“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai obra até agora, e eu trabalho também.”
(João, 5: 17)
Em todos os recantos, observamos criaturas queixosas e insatisfeitas. Quase todas pedem socorro. Raras amam o esforço que lhes foi conferido. A maioria revolta-se contra o gênero de seu trabalho.
Os que varrem as ruas querem ser comerciantes; os trabalhadores do campo prefeririam a existência na cidade.
O problema, contudo, não é de gênero de tarefa, mas o de compreensão da oportunidade recebida.
Nós, da AMA-PM e Projeto Foco de Luz da UFRN/CCS/DMC, consideramos os ensinamentos de Jesus Cristo de grande valor para orientar o trabalho que podemos realizar.
Cristo foi enviado por Deus, com o qual se identifica como Filho, e confessor que o Pai dEle e de todos nós trabalha desde a criação até hoje, conforme João escreveu em suas memórias.
Então, o trabalho de cada um, conforme o talento que recebeu do Pai, é de grande importância e não pode ser desperdiçado por preguiça, incompreensão do valor intrínseco de cada pessoa ou falta de foco na vontade que Deus espera que cada um de nós cumpra com determinação.
De modo geral, as falhas que apresentamos no trabalho que poderíamos desenvolver conforme a vontade de Deus, que exige fazer algo mais além de nossas obrigações materiais para a subsistência do nosso corpo e da nossa família, são devidas a ignorância da existência real do nosso Pai universal, do Deus criador, ou consequências da preguiça inconsciente.
É o desejo ingênito de conservar o que é inútil e ruinoso, das quedas que sofremos no passado obscuro que ninguém ver mas que está dentro da nossa consciência. Mas Jesus veio nos arrancar da “morte no erro”. Trouxe-nos a bênção do trabalho, que é o movimento incessante da vida. Para que saibamos honrar nosso esforço, referiu-se ao Pai que não cessa de servir em sua obra eterna de amor e sabedoria e à sua tarefa própria, cheia de imperecível dedicação à Humanidade.
Quando te sentires cansado, lembra-te de que Jesus está trabalhando conosco.
Começamos ontem nosso humilde labor e o Mestre se esforça por nós, desde quando estamos sintonizados com Ele e com o Pai.
UFRN/HUOL/CCS/DMC/Foco de Luz/AMA-PM/Conselho Consultivo em 16-12-24