Na série “The Chosen”, Temporada 3, Episódio 2, que passa na Netflix, tem um momento que Jesus se reúne com os discípulos na casa de Pedro, e fala sobre Sua missão e a de quem deseja segui-Lo, que merece ser reproduzido aqui para a nossa reflexão.
Jesus – A maioria de vocês já está ciente da aldeia de tendas que está crescendo a leste de Cafarnaum. São pessoas que nos seguiram da montanha e que estão esperando para ouvir mais. Seus números crescem, assim como as suspeitas de Roma. Na verdade, o Zé me informou esta manhã que membros da antiga Ordem dele chegaram a viajar para cá.
Discípulo – Pode parecer que estamos montando um exército, Mestre.
Jesus – Bem, esse é um jeito de ver as coisas. O outro jeito de ver as coisas é o meu jeito.
Pedro – Do jeito certo, quer dizer?
Jesus – Sim, Simão. São pessoas comuns de todas as regiões. Elas não são um exército. Ainda não. Elas precisam de um resgate e vocês vão me ajudar a resgatá-las. Um tipo diferente de resgate. É insustentável que eu faça toda a pregação, toda a cura e o ministério. Viemos a casa de Simão... obrigado Abigail, por nos receber... porque nosso ministério vai crescer, e queremos que ele cresça, até o fim dos tempos. Haverá muito mais seguidores. E, como aqueles que não estão aqui, todos terão papéis e responsabilidades. A maioria serão discípulos. Estudantes. Mas eu escolhi vocês 12 como Meus apóstolos.
Discípulo – Vai enviar a gente?
Mateus - Apóstolo é o mesmo que mensageiro, aquele que...
Discípulo – Sei o que significa, Mateus. É por isso que pergunto.
Jesus – Vocês são meus líderes. E, para esta missão, é melhor que vocês espalhem e não se concentrem em um só lugar.
Discípulo – Eu... eu não entendo.
Jesus – Vou voltar para casa, em Nazaré, e, enquanto estiver lá, vou enviar vocês em todas as direções, de dois em dois, especificamente para o nosso povo.
Discípulo – Todas as direções, Mestre?
Jesus – Sim, mas não aos gentios. Ainda não. Isso virá com o tempo. Dirijam-se para as ovelhas perdidas de Israel. Assim como Josué liderou as 12 tribos para tomar a Terra Prometida, vocês proclamarão à medida que avançam: “O Reino dos Céus está próximo.” E enquanto tiverem nessa missão, vão curar os enfermos e os coxos ungindo-os com óleo. Vocês expulsarão demônios. Vocês vão... o que? Por que estão me olhando assim?
Mateus – O Senhor pode repetir isso mais uma vez?
Jesus – Eu vou mandar vocês de dois em dois, proclamando à medida que avançam: “O Reino dos Céus está próximo.” Curem os enfermos. Expulsem os demônios.
Pedro – E isso seria exatamente quando?
Jesus – Essa palavra de novo! Eu vou chegar a isso, Simão.
Discípulo – Espera! Curar os doentes?
Discípulo – Expulsar os demônios?
Jesus – Enquanto estiverem na missão, terão esta autoridade. Algum dia vocês terão isso o tempo todo.
Simão, zelote – Perdi alguma cerimônia?
Jesus – É essa.
Discípulo – Eu não me sinto diferente.
Jesus – Não precisa que sinta nada para fazer grandes coisas.
João – Com todo respeito, Mestre, recém começamos, não estamos qualificados. Por que precisaria de nós?
Simão, zelote – Ele não precisa de nós, ele nos quer.
Jesus – Obrigado, Zê. Muito bom. João, se eu precisasse de líderes religiosos ou estudiosos para meu ministério, eu não teria escolhido... bem, você me entendeu.
Filipe – Podemos voltar à parte sobre a cura dos doentes rapidinho?
Jesus – Não levem nada pelo caminho, a não ser um cajado. Não levem pão, nem saco de viagem. Nem dinheiro. Nem a comida da Salomé. Calcem sandálias, mas não levem túnica extra.
Discípulo – Não podemos levar nem uma muda de roupa?
Mateus – Até os filósofos cínicos levam uma túnica.
Jesus – Sim, levam. E eu quero distingui-los dos cínicos. Eles também levam bolsas de esmolas para as pessoas colocarem moedas de ouro e prata. Mas vocês não vão fazer isso. Vocês receberam de graça. Deem também de graça. Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebe-los, e fiquem em sua casa até partirem. Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade. Não percam seu tempo.
Discípulo – O Senhor disse se alguém não ouvir as nossas palavras... que palavras, exatamente? O que devemos ensinar?
Jesus – Qualquer coisa que já ouviram de mim.
Judas Iscariotes – Eu só ouvi um sermão.
Natanael – Você ouviu o melhor, mesmo. Quero dizer, não me entenda mal. São todos ótimos.
Realmente, dá para ficar perplexo com tamanha responsabilidade, num grupo tão heterogêneo, levar a palavra de Deus dentro de um ambiente hostil. Mas ali existia um grande mestre, líder e amigo: Jesus.