O Senhor Jesus informa a todos os homens e mulheres que as crianças que nasceram nos seus lares foram a eles destinadas pr aquele conjunto de Forças Superiores designadas como Divina Providência.
É a Divina Providência quem escolhe os lares onde devem nascer as almas que vieram reencarnar, tudo previamente combinados no Alto com os respectivos progenitores.
Sabe, por conseguinte, a Divina Providência, qual o tempo de permanência de ambas as colunas dos lares terrenos, e também qual o encaminhamento dos filhos cujos pais tiveram de regressar, deixando-os em tenra idade.
Nenhuma criança deixará de seguir o caminho que lhe convém, em consequência da perda dos respectivos pais, ou de um deles. O encaminhamento de todas as crianças foi previsto e estudado no plano espiritual antes de descerem à Terra, prevista inclusive a partida prematura dos respectivos progenitores. Uma prova disso vos encontrareis na vida de muitos homens que se tornaram célebres após haverem perdido os pais em tenra idade. A mão da Divina Providência se incumbiu de os conduzir e proteger, de maneira a se integrarem na posição que deveriam ocupar no mundo.
São inúmeros os casos em tais condições. Cabe, assim, aos pais terrenos, o dever de proporcionar aos filhos a educação e preparo técnico de acordo com as próprias possibilidades, certos de que seus filhos estarão sob os auspícios da Divina Providência, contrariando, por vezes, aspirações desses filhos para os conduzir à meta de seu verdadeiro destino.
Este destino é sempre o que verdadeiramente convém a cada um dos filhos, seja ele um posto de destaque na vida social de uma nação, ou seja um posto humilde entre trabalhadores anônimos.
Sucede que encontramos frequentemente pessoas vivendo em condições humildes, possuidoras de conhecimentos não adquiridos nas escolas terrenas, que de certo modo se distinguem. Trata-se de almas (Espíritos) já bastante evoluídas através de suas encarnações pretéritas, às quais faltaram certas experiências ou condições de humildade que só nesse meio podem adquirir. Isto é um fato facilmente verificável em nosso próprio ambiente.
Sabendo-se que todas as almas devem adquirir os mesmos conhecimentos na escola terrena, umas se elevam numa encarnação aos mais altos níveis de conhecimentos, mediante ingresso nas universidades da Terra, enquanto a maioria cumpre encarnações mais ou menos anônimas entre a multidão dos não preparados.
Em futuras encarnações as posições se invertem de maneira a que os despreparados de hoje sejam os entendidos, os técnicos de amanhã, e os entendidos, os técnicos de hoje venham participar da massa anônima do futuro. Quer isto dizer que o aprendizado terreno e o saber não constituem privilégio senão na encarnação presente, porque todas as almas hão de alcançar a seu tempo os mesmos conhecimentos.
O Senhor Jesus convida as almas viventes na atualidade histórica da Terra a meditarem um pouco no esclarecimento que aí fica, mediante o qual todas hão de encontrar vários pontos de correspondência com observações porventura já feitas individualmente, e isso as deixará mais felizes pela certeza de que todas a seu tempo desfrutarão situações de destaque na direção do mundo terreno.
O Mestre necessita ainda de muitos milhares de almas encarnadas a serem admitidas ao Seu serviço na Terra como novos apóstolos deste século. Aqueles que se interessarem neste propósito, não tem mais do que emitir essa resolução em orações diárias, a qual será prontamente anotada pelas Entidades presentes e transmitida ao Senhor.
Desta maneira as almas que desejarem ingressar no serviço de Jesus na Terra serão imediatamente admitidas pelo Senhor e largamente recompensadas no seu regresso ao mundo espiritual.
Façam isso ainda hoje. A oração fervorosa abre passagem nos planos, estabelecendo contato com a Entidade visada.
Fico a imaginar que minha evolução dentro do preparo técnico foi direcionada para me colocar dentro da Universidade em condição própria para me projetar dentro de um campo necessário na estratégia da guerra espiritual que se desenvolve hoje com muito afinco. Tanto que eu pensei em determinado momento pensei em deixar o trabalho universitário em segundo plano, e recebi conselho do mundo espiritual para não fazer isso.