Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
26/03/2024 23h59
QUARESMA – SEMANA SANTA

            A Quaresma é um período de 40 dias que inicia na quarta-feira de cinzas. Após termos saído do carnaval, o período de 3 dias onde temos a permissão cultural para mergulharmos nos prazeres da carne, com muito sexo, drogas e música pagã, iniciamos os 40 dias de preparação espiritual para entrarmos na Semana Santa.



            A cada ano procuro fazer essa preparação espiritual durante esses 40 dias, mas nunca chego até o final mantendo os propósitos do início. Neste ano fiz voto com Deus de permanecer dentro do propósito da Quaresma, de oração, caridade e jejum, com sinais objetivos para garantir a minha sintonia com o Pai.



            Assim foi a minha estratégia que acredito funcionou muito bem.



O sinal que eu estaria cumprindo a cada dia os três itens da Quaresma seria a de perder peso, qualquer que fosse a quantidade.



Isso seria um sinal que o Jejum estaria funcionando. Nos primeiros cinco dias eu percebi perda de 1 kg de peso a cada dia. Depois eu percebia a dificuldade de a perda de peso ir acontecendo: dois dias para perder 1 kg; três dias para perder 1kg; quatro dias para perder 1 kg; até cinco dias para perder 1kg, com uma média de 200 grama por dia. Mas sempre perdendo peso a cada dia.



Fazia o jejum e arrematava com exercício diários. Quando eu exagerava na alimentação, devia também exagerar no exercício. Cheguei a ficar mais de três horas em exercício diretos para cumprir a perda de peso diário.



            Sempre que terminava os exercícios, bastante cansado e com sede, aproveitava e fazia a oração com bastante fervor ao Pai, ainda no mesmo tapete que estava fazendo o exercício, independente de outras orações que fazia a qualquer momento.



            Enquanto isso ia se desenvolvendo no período dos 40 dias, como forma objetiva de mostrar para mim mesmo que eu estava na sintonia com o Pai, não passava gilete no rosto, deixava a barba crescer. Se acaso eu não cumprisse a tarefa de perder peso a cada dia, nesse dia que eu não alcançasse essa meta eu faria a barba.



            Consegui manter o propósito até o último dos 40 dias. Confesso que nos últimos dias a pressão foi grande e teve dia que a alimentação foi exagerada que eu não consegui compensar com o exercício a perda de peso imediata. Mas, “conversei” com o Pai e negociei para cumprir a perda de peso dentro dos cinco dias como estava sendo previsto e Ele aceitou na minha consciência essa negociação, desde que no final desses dias a perda do peso seria cumprido como tínhamos estabelecido.



            Terminado o compromisso da Quaresma, dos 40 dias, no sábado, reuni os parentes e amigos no domingo, no sítio Jericó, para comemorar e fazer uma reflexão sobre esse período.



            Durante o horário do almoço, pedi um momento de atenção aos presentes e falei do significado da Quaresma e da Semana Santa que estava iniciando com este Domingo de Ramos, que marcava a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Lembrei que o mesmo povo que o aplaudia nas ruas nesse domingo, foi o mesmo povo que votou pela sua crucificação na sexta feira. Que ficássemos atentos com esta humanidade a qual pertencemos, como filhos do mesmo Pai.



            Lembrei que todos somos filhos do mesmo Pai, assim todos somos irmãos, como as feras, como os leões e panteras que também são filhos do mesmo Pai são nossos irmãos. O que vai fazer a diferença é quem está habilitado para fazer a vontade do Pai, O reconhecendo como tal e amando ao próximo como se fosse a si mesmo. Este é o sinal de quem pertence a família universal do Reino de Deus, que está acima da família nuclear ou da família ampliada como estamos acostumados a ver.



            Depois, tivemos algumas reflexões acaloradas da forma de como cada um percebe Deus e a Sua vontade, como devemos nos comportar nas relações de uns com os outros. Considero que foi um encontro bastante frutífero e que cumpriu com objetividade o que procurávamos cumprir na subjetividade, na fé que todos temos com Deus.  


Publicado por Sióstio de Lapa
em 26/03/2024 às 23h59