Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
23/02/2024 00h01
FILTROS PARA VER

            Fico muitas vezes encucado com o fato de ver tantas pessoas de bem mergulhadas no meio da maldade social, corrupções, prevaricações, injustiças, perseguições, e não conseguem distinguir o mal do bem. Defendem esses perversos que jogam nas redes sociais as suas narrativas e atacam as pessoas de boa índole que querem fazer, e até fazem, com muita dificuldade, as coisas corretas.



            Mas nós, cristãos, que seguimos ao Mestre Jesus, devemos olhar a natureza onde estamos incluídos, onde somos parte de tudo como irmãos, filhos do Criador.



            Vejamos numa campina florida, dois insetos que sugam as mesmas flores. A abelha com essas flores, faz o mel, mas a vespa tudo transforma em veneno. Duas pessoas também podem se defrontar com a mesma situação, mas somente uma delas irá aprender a lição de fazer o mel.



            Isto faz parte de nosso dia-a-dia. Ocorrem milhares de fatos, se abrem diversos caminhos, e de cada um deles fazemos uma leitura pessoal. Cada pessoa vê num acontecimento um pouco de si mesma. O bondoso perceberá a bondade em seus semelhantes, já o invejoso, maldoso, verá inveja e maldade. As próprias palavras passam por esse crivo. Boa parte do sentido é dada por quem as proferem, a outra metade pela pessoa que as escuta.



            Percebi isso com muita clareza na comparação com os dois últimos presidentes de nosso país, com as palavras e atos divulgados pela grande imprensa. As palavras e atos de um, mesmo que contivessem um conteúdo de bondade, de justiça e solidariedade, eram divulgadas por um filtro distorcido para enganar a população e fazer pensar que ali estava uma pessoa ruim, que não merecia o voto de ninguém. Enquanto as palavras e atos do outro, com objetivos de manipulação, de corrupção, de perseguição, essa mesma imprensa deixava passar como positivas, benéficas...



            Estes são exemplos dos filtros que usamos para ver a realidade ao nosso redor. Algumas pessoas, como as vespas, usam dos mesmos presentes que Deus nos dá a cada dia, para produzir os seus venenos, pois isso também as fortalece. Acontece que nós, pessoas de boa índole, não podemos usar os mesmos filtros que essas pessoas associadas ao mal usam, e, principalmente, não deixar que as palavras que são veiculadas pelos filtros da perversidade consigam enganar a nossa consciência. Mesmo que as abelhas tenham o seu ferrão e às vezes o use para se defender, não podemos devido a isso deixar de ver a bondade que existe por trás da firmeza e força para defesa. Da mesma forma, não devemos deixar de ver a maldade que existe por trás de palavras melífluas, fantasiadas de bondade e solidariedade.



            Apesar de toda essa onda de maldade que no momento cobre a nossa realidade, devemos sempre usar um filtro de bondade para ver tudo do nosso jeito, com o coração puro, associado a verdade, como filhos de Deus que queremos ser.



            O mal, de alguma maneira, afeta nossa vida, mas não é a única realidade. Somos cercados de bênçãos, recebemos a dignidade de filhos de Deus e o amor do Pai é para sempre. Este é o horizonte que devemos ter em nossas vidas. Mesmo que estejamos presos ou emudecidos, punidos ou perseguidos, estaremos sempre com a dignidade que o Pai espera de nós.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 23/02/2024 às 00h01