Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
16/07/2024 00h01
OUVINDO E COMPREENDENDO

            Na leitura do Evangelho de Marcos (4:1-20) está escrito uma parábola dita por Jesus sobre “O Semeador”, que muito se aplica aos nossos dias. Vejamos o que o Mestre disse aos seus discípulos e àqueles que O cercavam quando se encontraram a sós.



E outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar. E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram; e outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto. E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem. E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.



E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola. E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas? O que semeia, semeia a palavra; e, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações. E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam. E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. E estes são os que foram semeados em boa terra, os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem.”



            Eis a parábola ensinada pelo Cristo que até hoje ecoa em nossos ouvidos trazida pelos apóstolos e crentes de ontem e de hoje. Podemos ser hoje o semeador ou o terreno a ser semeado. Se estamos repetindo a parábola do Mestre, somos os semeadores; se estamos ouvindo a parábola, somos o terreno a ser semeado. Nesta condição encontramos a maioria dos nosso irmãos por todo o mundo, principalmente no Brasil, país designado para ser a pátria do Evangelho e o coração do mundo. Alguns estão junto do caminho do semeador, acha interessante, tem muita lógica, mas tem tantas outras opções ao seu dispor que logo vem Satanás e mostra opções bem mais prazerosas, que trazem lucros materiais e a semente sai do seu coração.



            Aqueles que recebem a semente sobre pedregulhos da vida, os boletos a pagar, as perseguições, injúrias, medo, ansiedade, impedem que as raizes se desenvolvam. Como a mente da pessoa não consegue se livrar desses pedregulhos, não tem como as raízes nutrirem a semente para produzir seus frutos.



            Os que estão recebendo a semente, mas cercados de espinhos mundanos, dos enganos das riquezas, suas e das pessoas ao seu redor, as ambições por possuir todos os benefícios materiais que a sua inteligência aponta, tudo isso sufoca o potencial da semente, ela murcha e fica infrutífera.



            Agora, nós, que possuímos boa terra em nossos corações, estamos prontos para receber a semente e faze-la frutificar, usando nossa inteligência para discernir sobre o Bem e o Mal. Ouvindo e compreendendo o que o Cristo está ensinando, vendo a realidade do que está acontecendo ao nosso redor, reconhecendo que o Caminho da Verdade que o Cristo está ensinando é o único que nos leva à Vida eterna, na intimidade com o Pai no mundo espiritual, que não se dissolve com o poder do tempo.



            Assim, dessa forma, deixamos de ser terreno e passamos a ser semeador, pois entendemos que aquilo que recebemos de graça, de graça devemos dar ao nosso redor, para recuperar da ignorância os milhares de irmãos que esperam por nossas ações.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 16/07/2024 às 00h01