A Netflix apresenta uma série “Hitler e o Nazismo” que nos oferece uma visão realista da influência do mal sobre pessoas que se tornam carrascos perversos dos próprios irmãos. Vejamos a segunda parte do episódio 2, “A ascensão do Terceiro Reich”.
Tive meu primeiro vislumbre de Hitler quando ele passou de carro pelo nosso hotel. O rosto dele era meio flácido, não tinha muita expressão. Eu esperava um rosto muito mais forte. Fiquei me perguntando o que havia naquelas feições comuns, que era capaz de causar tamanha histeria no público inteiro. Olhavam para ele como se fosse um messias (From The Nightmare Years, By William L. Shirer).
- Heil Hitler! Heil Hitler!
De uma coisa eu tive certeza. Todos nós no Ocidente, nossos políticos e principalmente a nossa imprensa, tínhamos subestimado Adolf Hitler e o domínio que tinha sobre aquele país e aquele povo.
JULGAMENTO DE NUREMBERG, 18 DE MARÇO DE 1946
CADA UM DOS QUATRO PAÍSES ALIADOS INDICOU PROMOTORES E UM JUIZ.
OS RÉUS NAZISTAS CONTRATARAM ADVOGADOS ALEMÃES OU AUSTRÍACOS PARA A DEFESA
OS PROCEDIMENTOS FORAM SIMULTANEAMENTE TRADUZIDOS PARA INGLES, FRANCES, ALEMÃO E RUSSO
Os relatos confirmam que a Alemanha tem uma polícia secreta.
Depois da guerra, o meu avô voltou para a Alemanha para cobrir o julgamento de Nuremberg (Deirdre Van Dyk, Granddaughter of William L. Shirer).
A grande ironia era que Shirer esteve em Nuremberg em 1934 e presenciou um comício nazista.
- “Sieg Heil!”
Onze anos depois... aqueles mesmos líderes estavam no tribunal, acusados de crimes guerra (Steve Wick, Biographer of William L. Shirer).
- Oficial, os réus estão no banco?
- Excelência, todos os réus estão presentes (oficial).
Hermann Göring era um dos réus no banco. Ele era basicamente o braço direito de Hitler.
Robert Jackson, o promotor-chefe americano no tribunal de Nuremberg, era um advogado muito prático, com uma cabeça política. Era um democrata do New Deal. Durante a audiência, ele interrogou Hermann Göring (Devin Pendas, Professor, Boston College).
- Você deve estar ciente de que é o único homem vivo que pode nos explicar o verdadeiro propósito do Partido Nazista, além das dinâmicas da liderança.
- Estou perfeitamente ciente.
- Desde o começo, você, ao lado dos seus asseclas, pretendia derrubar, e conseguiu derrubar, a República de Weimar.
- Da minha parte, essa era minha intenção resoluta.
Este era o propósito inicial dos nazistas: derrubar a República e Weimar. Mas este era o primeiro meio para ser alcançado o propósito final, alcançar o poder autoritário, dominar a nação alemã e conquistar o mundo durante mil anos. Teria sido interessante se essas perguntas tivessem sido colocadas, para ver se essa determinação nas respostas seriam mantidas.