Sou um Espírito criado por Deus (Sabedoria e potência infinita, além do nosso entendimento atual como criatura), de forma simples e ignorante.
Da dimensão espiritual fui passado para a dimensão material com o objetivo de aprender pelos meus próprios meios todos os requisitos necessários para me aproximar do Criador.
Esses requisitos podem ser resumidos na condição de reconhecer a paternidade de Deus na existência do Universo (s?), da Natureza; reconhecer Suas leis e obedece-las. Para isso devo passar pela primeira fase de aprendizado na dimensão material, no Reino Mineral. Fui observando a conjuntura dos átomos, formando os elementos contidos na Tabela Periódica, suas ligações, interações, conformações, desde as poeiras soltas, às pedras brutas e aos belos cristais. Foi assim que adquiri conhecimentos suficientes para vestir o corpo material dos seres pertencentes ao Reino Vegetal, surgidos pelas leis da Evolução Material que caminha paralelamente as minhas leis de Evolução Espiritual.
Depois que adquiri os conhecimentos necessários do Reino Vegetal, passei para o Reino Animal de onde consegui alcançar as condições necessárias para vestir o corpo humano, o ser vivente na Terra com mais capacidade para a percepção da Natureza e a reflexão sobre a Existência.
Posso fazer agora a reflexão sobre a minha origem, de onde venho, para onde vou. Como sou o que sou, um Espírito vindo da dimensão espiritual, onde a vida real se processa, e estou ocupando temporariamente um corpo na dimensão material, conforme o meu grau de evolução espiritual.
Se estou aqui fazendo essas reflexões no corpo humano, é porque tenho bastante tempo de existência. Outros espíritos recém-formados estão agora ocupando suas devidas classes estudantis, nos reinos mineral, vegetal e animal.
Somente nós que alcançamos a condição humana podemos fazer essas reflexões mais complexas e compreender a nossa existência corporal multidimensional, as sete estruturas vibracionais que formam o corpo humano, a estrutura biológica que é administrada pelo Eu, Espírito.
Sou um Espírito que possui um corpo humano. Para fazer essa conexão e possuir o corpo, possuo uma estrutura formada de substancia material e espiritual chamada de perispírito que através do Duplo Etérico se liga a cada célula do corpo. Assim, Eu, Espírito, passo a ser a Alma do corpo que é o meu instrumento para prosseguir em meus estudos mais elevados, como se fosse um caderno de anotações.
Eu, Alma, sou o foco da consciência e da personalidade, reflexo de tudo que aprendi e adquiri no meu processo de evolução espiritual. Minha manifestação se processa na mente onde chegam também as influências corporais das necessidades fisiológicas e psicológicas para a manutenção do corpo. Essas são as forças instintivas representadas pelo monstro bíblico chamado Behemoth.
É nesse embate na mente para a gerência do corpo, matéria x Espírito, que surgem as consequências externalizadas em saúde ou doença.
Possuímos a centelha divina desde que fomos criados para nos orientar, mas não podemos deixar que ela fique encoberta pelos desejos materiais associados ao prazer, ao egoísmo, nos desviando das leis da Natureza.
Dessa maneira, as perturbações que afetam a minha essência espiritual, que é a minha própria individualidade, vão se externar mais cedo ou mais tarde em sintomas doentios. Do mesmo modo, o bem-estar que permeia o meu interior surgirá como saúde plena.