Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
19/09/2024 00h01
PERSONALIDADE: CONSTRUÇÃO, FORMAÇÃO, CULTURA

            O termo Construção da Personalidade passa a ideia que estamos formando a máscara que iremos usar durante a vida, nos diversos relacionamentos, familiares, profissionais, e tanto outros sociais, de forma ampla.



            Isso tem muita sintonia com outra palavra: cultura. Dentro do nosso contexto tem um sentido metafórico. Nos remete à agricultura fazendo a comparação de uma Terra Selvagem com uma Terra Cultivada.



            Na Terra Selvagem vamos encontrar tudo em desordem e confusão. Plantas bravas, espinhosas, venenosas, ervilhaca, tiririca, e plantas úteis.



            Na Terra Cultivada vamos encontrar a ação do arado, do adubo com a irrigação, favorecendo e enriquecendo a fecundidade natural dirigida a belos jardins e bons frutos.



            Esta é a metáfora com nossa Personalidade.



            Iremos procurar eliminar os defeitos de nosso caráter, adubar e irrigar o potencial de nossa natureza em busca de alcançar o máximo possível de bom e de belo.



            Neste contexto de aprendizado iremos utilizar o questionário de Virtudes x Defeitos que foi preenchido individualmente. Tem o objetivo de fazer o seguimento durante o semestre, do quanto conseguimos, podando e excluindo os defeitos, e do quanto conseguimos adubando e irrigando as virtudes até o máximo possível para a sua realização.



            O resultado final deverá ser apresentado no final do semestre, na última aula da disciplina “Personalidade: Construção e Ação”. Esta é uma tarefa de natureza subjetiva, mesmo que tenha ao lado uma testemunha, isto é, uma pessoa próxima que tenha respondido ao mesmo questionário no início e fim do semestre.



            A outra tarefa, de natureza mais objetiva, será feita com o cultivo de uma determinada planta, em jarro e que possa ser conduzido no final do semestre para o último dia de aula.



            Nesse jarro o aluno pode escolher, de acordo com suas tendências conscientes e inconscientes, qual tipo de planta quer cultivar durante o semestre, o tipo de adubo utilizado e as necessidades de irrigação.



            Este resultado será apresentado no último dia de aula, acompanhado da leitura de um diário resumido de sua experiência no tempo máximo de 3 minutos.



            Essas duas tarefas coligadas mostra o esforço do “agricultor” na construção/formação da Personalidade, com a construção/formação da sua planta escolhida.



            Este trabalho, mostrado neste semestre, serve como evidência do que somos durante toda a vida: agricultor de potencialidades, quer seja para o bem, quer seja para o mal; quer seja para a geração de Abel, a semente de Adão, quer seja para a geração de Caim, a semente da serpente, se quisermos usar uma linguagem metafórica, bíblica, mitológica.



            O mais importante é que todos percebam que tudo isso que acontecerá neste semestre são dados que a inteligência e intenções de cada um irá incorporar à sua racionalização (razão) e construir a narrativa vital mais condizente com o uso da máscara (persona) que mostrará em seu entorno quem é a pessoa que está se manifestando naquele exato momento.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 19/09/2024 às 00h01