Mas um texto tirado da série “The Chosen” onde Jesus fala com Nicodemos sobre a necessidade de nascer em espírito para ser capaz da cidadania do Rino de Deus.
- Nicodemos - Como pode ser isso?
- Jesus - O senhor é professor em Israel e não entende essas coisas?
- Estou tentando.
- Eu sei... eu sei... Ouviu isso?
- O que?
- Escute... o que o senhor escuta?
- O vento.
- Como sabe que é o vento?
- Porque eu posso sentir, eu ouço o seu som.
- O senhor sabe de onde ele vem?
- Não.
- Sabe para onde ele vai?
- Não.
- É isso que eu chamo de nascer de novo, do espírito. O espírito pode trabalhar, mas é um mistério para o senhor e embora não possa vê-lo, o senhor pode reconhecer o efeito dele.
- A minha mente não para de pensar em como essas palavras causariam agitação entre os doutores da lei.
- Sim, e sinceramente eu não espero o contrário. Eu falo do que eu sei, do que eu vi. Isso não foi recebido pelos líderes religiosos.
- É difícil de receber.
- Então eu falei pra vocês de coisas terrenas e vocês não acreditaram. Como vou falar de coisas celestiais?
- Eu acredito nas suas palavras. Eu só temo que você não tenha chance de falar muito mais antes de ser silenciado.
- Eu vim para fazer mais do que falar, senhor Nicodemos.
- Milagres?
- Sim, mas ainda mais do que isso. O senhor se lembra de quando os filhos de Israel protestaram contra Deus e contra Moisés no deserto?
- Sim, eles queriam voltar para o Egito e amaldiçoaram o maná que Deus lhes enviou. Eles foram mordidos por serpentes e estavam morrendo. Mas, Deus enviou uma forma deles serem curados.
- Moisés levantou uma serpente de bronze no deserto e as pessoas só precisavam olhar para ela. Assim o filho do homem será levantado para que quem crê tenha a vida eterna.
- O nosso povo não está morrendo de picadas de serpentes, está morrendo com os impostos e a opressão...
- Eu lamento desapontar o senhor. Mas eu não vim para libertar o povo de Roma.
- Então do que?
- Do pecado, da morte espiritual. Deus ama tanto este mundo que deu o seu único filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
- Então isso não tem nada a ver com Roma... isso é tudo sobre pecado?
- Deus não enviou o próprio filho ao mundo para condena-lo, senhor Nicodemos. Ele o enviou para salva-lo. Através dele. É tão simples quanto a serpente de Moisés no poste. Quem acredita nele não será condenado.
Eis uma informação que está sintonizada com as escrituras do Velho Testamento, dos livros escritos por Moisés, de como estava agindo Deus entre o povo com a interpretação dele, que ouvia, entendia, obedecia e escrevia.
Bastante apropriada a lembrança do que Deus mandou construir uma serpente de bronze no deserto para salvar aqueles que procuravam a cura com Deus através de Moisés, que fossem contemplar a serpente elevada, armados com a própria fé na cura que estavam procurando.
Esta é a condição que Jesus está antecipando para Nicodemos. Ele, Jesus, será elevado da mesma forma que a serpente, só que Ele será provado com sua mente fortalecida na fé do Pai, do qual Ele é consubstancial. Essa provação será feita com as tentações que o demônio lhes dirigiu. Foi elevado no madeiro pela maldade e maledicência humana, sem ser portador de nenhum pecado, e estava pronto a servir de iconoclastia para que todos aqueles que se arrependem e procuram salvar suas almas, o procurem no alto da cruz, acreditem nas suas mensagens e passe a se comportar como Ele indicou.