A Brasil Paralelo levou para a entrevista no programa Conversa Paralela, conduzida por Arthur Morrison (AM) e Lara Brenner (LB), os professores Lucas Lancaster (LL) e Marcelo Andrade (MA). Como é um tema de grande importância para compreendermos o mundo em que estamos, onde estávamos e para onde estamos indo, resolvi colocar aqui de forma resumida. Sexta parte.
AM – Então existe de fato um mundo antes e depois do Iluminismo, que mudou completamente. Como é que isso influencia na cultura hoje? Por exemplo, no Brasil. Ah! Esse negócio aconteceu lá na França. Em que isso influencia no Brasil de hoje, na cultura, na educação, se é que de fato influencia professores.
MA – O Iluminismo foi o pai do Cientificismo. Então, o que o Iluminismo e a Revolução Francesa fizeram com o mundo? Trocaram o catolicismo pelo cientificismo, colocaram o Estado no lugar da Igreja e tiraram os padres e colocaram cientistas no lugar. Esse foi um trabalho tipicamente iluminista. Trocaram de religião, o catolicismo pelo cientificismo, que é a nova religião. Os cientistas são os novos sacerdotes, e o Estado é a nova Igreja, substituindo a igreja católica. O Iluminismo é muito associado aos filósofos franceses, pois os iluministas se autodenominavam de filósofos. Tem um traço do iluminista que é justamente cientificista, que às vezes é esquecido quando se fala da França. Um ponto importante é o Montesquieu que também era maçom e ele ficou muito impressionado com o Mecanicismo da Inglaterra. Quando o Newton publicou os trabalhos dele, gerou um impacto não só no mundo científico, mas nas ciências humanas também. Muitos quiseram aplicar o Mecanicismo de Newton para todas as esferas da sociedade. Dentro desse foco, vemos o trabalho de Montesquieu, que analisa que as leis do ponto de vista geográfico do lugar, da realidade sociológica do ponto de vista mecanicista, eram negadas a tradição do direito, o jus naturalismo. Dizia expressamente que as leis tinham que ser feitas numa conjuntura geográfica e numa realidade política determinada. Ele influenciou o Constitucionalismo. Os Estados Unidos é fruto do Iluminismo. Benjamim Franklin, Adams, Madison... o Benjamim foi amigo do Voltaire e frequentavam a mesma loja maçônica. Rousseau falava contra o obscurantismo, mas todo mundo queria tocar nas roupas do Voltaire, porque Voltaire era o grandioso e tal. O Montesquieu tão elogiado com a teoria dos Três Poderes, que muitos dizem ser baseado em Newton, na Teoria dos Três Corpos, o Mecanicismo de novo, que é um absurdo, pois na realidade o poder é uno com três funções, e não existem três poderes. É um poder com três funções: função legislativa, função administrativa e função judicial. É assim que deveria funcionar, caso contrário vai gerar problemas em toda a sociedade como observamos no Brasil.
Esta observação da troca de religião é importante, pois os críticos querem destruir a religião católica em nome do Iluminismo, do Cientificismo, e deslocar o Cristianismo do centro das atividades administrativas como estava sendo construído pelos reis católicos. No entanto, esses críticos passam a adotar os mesmos rituais religiosos para difundir sua fé, colocando o raciocínio como ferramenta exclusiva desses novos sacerdotes da deusa Razão. Querem levar à falsa conclusão que os cristãos, por terem a fé centrada no Pai universal, no mundo transcendental, não estão usando a razão. Eles não percebem, com a razão privilegiada que dizem possuir, que a nossa cosmologia cristã é muito mais coerente que a deles, que acreditam na força do acaso criando tudo do nada, ao invés da força de uma sabedoria superior que a tudo criou e que a tudo permeia até hoje com Suas leis naturais incorruptíveis.