Continuando a reprodução da série “The Chosen”, Temporada 3, Episódio 2, que passa na Netflix, em um momento que Jesus se reúne com os discípulos na casa de Pedro, e fala sobre Sua missão e a de quem deseja segui-Lo, que merece ser reproduzido aqui para a nossa reflexão.
Jesus – Essa mensagem não foi só para os milhares que estavam lá. Foi para todos os que a ouvirão de agora até o fim dos tempos. “Como eles saberão?” Boa. Obrigado por perguntar. Vocês vão contar, e os lugares que visitarão eu logo visitarei. Vocês vão preparar o caminho para Minha chegada e ajudar a garantir que mais pessoas estejam prontas para ouvir as boas novas. Os milagres que realizarem com a autoridade de Deus, serão prova do Meu ministério.
Discípulo – Vamos supor que tenhamos azar e várias cidades seguidas nos rejeitem, talvez por dias. Como vamos comer? E se ficar... feio? Como ficou com o João Batista?
Jesus – Ouçam atentamente, todos vocês. Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma.
Discípulo – Então... o Senhor está dizendo que podemos morrer?
Jesus – Vai chegar um momento em que isto se tornará muito mais difícil, quando a perseguição será constante no seu ministério. Quando esse momento chegar, vocês seguirão os meus passos. E vocês saberão o que realmente significa abrir mão de suas vidas. Eu tenho mais a ensinar sobre isso. Mas, por enquanto, esta jornada não chegará a isso.
Tomé – Mestre, eu tenho uma preocupação. O Senhor disse que vai nos mandar em duplas.
Jesus – Sim. As mulheres vão ficar aqui em Cafarnaum. Elas apoiarão o ministério financeiramente. Também ministrarão à cidade de tendas fora das muralhas da cidade, e Zebedeu será o responsável pela segurança delas. Mateus também doou abnegadamente o uso de sua casa anterior, que servirá como o novo lugar para elas ficarem.
Natanael – Eu ainda não consigo entender. O Senhor quer que a gente saia? Sem defesas. Sem comida. Sem abrigo. Sair em terras estranhas.
André – Não podemos ter medo.
Natanael – Fácil assim, André?
Discípulo – O que aconteceu com a confiança?
Pedro – Pessoal, calma. Se vocês têm uma pergunta, façam um de cada vez.
Judas Iscariotes – Eu tenho uma pergunta. Mas uma preocupação, na verdade. Eu sei que sou novo. Mas, Mestre, gostaria de voltar ao que o Senhor dizia sobre não levar comida ou roupas e confiar naqueles a quem servimos. Perdoe-me, mas não podemos confiar em todos igualmente. Eu desenvolvi algumas ideias sobre formas de gerarmos renda para sustentar nosso ministério de maneira confiável.
Jesus – Eu agradeço, Judas. De verdade. Mas, pelo menos, nesta jornada, quero que aprendam o que significa confiar plenamente no seu Pai no céu. Assim como naqueles à sua volta e naqueles a quem servir. E quanto à comida, Tiagão... e quanto a sua vida, João... é isso que significa seguir. E liderar.
Pedro – Professor, mesmo não sendo para esta jornada, agora seria bom designar alguém para gerenciar nossos poucos recursos que temos, ou o que trouxermos de volta.
Jesus – Você tem alguém em mente?
Filipe – Eu indico o Mateus. Ele é obviamente o mais experiente entre nós.
Pedro – Acredite ou não, concordo que seria bom.
Mateus – Desculpa, não quero cuidar de dinheiro de novo. Eu declino formalmente.
João – Um simples não teria sido bom.
Mateus – Então, não. Eu indico o Judas. Ele é experiente.
Judas Iscariotes – Eu aceito. Qualquer coisa para ajudar.
Pedro – Pronto.
Jesus – Tudo bem. As duplas serão: Simão e Judas, para o norte, Cesareia de Filipe. André e Filipe, para o leste, a Naveh. Natanael e Tadeu, para o sul, para a Pereia. João e Tomé, para sudoeste, para Jope. Tiagão e Tiaquinho,
Pedro – Espera... é sério?
Jesus – Vamos... eles podem usar isso. O bom humor desarma as pessoas. Para oeste, planícies de Sarom. Agora Mateus e Zê.
Pedro – Mestre, tem certeza disso? Um zelote e um... você sabe.
Jesus – Vocês vão até Jericó. Sei que fica perto da Samaria. Vocês vão ficar bem. Zê, todo mundo está preocupado com a ideia de você viajar com um coletor de impostos.
Simão zelote – O quê?
Jesus - Nós não te contamos sobre a antiga ocupação do Mateus.
Simão zelote – Ele é coletor de impostos?
Jesus – Ele é tão coletor de impostos quanto você é Zelote. Escutem. Nenhum de vocês é o que era. Lembrem-se, todos vocês. E Zê, você e Mateus conseguirão lembrar disso melhor do que ninguém. Eu estou confiante... de que vocês dois farão e dirão grandes coisas por causa do seu passado. Eu sei que posso confiar em vocês. Então é isso. Todos vocês têm muito o que pensar. Usem um dia para resolverem o que precisarem. Teremos mais alguns detalhes amanhã. Simão vai reuni-los. Shalom, amigos.
Quando não tinha certeza do nome de quem estava falando, deixei registrado apenas como discípulos. Esta lição serve até hoje para nós que queremos seguir os passos do Cristo, mesmo consciente do risco que podemos correr, da vida que podemos perder.