Eis o colóquio entre Hermas e o Anjo da Penitência:
- Eu ouvi, Senhor, de certos mestres que não há outro arrependimento senão aquele que temos quando passamos pelas águas para recebermos a remissão dos nossos antigos pecados.
- Ouviste corretamente, pois é dessa forma. Aquele que receber a remissão do pecado não deve pecar nunca mais, mas viver na pureza. Mas, como me perguntas diligentemente sobre todas as coisas, explicarei também isso a ti, sem dar desculpas àqueles que no futuro crerão ou aqueles que já creram no Senhor. Pois aqueles que já creram ou estão prestes a crer não têm arrependimento dos pecados, mas possuem a remissão dos antigos pecados. Para eles que foram chamados antes destes dias, o Senhor pediu arrependimento, pois o Senhor conhece o coração e, tendo conhecimento prévio de todas as coisas, Ele sabia da fraqueza do homem e da astuciosa criatividade do demônio, sabia que este faria algum mal aos servos de Deus e os maltrataria. O Senhor, porque é cheio de compaixão, teve misericórdia pela criação e estabeleceu esse arrependimento, e a mim coube o poder sobre tal arrependimento. Mas eu te digo que após aquele grande e solene chamado, se um homem for tentado pelo demônio e pecar, ainda terá um arrependimento. Mas, se ele pecar repetidamente e se arrepender, isso não tem valia alguma para tal homem, pois dificilmente ele viverá.
- Alcancei a vida quando ouvi essas coisas tão verdadeiras de vós, pois eu sei que, se eu não amontoar novamente aos meus pecados, eu serei salvo.
- Tu serás salvo, como serão todos os que fizerem essas coisas.
Desse colóquio podemos observar:
A Existe arrependimento salvífico depois do batismo.
B A penitência tem um caráter universal, nenhum pecador é excluído dela, nem o impuro ou o apóstata. Só o culpado que não quer se arrepender é excluído.
C A Penitência precisa ter uma prontidão e produzir emenda; a oportunidade que ela proporciona não pode ser recebida com abuso, pelo retorno ao pecado.
D O propósito intrínseco da penitência é a reforma total do pecador, e uma vontade de fazer expiação pela mortificação voluntária e pelo jejum, rezando pelo perdão dos pecados cometidos.
E A justificação alcançada pela penitência não é apenas uma purificação, mas uma santificação positiva.
F A doutrina da penitência é permeada pela ideia de que a Igreja é uma instituição necessária para a nossa salvação.
A minha consciência absorve essas informações com certas adaptações ao meu pensamento, paradigmas.
O ritual do batismo pode ser dispensado, depende da consciência da pessoa que reconhece seus pecados e quer se afastar deles. É esse momento de conscientização que substitui o ritual do batismo.
Após esse batismo consciencial deve haver o esforço para não voltar ao mesmo pecado, de se fazer uma reforma íntima, com jejum, oração e a prática da caridade.`
Caso aconteça a recaída no pecado apesar do esforço disso não acontecer, haverá tantos batismos conscienciais quanto necessários, desde que o coração esteja sintonizado com o Criador e permaneça a disposição honesta de lutar contra o pecado.
A Igreja é a instituição que serve para acolher os cristãos, de acordo com suas conveniências e talentos individuais, desenvolvendo projetos dentro e fora da Igreja para implementar a vontade de Deus de forma universal.