Meu Diário
25/01/2024 00h01
ESPIRITUALIDADE – INTRODUÇÃO

            Inicio com este texto as respostas que minha amiga ML faz a respeito de considerações sobre a vida. Este primeiro texto aborda a espiritualidade, que é um tema bastante deficiente em sua atual vivência.



21-01-24 ESPIRITUALIDADE - INTRODUÇÃO



Querida amiga



            Desde que nascemos somos bombardeados por narrativas que tentam explicar o mundo em que vivemos. À medida que vamos aceitando tais narrativas como Verdade, iremos construir nossos paradigmas de vida. É importante que compreendamos que tais paradigmas que criamos não representam a verdade absoluta, podem haver falsas interpretações ou mesmo falsas narrativas com interesses maléficos, de conduzir a nossa opinião por caminhos distorcidos.



            Quando chegamos no ponto de confusão cognitiva, onde nossos interesses vitais não coincidem com a vitalidade volitiva, é importante fazermos uma retrospectiva filosófica procurando encontrar as respostas para o básico de nossa existência: quem sou, de onde venho e para onde vou.



            Para responder a primeira pergunta irei apresentar uma aula que responde a primeira pergunta: quem sou.



            É importante saber que isto que vou apresentar corresponde a mais uma narrativa entre tantas que você já ouviu, acatou algumas e rejeitou outras.



            A ideia é que você inicie o estudo com a prerrogativa que esta narrativa é verdadeira. O que pode trazer dúvidas são incoerências com o que você já ouviu e aceitou como verdade. 



            Nessa aula, o grande choque de realidade é a apresentação do nosso corpo como formado por energias vibracionais em sete níveis, de acordo com estudos orientais (Rosa Cruz e Ioga), referendado aqui no Ocidente pela Doutrina Espírita, cujos espíritos responderam na mesma base lógica.



            O mais grosseiro desses corpos é o corpo físico, considerado como tal pelas três Escolas como correto. Os outros corpos, sutis, não são perceptíveis por nossos órgãos dos sentidos, a não ser que a pessoa tenha uma sensibilidade especial. Essa pessoa passa a ser conhecida como médium.



            Passamos a conhecer a função de cada um desses sete corpos, ficando bem marcado em nossa consciência, com boa sintonia com a verdade do que acontece ao nosso redor, com a realidade, esses três corpos: físico, perispírito e espírito.



            Seu primeiro texto focou na espiritualidade. Também considero de grande importância conhecer um pouco mais da dimensão espiritual, pois lá é onde se processa a vida real, sendo a dimensão material, a vida virtual, onde tudo é efêmero, com exclusão do aprendizado.



Já estou contatando pessoas da terceira idade, pacientes e amigos, para formar nossa reunião grupal de frequência semanal ou quinzenal.



Vou enviar pelo zap o vídeo 2 vídeos relacionados com a espiritualidade.



O primeiro é um filme “O Pacto” sobre as promessas feitas por Deus ao povo escolhido.



O segundo é a primeira aula sobre “Catequese Tradicional” que fala sobre Religião Natural e Religião Sobrenatural.



A ideia com esses dois vídeos é começar a compreender a espiritualidade dentro de uma visão religiosa e procurar captar a verdade no meio de fatos e fantasias. É importante manter a mente sempre livre de conceitos pré-estabelecidos e deixar o racional encontrar a lógica das coerências, mesmo que isso ultrapasse os limites da ciência materialista.



Publicado por Sióstio de Lapa em 25/01/2024 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr