Meu Diário
21/10/2023 00h01
CATEQUESE 1 – ABERTURA

            Catequese significa ressoar a Palavra de Deus. Os ensinamentos do Cristo, escritos pelos evangelistas e escolhidos pela Santa Igreja Católica, fazem parte da Bíblia na forma do Novo Testamento. Este precisa ser ressoado ao longo dos séculos com a finalidade da construção do Reino de Deus, reconhecendo Deus como o Pai universal e que devemos agir fraternalmente com o irmão da forma que o Pai deseja, convertendo o nosso coração conforme os ensinamentos do Mestre.



            A catequese mesmo que esteja muito distante na minha mente, após esses 71 anos já vividos, me levou a aprofundar a Verdade sobre Deus como meu/nosso Pai universal, o ser humano como o conjunto dos meus irmãos com os quais formarei a família universal dentro da natureza material.



            Tenho como base o Keligma que é o anúncio da vida, paixão, morte e ressurreição do Mestre, na vida eclesial, familiar e social.



            A idade mínima para iniciar a catequese é de 9 anos. Não tenho lembrança qual a idade que comecei a minha catequese na infância. Lembro apenas, auxiliado por um retrato, da minha primeira comunhão, com uma vela na mão.



            O catecismo é o texto e a catequese é o processo de evangelizar e aprofundar a fé, que é feita em quatro etapas: Inicial, Primeira Eucaristia (Comunhão), Pré-Crisma e Crisma, que é o recebimento do Espírito Santo como os apóstolos O receberam no dia de Pentecostes.



            Os dons do Espírito Santo são inumeráveis e sempre adaptáveis às nossas necessidades. A tradição bíblica identificou sete principais que preciso captá-los e aplica-los na minha vida cotidiana.



            Sabedoria, discernir o que Deus espera de mim, ter o desejo da sabedoria de Deus como sempre peço a Ele quando tenho oportunidade, na expressão do amor incondicional, infinito.



            Inteligência para me ajudar no discernimento da Verdade, no entendimento aprofundado do que o Pai me quer ensinar através de Suas palavras expostas em qualquer mídia que Ele ache conveniente enviar, e que eu tenha rapidez suficiente para não deixar passar essas oportunidades.



            Coragem, força para permanecer fiel ao Evangelho e ousar testemunhar o Cristo para os outros da minha convivência diária e profissional, sem medo dos preconceitos ou ataque das sombras.



            Conselho, ouvindo e entendendo Deus para ser guiado por Ele, em todos os momentos que Ele se manifestar para mim e nos momentos que eu O procurar, principalmente através da oração e meditação.



            Conhecimento, obtido através das leituras, principalmente, mas sempre atento a obter por outras fontes que o Pai enviar. Devo criar mais oportunidades para divulgar este conhecimento.



            Continuarei sintonizado com Pai através Espírito Santo e seguindo as lições que o Mestre deixou, pois a estas correspondem o Evangelho vivo do seu esforço de vir até aqui no mundo material, entre nós, para divulgar o Caminho da Verdade por onde nos conduziremos para a Vida eterna ao lado do Pai.



Publicado por Sióstio de Lapa em 21/10/2023 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr