Francisco, tu tem uma similaridade comigo, devido respondermos ao mesmo nome: Francisco, mesmo que tenha origem diferente.
O meu nome foi devido a ameaça de morte que sofri pela dificuldade que eu estava apresentando no momento de atravessar o canal do parto da minha jovem mãe. Eu fui o primogênito, tanto do meu pai quanto da minha mãe.
Fui nascer numa cidade do interior, de poucos recursos. Existia apenas uma parteira, curiosa, que tentava me puxar bravamente com suas mãos firmes segurando minha cabeça.
Essa luta ferrenha dessa dedicada mulher, usando minha cabeça como instrumento para arrastar meu corpo, como não poderia deixar de ser, fiquei com as sequelas até hoje. Tenho no meu crânio as marcas dos seus dedos sobre meu tecido ósseo, procurando uma posição estratégica para que pudesse vir a luz. Além dessas marcas também fiquei com um ligeiro desvio da minha cabeça para o lado esquerdo. Felizmente são desvios sutis que as pessoas não percebem, a não ser que preste muita atenção.
Meus parentes não tinham o que fazer, não havia outra opção medica na cidade. Apenas rezavam e faziam promessa para que eu e minha mãe saíssemos com vida desse aperreio.
Como estávamos no mês de outubro, logo lembraram do santo mais famoso dessa data: São Francisco, da cidade de Assis, na Itália. Fizeram uma promessa com tanto fervor que garantiam se saíssemos vivos, eu seria batizado com o nome desse santo.
Foi assim que eu recebi o nome de Francisco e talvez devido ao sofrimento intenso que todos passaram, completaram o nome com Chagas.
Fiquei assim com uma dupla responsabilidade logo que vim à luz: ser dedicado à Deus por ser o primogênito e batizado com o nome de Francisco, que deveria ser o modelo para a minha vida.
Agora, caro Francisco, este nome foi escolhido por você mesmo, no momento que foi eleito como Papa, como forma de homenagear e ao mesmo tempo mostrar ao mundo que o novo Papa iria mostrar a simplicidade da pobreza franciscana.
Vejo dessa forma que nós podemos ter um comportamento alinhado com o Mestre Jesus, mas tem uma grande diferença. O nosso modelo, o santo de Assis, recebeu uma mensagem da espiritualidade superior para reconstruir a igreja cristã que estava desfigurada pela pompa, luxo e riqueza.
Isto São Francisco fez muito bem, criando com seu exemplo uma ordem que ainda hoje tem sua importância no mundo.
Eu fu colocado para estudar no colégio administrado por um padre da Igreja Católica, e logo eu estava auxiliando na missa e sendo escoteiro por sua liderança. Não sabia tanto sobre o cristianismo como sei hoje.
Assim, Francisco, vejo que Sua Santidade não está fortalecendo os ensinamentos e prática cristã, por exagerar na humildade e se deixar envolver pelo pensamento revolucionário de criar uma sociedade ideal com os meios de violência, do conflito entre as classes.
Portanto, nesse tempo em que o mal está se tornando cada vez mais ousado e tentando destruir a Igreja Católica, é necessário que todos os cristãos, principalmente os que têm um compromisso extra, como nós, nãos nos deixemos envolver pelas ciladas do maligno que usa como principal arma a mentira, criando constantemente falsas narrativas para punir o bem e facilitar o trabalho do mal.
Oremos como o Mestre nos ensinou, para que o Pai não nos deixe cair em nenhuma das diversas tentações, e que nos livre do mal que está nos rodeando com todos os poderes materiais que ele exercer com suas iniquidades.