Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
16/03/2025 00h01
PROGRESSISMO

            Progressismo, segundo a Wikipedia, é um movimento político de esquerda que se refere a um conjunto de doutrinas filosóficas, sociais e econômicas baseado na ideia de que o progresso, entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e comunitário, é vital para o aperfeiçoamento da condição humana.



            Essa ideia de progresso integra o ideário iluminista e tem, como corolário, a crença de que as sociedades podem passar da barbárie à civilização, mediante o fortalecimento das bases do conhecimento empírico.



            O progressismo está ligado à ideia de “progresso infinito” mediante transformações da sociedade, da economia e da política. A ideia de progresso, por sua vez, é frequentemente relacionada com o evolucionismo e o positivismo.



            O grande avanço da ideia de progresso surge na Europa com o iluminismo, quando alguns filósofos entenderam que o próprio Homem, ao invés dos deuses, poderia mudar a sociedade e seu modo de vida. Os iluminados acreditavam que o progresso tinha aplicação universal e que essas ideias se espalhariam da Europa para o mundo inteiro. Segundo este conceito, o progresso teria um posicionamento universal metafísico, aplicável, portanto, a todas as sociedades e não apenas às europeias.



            Em historiografia e filosofia da história, o progresso é um avanço, é a ideia de que o mundo pode se tornar gradativamente melhor no que diz respeito à ciência, tecnologia, modernização, liberdade, democracia, qualidade de vida, etc.



            Embora ao progresso esteja frequentemente associada a noção ocidental da mudança monótona de uma tendência, em linha reta, no entanto concepções alternativas existem, como a teoria cíclica do eterno retorno formulada por Friedrich Nietzsche, ou em forma de espiral, o progresso da dialética de Georg Wilhelm, Friedrich Hegel, Karl Marx, entre outros.



            Assim, o progresso é entendido como um conceito que indica a existência de um sentido de melhorar a condição humana. A consideração de possibilidade foi fundamental para a separação da ideologia feudal medieval, baseada no teocentrismo cristão e expresso na escolástica.



            A partir desse ponto de vista, o progresso é sentido quando a história humana provém da queda do homem no pecado original e o futuro promissor é resgatado por Cristo, que aponta um Caminho de Verdade que leva à vida humana em direção à essência espiritual do Criador.



            Este é o progresso espiritual ensinado pelo Cristo para a construção da sociedade ideal em um reino que não pertence a este mundo material, mas que, se cada pessoa assumir esta forma de progresso, contribuirá para formar ao seu redor uma rede de relacionamentos fraternos, onde todos estejam obedecendo a vontade do Poder Superior, Criador, que deseja a harmonia com base no amor incondicional.



            O progressismo de esquerda está centrado na capacidade resolutiva do próprio homem de construir essa sociedade ideal aqui no mundo material. Portanto, tendo em vista a natureza essencialmente animal do homem, com todos os seus instintos básicos de sobrevivência funcionando dentro de uma capacidade racional superior, podemos dizer que é um progressismo animal fazendo oposição ao progressismo espiritual.



            Os progressos alcançados pela racionalidade superior do intelecto humano, em todas as áreas, podem ser postos à serviço do progressismo espiritual ou do progressismo animal. Portanto, é mais esclarecedor quando usamos o termo progressista que saibamos qual o caminho que esse progressismo está seguindo, se o animal ou o espiritual. Colocar o termo progressista associado apenas ao caminho de esquerda, que é animalizado ao extremo, é se tornar cego a outro caminho progressista que segue em outra direção, e que parece mais consistente, duradouro e verdadeiro, que aponta para o mundo espiritual, a pátria da qual os sentidos não percebem, mas a razão alcança.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 16/03/2025 às 00h01