Considerando Jesus como o maior ideólogo para a construção de uma sociedade ideal, livre e harmônica, e a sua ideologia mantida pela Igreja Católica Apostólica Romana, observamos que seus adversários, que querem ver uma sociedade em conflito e com a maioria escravizada a uma minoria, pretendem destruí-la para alcançar seus objetivos nefastos. Nós, que somos os mais interessados na vitória do Cristianismo, devemos estudar com atenção o livro (O processo sinodal, uma caixa de Pandora) que aborda diretamente o assunto e que pretendemos fazer isto aqui neste espaço. Abordaremos hoje o início da introdução.
Sob o título “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”, o Papa Francisco convocou um “Sínodo sobre a Sinodalidade” em Roma. Será a 16a. Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.
Apesar da importância dos temas e do seu interesse para todos os católicos, o debate sobre esse Sínodo permaneceu em grande parte restrito aos “iniciados”. O público em geral sabe pouco a respeito. Este livro tem o objetivo de preencher essa lacuna, explicando em termos simples o que está em jogo. Na verdade, o que está em andamento é um plano para reformar a Santa Madre Igreja. Se levado às últimas consequências, esse plano poderá subverter e demolir a Igreja em seus próprios fundamentos.
Uma assembleia nada “comum”
Embora se apresente como uma Assembleia Ordinária, vários fatores fazem deste Sínodo um evento incomum, que alguns até gostariam de ver como um divisor de águas na história da Igreja, uma espécie de Concílio Vaticano III de facto.
Primeiro fator – sua própria estrutura. Após uma ampla consulta internacional, duas sessões plenárias foram planejadas para Roma em 2023 e 2024, precedidas por um retiro espiritual para os participantes.
Segundo fator – seu conteúdo. Enquanto as Assembleias Gerais ordinárias geralmente tratam de temas específicos (juventude em 2018, família em 2015, etc.), desta vez o objetivo é questionar a própria estrutura da Igreja. Propõe-se repensar a Igreja, transformando-a em uma nova “Igreja constitutivamente sinodal”, alterando elementos básicos de sua constituição orgânica. Essa mudança poderia ser radical, já que alguns documentos sinodais falam de uma “conversão”, como se a Igreja tivesse errado até agora e precisasse dar uma meia volta.
Terceiro fator – seu caráter processivo. Essa assembleia incomum não visa discutir questões doutrinárias ou pastorais, para tirar conclusões, mas desencadear um “processo eclesial” para reformar a Igreja. Não poucos temem que se esteja abrindo uma “caixa de Pandora”, cujos males seriam incalculáveis.
Assim, a “sinodalidade” tem as características de uma “palavra talismã”, como as que foram denunciadas pelo pensador católico Plínio Corrêa de Oliveira: “Uma palavra cujo sentido legítimo é simpático, e por vezes até nobre. Comporta ela, porém, certa elasticidade: empregando-se tal palavra tendenciosamente, começa ela a refulgir com brilho novo, que fascina e leva muito mais longe do que se poderia pensar”.
Essa reforma sinodal da Igreja, como foi apresentada pela Comissão Teológica Internacional, recuperaria estruturas antigas de participação comunitária da Igreja do primeiro milênio, negligenciadas por muito tempo devido a hegemonia de uma eclesiologia hierárquica que precisa ser superada.
O Sínodo sobre a sinodalidade é apresentado, portanto, como um divisor de águas na história da Igreja; e, em particular, do atual pontificado. (O Papa Francisco) “está preparando para 2024 sua maior reforma: a da ‘sinodalidade’. Ele espera transformar a Igreja de uma estrutura piramidal, centralizada e clericalizada em uma comunidade mais democrática e descentralizada” – escreveu o vaticanista Jean-Marie Guénois.
Observamos como o processo de ataque da Igreja está avançado, com os adversários infiltrados dentro da própria Igreja e ocupando cargos de alto significado, como o próprio papado. Resta a nós, leigos e sem ter o compromisso de seguir um falso líder, de fazer a oposição legítima que precisa ser feita para salvaguardar o Corpo Místico do Cristo e a Casa do Pai.