Os acontecimentos programados para ocorrer no solo terreno, tornaram-se necessários desde alguns séculos, para possibilitarem a vinda de novas almas à Terra em busca de novas luzes e progresso espiritual. Como sucede em todos os planetas do Universo, a Terra oferece margem a grandes modificações em sua estrutura, em face das áreas imensas que possui completamente inúteis aos seres humanos da atualidade. Serão então transformadas em campos férteis para a produção de alimentos para abastecimento dos habitantes atuais e dos que devem vir. Essas modificações, estudadas e preparadas de longa data no mundo espiritual, transformarão também em grande parte a própria vivência na Terra, devendo influir substancialmente em novas facilidades e bem estar dos seres humanos.
O Senhor Jesus ao abordar o assunto, já largamente divulgado através das obras da Grande Cruzada de Esclarecimento, deseja reafirmar a necessidade de todos os homens e mulheres se voltarem em pensamento para a vida espiritual, a sua vida verdadeira, e não esta que ora vivem na Terra. A estada das almas na Terra em corpos de carne tem a única finalidade de lhes proporcionar a aquisição de novas experiências, desenvolver a inteligência, e aprimorar seus dotes morais. Isto só pode ser adquirido no solo terreno, e para isso foi concedida a presente encarnação às almas que aqui se encontram. É, porém, necessário, indispensável mesmo, que as almas encarnadas se capacitem desta verdade e tratem de se manter diariamente em contato com a Divindade por meio da oração na hora de deitar, pelo menos. Este assunto deve ser repisado o bastante para penetrar no coração de todos os homens e mulheres, dada a urgência de que todos estejam preparados para viver os acontecimentos em perspectiva.
Em seguida o Senhor Jesus deseja abordar outro tema de grande importância para todas as almas da atualidade. Refere-se o Senhor ao fato assaz conhecido, da existência de numerosas, numerosíssimas almas desencarnadas na face da Terra após haverem-se desligado dos seus veículos. São, infelizmente, em tão grande número estas almas, que houve necessidade de se organizar no plano espiritual numerosas caravanas de almas socorristas para virem recolhê-las no plano terreno. A presença destas almas em contato com o solo terreno explica-se pelo fato de terem vivido suas encarnações preocupadas unicamente com os interesses materiais, na avidez do lucro, do enriquecimento de bens terrenos, inteiramente esquecidas da verdadeira finalidade de sua vinda à Terra. Vivendo exclusivamente a vida material, estas almas chegaram ao fim de sua existência terrena sem nenhum preparo espiritual que lhes permitisse ascender aos planos a que pertencem no mundo espiritual. Há, entretanto, duas categorias de almas na situação descrita. Há uma categoria que não teve ensejo de adquirir preparo espiritual por falta de oportunidade para isso, tendo vivido então uma vida simples, dedicada ao trabalho e às necessidades da vida. Chegando ao fim da existência terrena, esta categoria de almas desligou-se do corpo automaticamente, e por aí se deixou ficar sem rumo certo, até se convencerem de que continuavam a viver no corpo. Nesta convicção estas almas passaram a frequentar os mesmos lugares que antes frequentavam, embora verificando sua ineficiência nos locais de trabalho e nos lares que foram seus. Com o tempo esta categoria de almas aproxima-se de outras almas encarnadas, parentes, amigas ou simplesmente conhecidas, na suposição de poderem ajudá-las. Transmitem-lhes então suas ideias e inspiração, algumas com o desejo sincero de as ajudarem, outras com o propósito de vê-las sofrer.
Esta categoria de almas é a que tem sido atraída e tratada nas organizações espirituais, e daí encaminhadas aos respectivos planos no Além. O número de almas assim encaminhadas, é, porém bastante inferior ao das que desencarnam diariamente, aumentando constantemente a população desencarnada no solo terreno. Para atender ao encaminhamento de todas estas almas desencarnadas, foram organizadas numerosas caravanas de almas socorristas, conforme ficou dito, as quais vem recolhendo e conduzindo ao mundo espiritual os milhares de almas assim necessitadas de encaminhamento. Em breve estará o ambiente terreno inteiramente livre da população desencarnada, cessando, consequentemente, diversos inconvenientes produzidos pela sua presença.
Nós que já nos consideramos almas esclarecidas, devemos ter a consciência de ajudar os nossos irmãos que continuam perdidos no mar da ignorância, apresentar o Mestre como filho consubstancial a Deus, a Pai, Criador de todos nós, e por isso atuarmos dentro de Sua vontade, de fazer o bem ao próximo, ao irmão, como se fosse a nós mesmos. Mesmo que encontremos pelo caminho almas endurecidas, petrificadas na essência do mal, incapaz de nos compreender ou mesmo decidir voluntariamente permanecer no fausto glorioso dos prazeres fúteis da carne e mergulhadas na prepotência e orgulho dos poderosos malignos. Que sigamos a lição do Mestre, batamos nossas sandálias do pó da iniquidade e sigamos nosso caminho com as mãos e mentes cheias das sementes evangélicas.