Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
21/02/2024 00h01
DEUS RESPONDE A SALOMÃO

            Na continuação da leitura do livro bíblico 3Reis 9:1-9, observamos a resposta que o Senhor Deus dá a Salomão. Isso pede que façamos uma atualização da promessa que Deus fez ao povo eleito para entendermos como continua a presença e juízo d’Ele entre nós. Vejamos...



Segunda aparição a Salomão



            Sucedeu, pois, que tendo Salomão acabado de edificar a casa do Senhor, e o palácio do rei, e tudo o que tinha desejado e quisera fazer, lhe apareceu o Senhor segunda vez como lhe tinha aparecido em Gabaon. E o Senhor lhe disse: Eu ouvi a tua oração e a tua súplica que fizeste em minha presença; eu santifiquei esta casa que me edificaste, para nela estabelecer para sempre o meu nome, e nela estarão sempre os meus olhos e o meu coração. Se tu também andares na minha presença, como andou teu pai, em simplicidade de coração, e em equidade; e se fizeres tudo o que te tenho mandado, e guardares as minhas leis e as minhas ordenações, eu estabelecerei o trono do teu reino sobre Israel para sempre, como eu o prometi a Davi teu pai, dizendo: não faltará varão da tua linhagem sobre o trono de Israel. Mas, se obstinadamente vos desviardes de mim vós e vossos filhos, não me seguindo, nem guardando os meus preceitos, e as minhas cerimônias, que eu vos prescrevi, mas se vos retirardes e derdes cultos a deuses estranhos, e os adorardes, eu exterminarei Israel da superfície da terra, que lhes dei, e lançarei longe da minha presença o Templo que consagrei ao meu nome, e Israel será o escárnio, e a fábula de todos os povos. E esta casa servirá de exemplo: todo o que passar por diante dela ficará pasmado, e a insultará, e dirá: Por que se houve o Senhor assim com esta terra, e com esta casa? E responder-lhe-ão: Porque estes povos deixaram o Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e porque eles seguiram deuses estranhos, e os adoraram, e lhes renderam culto; por isso o Senhor descarregou sobre eles todo este mal.  



            O primeiro ponto que devemos compreender é que houve uma atualização nessa história e que foi trazida por Jesus a pedido do próprio Deus, Pai d’Ele e de todos nós como foi ensinado. Então, o povo de Deus deixa de ser exclusivamente os judeus, que não creram na vinda do Filho de Deus entre nós. A aliança que Deus fez com Abraão, Isaque e Jacó, incluía o reconhecimento do Seu Filho que seria enviado, de acordo com os profetas, para dar a oportunidade de salvação a toda humanidade, ensinando o Caminho correto da Verdade para alcançarmos a Vida eterna. Saulo foi convocado pelo próprio Cristo para deixar a vida cega de perseguidor dos cristãos para se tornar Paulo, o apóstolo dirigido aos gentios, por todo o mundo. Cada uma das pessoas que ouvindo o Evangelho, a história do Cristo sobre a Terra, reconhece na mente e no coração essa Verdade, deixa o mundo dos erros em que vivia e se converte ao Reino de Deus anunciado por Jesus. Esta conversão marca a introdução da pessoa na família universal do Pai divino. E cada pessoa tem a responsabilidade de construir, tal qual Salomão, sem a mesma ostentação, mas com a mesma fé e dedicação dos seus atos conforme os seus recursos. Assim, cada pessoa reina na intimidade do seu lar ou em qualquer cargo que venha a assumir, mas sempre adorando e procurando seguir a vontade do Pai. Poderá construir templos humildes com a intenção de ser a casa de Deus, e assim será respeitado por Deus e toda a sua geração, se o mesmo respeito for recíproco. Assim encontramos espalhados pelo mundo diversos templos, casas de Deus, onde a mesma mensagem de Cristo está sendo difundida com o propósito universal, de transpor o Reino de Deus que construímos em nossos corações para a sociedade material que habitamos na carne. Assim colocaremos a Terra em novo nível evolutivo, de regeneração de nossas almas e caminharemos com mais firmeza em direção à Vida eterna na intimidade com o Pai.  


Publicado por Sióstio de Lapa
em 21/02/2024 às 00h01