Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
02/01/2025 00h01
ALCOOLISMO E EGOÍSMO (04) – PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS

O impressionante sobre esse encontro histórico foi que os fatos anteriores tornariam o Grupo Oxford de Akron excepcionalmente forte e ativo na mesma época em que um empreendimento comercial não relacionado trouxe Bill para Akron. Alguns anos antes, Jim Newton, um membro do Grupo Oxford que estava intimamente ligado a um importante fabricante de pneus, foi capaz de ajudar um dos filhos do industrial a superar seu problema com a bebida. O filho, por sua vez, ajudou um advogado alcoólatra que estava vencendo a maioria de suas batalhas judiciais e perdendo suas batalhas de garrafa. Porque as escapadas do herdeiro dos pneus eram o assunto da cidade, sua recuperação chamou a atenção dos akronitas. Como resultado de tais recuperações, o Grupo Oxford de Akron foi considerado regionalmente como sendo eficaz no combate ao alcoolismo.



O fabricante de pneus, grato pela recuperação de seu filho, então convidou uma equipe de 60 pessoas do Grupo Oxford para Akron em 1933 para realizar reuniões noturnas e matinais em toda a cidade, atividade que durou dez dias. Henrietta Seiberling, T. Henry e Clarace Williams juntaram-se ao Grupo durante esta sessão de dez dias e começaram as reuniões de quarta-feira à noite na casa de Williams, que logo estavam juntos a Dr. Bob e Anne Smith. As reuniões foram alegres e amigáveis, e o Dr. Bob disse que os membros do Grupo Oxford o conquistaram por causa de sua aparente postura, saúde e felicidade. “Eles falavam sem nenhum constrangimento, o que eu nunca poderia fazer, aparentavam estar muito à vontade em todas as ocasiões e pareciam muito saudáveis. Mais do que esses atributos, eles demonstravam serem felizes”, escreveu em sua história pessoal. Ele e Anne compareceram às reuniões por 2 anos e meio, mas ele ainda bebia todas as noites. Mais tarde, ele reconheceu, porém, que o Grupo Oxford o conduziu a princípios espirituais vitais que seriam importantes em seu trabalho em AA. Além disso, é claro, foi a conexão do Grupo e a inspiração da Sra. Seiberling que o ajudou a entrar em contato com Bill W.



Entretanto, de volta à cidade de Nova York, o Grupo Oxford estava também muito atuante em sua sede nacional na Igreja do Calvário do Dr. Sam Shoemaker, onde Bill W. recebeu muita ajuda valiosa. O Dr. Sam era um importante líder americano da irmandade do Grupo Oxford e a pessoa ideal para se tornar o mentor espiritual de Bill W. Como Bill disse mais tarde, “... os primeiros AA tiveram suas ideias de auto-exame, reconhecimento de defeitos de caráter, restituição por danos causados e trabalho com outras pessoas dos Grupos Oxford e precisamente de Sam Shoemaker ... e do contrário de parte alguma. Os ensinamentos de Sam ajudaram muito a nos mostrar como criar o clima espiritual em que nós, alcoólatras, podemos sobreviver e progredir”.



Em 1978, Lois W. disse a um entrevistador que durante dois anos e meio, 1934−1937, ela e Bill participavam de duas reuniões do Grupo Oxford em Manhattan todas as semanas na maior parte do ano. As noites de quinta-feira eram para planejamento e compartilhamento pessoal. As tardes de domingo eram as reuniões comunitárias aonde pessoas traziam novos amigos. Na fita de vídeo “A História Pessoal de Bill”, Bill completa essa maravilhosa cadeia de eventos, dizendo: “Começamos a ir às reuniões do Grupo Oxford…. O impacto do Dr. Shoemaker sobre nós naqueles primeiros dias certamente foi registrado, e os princípios enfatizados pelo Grupo Oxford mais tarde emprestados espontaneamente sem muita demora para formação dos 12 Passos de AA e à publicação de nosso livro Alcoólicos Anônimos”.



Apesar dessa ligação importante, Bill e o pequeno grupo de alcoólatras ao seu redor não permaneceram por muito tempo ligados ao Grupo Oxford. Bill começou a realizar reuniões separadas para alcoólatras logo após retornar de Akron. Em 1937, seu grupo de iniciantes na cidade de Nova York retirou-se completamente da irmandade do Grupo Oxford. Todavia, Bill sempre reconheceu que os importantes princípios espirituais e de trabalho de AA vinham do Grupo.



Em Akron, era uma história ligeiramente diferente. Profundamente leais a amigos não-alcoólicos como Henrietta Seiberling e o T. Henry Williams, os alcoólatras recuperados de Akron mantiveram seus laços com o Grupo Oxford até 1939. Eles, também, eventualmente decidiram seguir um caminho separado para serem mais eficazes na ajuda aos alcoólatras. Nessa época, o livro Alcoólicos Anônimos já era publicado e a irmandade dos alcoólatras recuperados tinha seu próprio nome. Grupos de AA foram criados em Cleveland, e AA agora estava bem encaminhado como uma irmandade separada, grata ao Grupo Oxford, mas não dependente mais dele.



A espiritualidade foi importante para a criação dos grupos de AA e também será para a criação dos grupos de EA. Além da formatação dos grupos de EA seguirem os exemplos de AA, haveremos de fazer uma associação mais forte com os valores espirituais, mostrando que é importante a domesticação do egoísmo individual para ser considerado um cidadão do Reino de Deus e, portanto, apto a ser convocado para o exército do Bem comandado pelo Cristo para a ferrenha guerra que o Mal provoca sobre o Bem.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 02/01/2025 às 00h01