Os poucos anos que já vivemos neste início de século devem ser aproveitados de maneira a que eliminadas sejam da vida de todos os homens e mulheres as práticas que foram por eles próprios julgadas inconvenientes, por contrárias as leis do amor e da fraternidade. O Senhor Jesus deseja fornecer em seguida a todos os afortunados leitores de Suas Mensagens uma fórmula mediante a qual todos os homens e mulheres poderão ajuizar prontamente se os seus atos se ajustam ou se chocam com as leis do amor e da fraternidade, ou sejam, as próprias leis divinas. Aplicando a fórmula que o Senhor aqui lhes oferece com todo o seu amor, podem ter as almas encarnadas a certeza absoluta de que só praticarão ações justas, meritórias, do maior proveito para os objetivos de sua vinda mais esta vez ao mundo terreno.
A fórmula é a seguinte, muito fácil de aplicar. Cada vez que um homem ou mulher se sentirem inclinados a praticar esta ou aquela ação, e não tiverem a certeza plena se a mesma lhes poderá ser útil ou prejudicial ao seu desenvolvimento espiritual, meditem um pouco da seguinte maneira: - Imaginem que o próprio Senhor em Espírito estará presente para julgar do mérito ou demérito da ação. Se, após assim meditarem, lhes parecer que o Senhor Jesus, presente, aprovaria a ação pela sua pureza e harmonia com as leis do amor e da fraternidade, não tenham nenhuma dúvida porque semelhante ação é boa e meritória, uma vez que agradará ao Senhor Jesus presente. Se, entretanto, após meditarem e atraírem o julgamento do Senhor, verificarem a seu próprio juízo que semelhante ação desagradará ao Senhor, por ser contrária às leis divinas que regem a vida terrena, em tal caso, o melhor, e exatamente o que muito agradará ao Senhor presente, é abandonarem a ideia por absolutamente contrária ao seu objetivo espiritual. Esta fórmula não falhará em momento algum quando aplicada com sinceridade. Julgada, porém, a ação como inconveniente e por isso contrária ao progresso e felicidade das almas, mas ainda assim praticada, seus frutos podem ser tão amargos que tenham de perdurar talvez pela existência inteira da alma na Terra, com triste repercussão em sua vida espiritual.
Devem os homens e mulheres capacitar-se de que sua vivência mais ou menos feliz na Terra, está inteiramente ligada aos atos e pensamentos de cada um. Se souberem submeter atos e pensamentos ao crivo de sua própria razão e seus ditames seguirem, hão de umas e outras verificar que sua vivência neste mundo de provas e experiências, se tornará de uma paz e tranquilidade admiráveis. Aqueles, porém, que se habituarem a agir segundo os impulsos nem sempre corretos da vontade, irão acumulando em seu arquivo mental tais e tantos fatos que nem será bom lembrar. Uma certeza, contudo, devem alimentar todos os seres humanos: todo ato e ação que vierem a praticar em face do seu livre arbítrio, lhes será acreditado quando bom e meritório e se transformará em luzes e bênçãos no mundo espiritual. Do mesmo modo, todo ato ou ação contrários às leis do amor e da fraternidade, aqueles que o Senhor condenaria se consultado fosse previamente, serão debitados à alma no mundo espiritual e terão que ser resgatados em futuras encarnações.
Há ainda, uma agravante que é conveniente esclarecer: como as almas que regressam da Terra terão que esperar um século, no mínimo, até que recebam permissão para voltar ao mundo terreno para resgatar erros e faltas que hajam cometido, claro está que o sofrimento decorrente desses erros e faltas as acompanhará durante tão largo período de espera no mundo espiritual, sem possibilidade de eliminação. Daí concluir-se bem facilmente que os erros e faltas praticados pelas almas encarnadas a elas se ligam indelevelmente, só podendo ser lavadas em encarnações porvindouras. Como estas têm de demorar por dezenas e dezenas de anos, até que uma nova encarnação ocorra às almas faltosas, o melhor é cada ser humano gravar bem isto em seu coração e afastar-se da prática de quanto o Senhor desaprovará.
Eu observo nas minhas atitudes o que chamo a “bússola comportamental”: fazer ao próximo aquilo que desejo ser feito a mim, ou o seu contrário, não fazer ao próximo aquilo que não desejo para mim. Com esta bússola eu avalio as diversas situações de dúvida e caminho por onde ela apontar, mesmo que isso vá de encontro as normas culturais da sociedade em que vivo, entendendo que estou fazendo as lições que o Cristo ensinou e que é a vontade do Pai. Foi esta compreensão que me deixou em conflito com as normas sociais e transformei a estrutura comportamental do meu casamento tradicional. Mudei o princípio do amor exclusivo associado à fidelidade conjugal, para o princípio do amor inclusivo associado ao amor universal, entendendo que assim estou obedecendo à divindade do que está obedecendo a humanidade. Mesmo assim, sempre fica um pouco de dúvidas, quando percebo que a quase totalidade das pessoas desaprovam essa minha maneira de agir, e sempre estou pedindo ao Pai que me dê sabedoria suficiente para que eu entenda sem réstia de dúvidas o que estou fazendo de certo ou errado. Pois esta fórmula que o Senhor Jesus sugere para avaliar nossos atos, é outra oportunidade de avaliar o meu comportamento, usando outra técnico que posso incluir dentro do meu repertório comportamental. No próximo texto que irei fazer, farei esta meditação do meu comportamento anômalo para a sociedade para observar, com o Senhor Jesus presente, se estou correto ou incorreto nas minhas ações.