Este é mais um texto tirado do diálogo da série “The Chosen”, quando Mateus procura Jesus para falar da grosseria de Pedro para consigo e que ele nem se dignou a pedir perdão.
- Mateus - Não sei se pronto é a palavra certa.
- Jesus - Sabe, eu amo isso em você. Sempre procurando a palavra certa. Mas, e você? Você está inquieto.
- Se agora não é um bom momento, eu posso...
- Não, por favor, senta aí. Eu estou ouvindo.
- Mestre, para que hoje o Senhor levou o Simão, quero dizer Pedro... acho que não tenho certeza sobre a nova posição dele, o que significa.
- Eu não tenho certeza se ele entende totalmente o que significa.
- Ele ficou quieto o resto do dia. Para mim, devo admitir que essa mudança foi muito bem-vinda. Não sei se o senhor ficou sabendo, mas naquele dia na Síria, o Simão, quer dizer, o Pedro, gritou comigo do outro lado da fogueira. Disse que eu cuspi na fé judaica, que ele nunca esqueceria o que eu fiz com ele, que ele nunca perdoaria.
- Você já pediu perdão?
- Por que, se ele disse que não perdoaria? Não faz sentido.
- Mateus, você não pede desculpas para ser perdoado. Você pede desculpas para se arrepender. O perdão é um presente dado pela outra pessoa.
O Senhor não tem ideia de como ele foi cruel comigo. Talvez saiba e tenha optado por eleva-lo de qualquer forma o que torna ainda mais doloroso.
Tem razão. Houve momentos em que o Pedro foi excessivamente duro com você e isso não agradou ao meu Pai no céu nem agradou a mim.
- Então por que?
- Nem sempre essa é a primeira coisa a ser considerada. Mas eu só te pergunto, quem prejudicou o outro primeiro?
- Eu acho, para resumir, e aceitando o trabalho de Roma...
- Não, sem resumir. De verdade.
- Certo. Dando as costas ao nosso povo e depois espionando Pedro para Quintos e... até ficar a poucas horas de entrega-lo à Roma, possivelmente arruinando a vida da família dele...
- E você nunca se desculpou por isso?
- Não!... eu só... eu quero esquecer dessa época. Da mesma forma que Maria queria esquecer a época dela. E eu quero manter a paz. Pedir desculpa só causaria uma discussão e o grupo já está cansado disso. Já estão discutindo agora mesmo.
- Não tem paz quando dois dos meus seguidores guardam ressentimento no coração, um pelo outro. Você sabe o que deve fazer. Foi um longo dia. Eu vou dormir agora. Boa noite Mateus.
- Boa noite Mestre. Obrigado por me ouvir.
Esta é uma boa lição. Pedir perdão significa que o pedinte está arrependido do mal que fez. Dá o perdão significa um presente que o outro dá ao pedinte, não que seja obrigado a isso.
Só o fato de pedir perdão mostra o arrependimento do mal que foi feito. Isso alivia o sofrimento que o arrependimento do mal praticado traz, mesmo que a vítima negue esse perdão. Neste caso a vítima continuará sofrendo o mal que lhe foi aflingido, com o ressentimento que vem sempre a consciência.
O praticante do mal agora tem a consciência mais aliviada, pois mostrou o seu arrependimento direta e publicamente, se for o caso, à sua vítima.