Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
28/03/2025 00h01
EDUCAÇÃO NO LAR

“Vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.” — Jesus.



(JOÃO, capítulo 8, versículo 38.)



Preconiza-se na atualidade do mundo uma educação pela liberdade plena dos instintos do homem, esquecendo-se, pouco a pouco, os antigos ensinamentos quanto à formação do caráter no lar; dessa forma, a coletividade, porém, cedo ou tarde, será compelida a reajustar seus propósitos de acordo com os instintos.



A AMA-PM, dentro da comunidade da Praia do Meio, tem como objetivo centrar o trabalho fraterno nas lições deixadas pelo Cristo, colocando a grande responsabilidade em primeiro plano sobre os pais que devem ensinar o respeito ao próximo, domesticando o egoísmo, e mostrando em si mesmos como exemplos.



Os pais humanos têm de ser os primeiros mentores da criatura. De sua missão amorosa, decorre a organização do ambiente justo. Meios corrompidos significam maus pais entre os que, a peso de longos sacrifícios, tentam controlar o abuso de drogas, prostituição, roubos e todos tipos de iniquidades, que ameaçam a vida coletiva, a segurança possível contra a desordem ameaçadora, que são atenuados pelas instituições públicas, como as Varas da Infância e Adolescência, Conselhos Tutelares e até a restrição física em Casas de Reabilitação.



A tarefa doméstica nunca será uma válvula para gozos improdutivos, porque constitui trabalho e cooperação com Deus. O homem ou a mulher que desejam ao mesmo tempo ser pais e gozadores da vida terrestre, estão cegos e terminarão seus loucos esforços, espiritualmente falando, na vala comum da inutilidade.



Debalde se improvisarão sociólogos para substituir a educação no lar, por modismos exóticos, eróticos ou revolucionários que envenenam a alma. Só os pais que hajam compreendido a paternidade divina de Deus, acima de tudo, conseguem escapar à pressão mundana pela libertinagem, pela corrupção, pela perversidade, e servirão como primeiro espelho para seus filhos.



Ouçamos a palavra do Cristo e, se temos filhos na Terra, guardemos a declaração do Mestre, como advertência. Ser exemplo para nossos filhos.



UFRN/CCS/HUOL/DMC/Foco de Luz/AMA-PM/Cons. Consultivo em 10-03-25


Publicado por Sióstio de Lapa
em 28/03/2025 às 00h01