Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
15/04/2025 00h01
ELUCIDÁRIO – 04 CAPÍTULO 1-3 MONTURO, MIASMA VISÍVEL

Vou tentar esclarecer o meu pensamento com uma imagem muito vossa conhecida. Imagine, caro leitor, que em certo local da sua confortável habitação, melhor dizendo, ao fundo da área contígua à sua residência, exista um depósito de matéria em desagregação, um monturo autêntico, que é foco de toda espécie de germes nada agradáveis ao seu conforto. Desse monturo se elevarão frequentemente enxames de moscas e mosquitos que se dirigem de preferência ao ambiente do lar, atraídos pelo odor dos alimentos, aí se instalando confortavelmente. O que daí resulta, não necessito descrever aqui. Sua luta e a de todos os seus torna-se constante, viva, tenaz, para livrar o lar de tão indesejáveis hóspedes. Suas noites em certa época deixam de ser tranquilas em face da invasão desses miasmas visíveis, ansiosos de se alimentarem dos glóbulos sanguíneos dos seres humanos residentes no lar. Você̂ e os demais, já maiores, procuram defender-se enxotando os indesejáveis para fora. Mas, e as crianças? Como dormem um sono mais profundo, tornam-se as vitimas fáceis desses indesejáveis miasmas visíveis, tenham eles a forma que tiverem. Você̂ então, meu caro leitor, chega finalmente à solução única no sentido de se libertar e aos seus desses perigosos miasmas: manda extinguir o foco formado pelo despejo constante de matérias orgânicas em decomposição, e determina que outro seja o caminho a seguir daí em diante. Com tal providência extinguiu-se o foco de miasmas visíveis, passando o seu lar a viver na tranquilidade desejada.



Se nos transportarmos para o plano mental iremos verificar que a origem e o alimento dos miasmas invisíveis reside exclusivamente na inferioridade dos pensamentos irradiados pelos homens e mulheres do plano terreno. Cada pensamento originado do número infinito das inferioridades humanas dá origem também à formação, não de um apenas, mas de numerosos miasmas no plano mental, os quais aí se desenvolvem, crescem e se agigantam, repito, graças ao alimento constante de pensamentos iguais que recebem, e então, formando verdadeiras legiões, descem ao plano físico onde o ambiente os favoreça, e ei-los a perturbarem aqueles que lhes sejam afins, e de maneira tal que nenhum de vós, enquanto no corpo, podereis sequer imaginar .



Há por conseguinte, que tratar cada homem ou mulher de extinguir a parte que puder, dessa espécie de alimento mental irradiado em seus pensamentos diários. Desejo esclarecer-vos a todos, neste momento, que nem sempre são os seres humanos os responsáveis pelos pensamentos de nível inferior que irradiam. Tal categoria e pensamentos decorre muito frequentemente de pensamentos semelhantes captados no ambiente, ou irradiados por outrem sobre os seres humanos em causa, ou deles vítimas, ou mesmo da aproximação de miasmas do plano mental que desceram ao solo terreno. O que devem em tais casos fazer aqueles que se sentirem envolvidos por essa categoria de pensamentos, é jogar sobre eles um jato de luz espiritual, o que se consegue pela irradiação de uma prece dirigida às forças invisíveis do bem, e logo verificarão que os maus pensamentos se desvanecem.



Esta lição é muito importante, no aspecto coletivo, doméstico e social de forma geral. Saber que os pensamentos negativos são fontes de miasmas patológicos, tal qual um monturo de coisas imprestáveis é um atrativo e criadouro de moscas e mosquitos que podem atanazar nossas vidas, em busca de nosso sangue, trazendo doenças. Muita gente nem imagina que sua forma de pensar esteja causando tantos prejuízos em sua vida, trazendo uma fraqueza, desânimo e pessimismo crônico, que nem todos os medicamentos psicoativos conseguem eliminar. Caso tenha uma boa orientação e queira seguir a melhor forma de se curar, é fazer oração regular dirigindo seus pedidos ao Criador para ter forças para resistir as tentações e se livrar do mal.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 15/04/2025 às 00h01