Meu Diário
11/01/2024 00h01
CARACTERÍSTICAS DA DITADURA

            Encontrei este texto em tom satírico nas redes sociais e que mostra de forma clara a condição de ditadura que estamos entrando celeremente...



https://x.com/david_agape_/status/1732092772549533777?s=20



Olha que exercício interessante. O David Ágape fez uma pesquisa via Chat GPT para listar quais as principais características de uma ditadura; no tuíte são listadas as 5 principais com imagens "meramente ilustrativas", claro... rs



1 - Regime antidemocrático onde todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. Este poder é exercido sem respeitar os princípios constitucionais democráticos, e a participação da população é inexistente ou extremamente limitada​.



2 - O ditador ou o grupo no poder exerce controle absoluto, frequentemente pela força ou fraude, e não admite oposição a seus atos e ideias. Qualquer forma de oposição política ou desafio ao regime é reprimida, muitas vezes através de medidas como censura e perseguição política.



3 - As liberdades individuais são frequentemente suprimidas em uma ditadura. Isso inclui a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, e outras liberdades civis. Os espaços de comunicação e deliberação são fortemente regulados ou completamente suprimidos​.



4 - Em ditaduras o poder político é absoluto e ilimitado, concentrando-se nas mãos de um único indivíduo, partido ou grupo, muitas vezes com uma inclinação militar. Essa centralização do poder implica pouca ou nenhuma abertura para o debate político ou participação pública.



5- Em muitas ditaduras, o poder é exercido com o apoio de um único partido político, cuja ideologia é considerada a única correta. Outros partidos políticos são frequentemente proibidos ou severamente limitados.



Graças a Deus não vivemos nada minimamente parecido com isso.



Em 1980, ano que terminei o curso médico, eu vivia uma condição totalmente diversa dessa. Na minha Universidade havia protestos contra os atuais presidentes da República e eu observava a luta de todas as universidades, fazendo o coro de outras instituições pelo retorno da democracia com o slogan difundido nas ruas: “Diretas Já”.



Hoje, com o país coberto pelas sombras do autoritarismo judiciário, a liberdade restrita, com inocentes presos às centenas e outros ameaçados, com a destruição das reputações ou até mesmo da vida física.



Fico a imaginar... onde estão as instituições, capitaneadas pelas universidades, que antes faziam tanto alvoroço pela liberdade de ter uma democracia através do voto direto para Presidente da República? Será que estão retraídas pelo medo, foram cooptadas pelas iniquidades, ou estão todas vendo que tudo está correto e somente eu estou vendo um autoritarismo que se firma cada vez mais nas falsas narrativas, usando a principal armas das sombras... a mentira?



Publicado por Sióstio de Lapa em 11/01/2024 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr