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07/09/2024 00h01
LUMINISMO POR MARCELO E LUCAS (05) IDEÓLOGOS

            A Brasil Paralelo levou para a entrevista no programa Conversa Paralela, conduzida por Arthur Morrison (AM) e Lara Brenner (LB), os professores Lucas Lancaster (LL) e Marcelo Andrade (MA). Como é um tema de grande importância para compreendermos o mundo em que estamos, onde estávamos e para onde estamos indo, resolvi colocar aqui de forma resumida. Quinta parte.



            AM – Falando de Voltaire e de Rousseau, podemos dizer que eles são os principais ideólogos do Iluminismo?



            MA – Na Inglaterra teve Hume que foi em quem o Kant se baseou muito. Quando Kant leu Hume falou que despertou do sonho dogmático. O pensamento de Hume era muito radical. Primeiro teve uma corrente forte que ajudou destruir a Escolástica, foi o Nominalismo cujo principal nome é o Guilherme de Ockham. O Empirismo na realidade é um desdobramento do Nominalismo e o Hume vai dizer que a relação de causa e efeito é meramente empírica, que a natureza poderia mudar, ou seja, se a gente está vendo que para aquecer o café a gente tem uma ralação de causa efeito: fogo e água fervendo. Isso seria do momento da nossa experiência empírica. Isso não significa que daqui alguns anos pode ser diferente, eu coloco o fogo e o café vai esfriar. Olha que absurdo, ele defendeu isso e o Kant falou que estava certo, e tem muito filósofo hoje defendendo que Hume está certo, tem que ser abandonada essas visões metafísicas em relação causa e efeito.



            LB – Maravilhosa essa negação...



            MA – Destrói o princípio da indução por completo, destrói o princípio de você conseguir analisar a essência, a natureza das coisas. Esse é o autor que o Kant elogiou.



            LB – Por falar em Rousseau, quem fe alguma faculdade relacionada com educação sabe que ele é muito citado como um grande expoente da educação e tudo mais. Só que na prática, na hora do testemunho de vida, não foi bem assim?



            LL – Isso não importa. A realidade não importa. A cosmovisão que eles construíram era desenraizada da realidade.



            LB – Colocou cinco filhos no orfanato...



            LL – Essa constatação sua é absolutamente irrelevante para a forma de pensar como foi construída por eles. Não se trata de como as coisas são, mas como queremos que as coisas sejam. Essa mentalidade ideológica que nós criticamos tanto na Esquerda, identitária e até marxista mais recente, ela já está presente expressamente no Iluminismo. Pode parecer que estamos falando mal do Iluminismo e que ele pode ter trazido coisas benéficas. O Iluminismo alicerçou o mundo de forma diferente, baseado em quimeras, um mundo que já estava alicerçado. Colocaram coisas desprovidas de substâncias, coisas irreais, em mentiras, em falsidades. O mundo que nós conhecemos que é o mundo nascido da Revolução Francesa, é um mundo absolutamente iluminista. A forma como nós pensamos, como enxergamos a vida, e como os Estados, nações, as sociedades se estruturam são todas a partir de ideias iluministas. Todos os nossos padrões, políticos, jurídicos, constitucionais, todos são padrões iluministas. Tudo surgiu da mente daqueles ideólogos do século XVIII. A ideia de tripartição de poderes, de uma constituição escrita totalmente iluminista. As constituições anteriores eram no sentido tradicional, como a sociedade se organiza, se rege, em vista do bem comum. A partir do Iluminismo, não. Agora a constituição será algo que nós, iluminados, iremos codificar a partir do que nós achamos que será bom para a sociedade, como o Estado deve ser. Na Faculdade se ensina um monte de falsidades, coisas que não se sustentam na realidade. Vemos pessoas com uma visão mais alicerçada na realidade, mais tradicional, defendendo esses padrões que na verdade são quimeras que foram forjadas por homens que não sabiam regular as suas próprias vidas, mas tinham a solução para o problema do mundo.



            Este é o efeito que a fama trás a determinada pessoa, a influência que ela passa a ter na sociedade. Pessoas más intencionadas ou equivocadas podem trazer sérios prejuízos, uma vez que na sociedade não existem pessoas em número considerável que possam fazer um discernimento correto das ideias que estão sendo propostas. Como poderíamos imaginar que pessoas católicas, convertidas ao Cristianismo, uma ideologia que procura levar a sociedade a um nível de excelência em padrões de fraternidade universal, se deixam levar por outras ideologias, usando como arma a própria racionalidade, que, se deveras tivesse sendo usada, essas novas ideias não se sustentariam para deslocar a cosmovisão cristã do lugar que ela alcançou.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 07/09/2024 às 00h01