Eis aqui um apelo do Senhor Jesus aos governantes terrenos: - ponham de parte os interesses contrários aos princípios espirituais que aconselham amar ao seu próximo, e convoquem reuniões de Conferências em que todos se irmanem no elevado princípio de cessar de vez os conflitos armados. Procurem entender-se fraternalmente à mesa dessas reuniões de Conferências, afirmando-se, isso sim, enviados pela Divina Providência para estabelecer a paz e a harmonia entre os povos da Terra. Façam isso os governantes ocasionais das nações terrenas, e contem com a inteira aprovação das Forças Superiores na condução destes objetivos. Certos estejam, ademais, de que, se porventura algum deles isso prometer hipócrita ou cavilosamente, seus ocultos propósitos não lograrão positivar-se, porque a eles se oporão as Forças Superiores, desmontando provavelmente a sua hipocrisia. Fazei isso, governantes ocasionais de meras frações do mundo terreno, e a Divina Providência vos abençoará os passos em favor da paz e da harmonia da família humana, toda ela constituída de almas que aqui vieram em busca de luz espiritual.
Reparai, estimados irmãos que ora dirigis parcelas substanciais da humanidade encarnada; reparai ao que outros fizeram no passado, lançando populações no desespero mediante a deflagração de sangrentos conflitos. Reparai no que registram as páginas da História, e procurai informar-vos através dos vossos Guias espirituais o que lhes terá acontecido em seu regresso ao mundo espiritual. Alguns há que desempenharam missão necessária, despertando almas adormecidas em relação à vida espiritual. Esses homens devem ser considerados missionários, e como tal foram recebidos e tratados em seu regresso ao seu plano no Alto. Outros houve, porém, que só a ambição e o orgulho os moveram em suas deliberações guerreiras, levando o pranto e o luto às nações mais fracas, com o que atraíram para suas almas o negrume do sofrimento espiritual ao defrontarem no Alto a película que seus atos registrou. Muitos desses homens, hoje Espíritos estagiários no mundo espiritual, bendiriam a possibilidade de tudo apagarem, se tal lhes fosse concedido, para tudo empreenderem em novas bases. A alguns desses Espíritos essa oportunidade já lhes foi concedida, e eles voltaram à Terra armados do único desejo de procederem de maneira absolutamente contrária àquela que no passado os movera. Alguns deles, novamente elevados ao governo de outras parcelas da humanidade terrena, souberam dar boas demonstrações de um espírito pacífico, inteiramente voltados para o bem e a felicidade dos seus governados.
Firmados neste relato do Senhor, voltem-se os governantes ocasionais para a construção da harmonia entre todas as nações da Terra, e procurem entender-se sob a égide da Divina Providência, como escola evolutiva das almas que nela vivem, devendo por isso entenderem-se os homens como almas que aqui se encontram também em busca de progresso espiritual. É nesse sentido o propósito do Senhor Jesus ao deliberar instalar-se no solo terreno, onde atualmente se encontra, devendo permanecer até o fim do século passado. Instalado no solo terreno, o Senhor Jesus receberá com alegria os pensamentos que Lhe dirigirem os governantes ocasionais das nações terrenas, e prontamente providenciará o socorro, a ajuda ou inspiração de que porventura careçam esses homens, a quem a Divina Providência resolveu provar, colocando-os à frente das diversas nações da Terra. É realmente uma prova o posto que ora ocupam esses governantes, da qual poderá resultar, ou a sua elevação aos planos superiores, ou, lamentavelmente, um estágio secular de sofrimento e meditação...
Só a ignorância espiritual conduz às desavenças.
Os espíritos encarnados que atualmente vivem na Terra, em sua maioria não demonstra conhecimento da vida na dimensão espiritual, não sabem que tudo que se vive aqui representa um pequeno intervalo da vida real, daquela que se passa na dimensão espiritual.
Por esse motivo a Terra fica incendiada pelos desejos egoístas de cada um e que terminam se associando uns aos outros com esse mesmo propósito, e assim se observa as guerras ou movimentos revolucionários ativos ou incipientes em cada parte do globo.
Nós que já temos conhecimento das lições do Cristo e sabemos que é a Verdade que ajusta a nossa consciência e nossos atos à realidade da Vida espiritual para a qual eu tenho oportunidade de obter luzes suficientes para a minha evolução espiritual em direção ao Pai.
O comportamento de relacionamento dentro da dimensão material, de considerar a posse de qualquer bem nesta dimensão como o foco principal na vida, demonstra uma infeliz ignorância do espírito que aí se encontre encarnado. Não sabe que talvez demore séculos para voltar a dimensão material e ter nova chance de corrigir seu comportamento, principalmente aceitando as lições do Cristo e ajudando no trabalho cristão de levar avante tais informações e tirar o máximo possível os irmãos de tal ignorância.