, de ter uma missão à cumprir. Pensava de forma automática que a minha missão se resumia a isso, apenas o que a natureza motivava a seguir de forma instintiva: nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer.



            A maioria das pessoas cumprem essa programação, do nascimento à morte, sem despertar a consciência que existe uma missão que extrapola essa motivação instintiva e que é de alto significado para a existência de um ser vivo e racional, capaz de levantar as perguntas básicas, de onde vim, para onde vou.



            A inteligência é o recurso mais importante da nossa consciência para a descoberta de coisas importantes, e que apenas a captação dos estímulos da natureza pelos cinco sentidos não é suficiente para considera-los dessa forma, que é algo importante para a nossa vida.



            Então, acompanhei a maioria, passei a juventude, a maturidade, motivado pelos instintos, mesmo que procurasse agir com ética dentro de qualquer relacionamento que eu me envolvesse. Mas não alcançava uma missão clara, além de minha evolução biológica, familiar e social.



            Ao me aprofundar lentamente nos estudos espirituais, considerando que vivemos no intercâmbio do mundo espiritual para o material, e vice-versa, chegou a minha consciência que esta etapa de vida que cumpro agora no mundo material, é simplesmente uma oportunidade que todos possuímos de estudar e aprender valores espirituais acima dos valores materiais.



            Acredito que a demora que eu tive para ter essa reflexão foi devido a lentidão que minha inteligência tenha de funcionar. Foi percebendo isso que coloquei nos momentos de minhas orações o pedido para que o Pai me forneça uma inteligência rápida. Além de sabedoria para ter o discernimento do certo e errado, e também a coragem para colocar em prática tudo aquilo que aprendi.



            E qual minha missão a cumprir? Depois de conhecer melhor a missão que Jesus veio nos trazer, procurei aprender para praticar e ensinar ao próximo, que considero meu irmão da família espiritual gerado por Deus, o Criador. Assim, amando o próximo como a mim mesmo estarei construindo a família universal que passa a ser prioridade frente a família nuclear que para mim era o foco. Agindo dessa maneira, termino por não me associar integralmente a nenhum grupo ou ideologia, procuro manter com a máxima consistência esta lição do Cristo, assim não me considero membro titular de nenhuma igreja, e procuro encarar o meu corpo como o templo de Deus, fazendo a Sua vontade de acordo com o meu potencial. Esta é a minha grande missão a longo prazo, e que desenvolvo a cada minuto da minha vida: me aproximar cada vez mais o Pai eterno.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 12/05/2023 às 00h01