Meu Diário
13/01/2024 00h01
NASCER DE NOVO

            No Youtube tem uma série de vídeos que mostram a vida de Jesus. Vou reproduzir o trecho do diálogo que o Mestre tem com Nicodemos, um mestre israelita, para nossas reflexões...



            - Rabi, sabemos que é mestre vindo da parte de Deus. Ninguém pode fazer o que o Senhor faz se não estiver com Ele.



            - Nicodemos, preste atenção. Em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.



            - Nascer de novo? Como pode um homem nascer de novo se já ficou adulto e cresceu? Não podemos retornar ao ventre materno e recomeçar...



            - Nicodemos, ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espirito. Quem nasce do homem tem a natureza humana e quem nasce do Espírito Santo tem a natureza dEle, que é espiritual. Por isso você precisa nascer de novo. O vento sopra aonde quer, ouve-se a sua voz, mas ninguém sabe de onde ele vem e nem para onde ele vai. A mesma coisa acontece com todos que nascem do Espírito.



            - Não entendo...



            - Você é um mestre em Israel e não compreende. Esse é o problema. Você ensina e fala daquilo que não sabe. Nós falamos daquilo que sabemos e vimos, mas vocês não aceitam nosso testemunho. Se falando das coisas terrenas você não crer, imagina das coisas celestiais. Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu único filho para que todo que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.



            - Mas quem merece tamanho sacrifício?



            - Ele não fez isso para julgar o mundo, Nicodemos, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Basta crer e você não será julgado.



            - É só isso? Crer?



            - Só. Porém, as pessoas amam mais as trevas do que a luz, porque a luz expõe o que elas fazem de mal. Só quem pratica a verdade se aproxima da Luz e Suas obras sejam vistas claramente.



            Jesus quer mostrar a Nicodemos que a humanidade vive envolta em trevas, dominada pelo Behemoth, o monstro criado por Deus para proteger a nossa individualidade corporal. Por isso, seguindo os instintos animais que dão energia a esse monstro de sete cabeças que reside dentro de nós, agimos como qualquer animal irracional, sempre em busca dos interesses egoístas que o corpo exige, atacando o próximo de todas as formas que a inteligência superior do espécime humano apresenta. Esse homem que nasceu da carne e vive hipnotizado pelos interesses da carne, precisa saber da prioridade do espírito criado por Deus que também habita este homem e que deve ter a responsabilidade com o Pai, de se comportar como um filho do Criador e irmão de todo ser humano que é o seu próximo, agindo com ele como se estivesse agindo consigo mesmo.



            Como Deus percebeu que a humanidade não conseguiria sair dessa escravidão mental que as trevas proporcionaram em sua consciência, decidiu enviar o Seu filho mais evoluído espiritualmente para mostrar o Caminho com a luz da Verdade, para que o espírito humano, acreditando, pudesse refazer os seus passos e se dirigir em direção ao Pai, em busca da Vida eterna do espírito.



            Mesmo assim, com este filho divino chegando até nós, dando suas lições e praticando os milagres que somente um filho com a proximidade de Deus como Jesus tem, poderia realizar, não conseguiu convencer a muitos que se beneficiam das iniquidades que as trevas lhes trazem. E isso não aconteceu somente na época em que Jesus estava entre nós. Até hoje isso acontece ao nosso redor, apesar de tantas igrejas proliferarem pelo mundo. Basta ver o que acontece em nosso Brasil, um país indicado para ser o coração do mundo e a pátria do Evangelho, se encontrar totalmente dominado pelas trevas, onde a Verdade não tem o direito de se expressar.



Publicado por Sióstio de Lapa em 13/01/2024 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr