Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
18/04/2025 00h01
ELUCIDÁRIO – 04 CAPÍTULO 1-4  PROFILAXIA DO MAL

Conhecendo como conheço o que a respeito existe no mundo invisível, e desejoso de poder contribuir para a libertação dos meus irmãos encarnados das poderosas falanges de miasmas invisíveis que os atormentam, empreendi este trabalho de divulgação dos meios e modos dos encarnados, no seu exclusivo benefício, procurarem extinguir o enorme monturo que ajudaram a formar no plano mental que lhes fica tão próximo. No dia em que semelhante monturo for extinto, morto estará também o foco de miasmas invisíveis formados no mundo mental. E a partir desse dia os meus irmãos encarnados entrarão no gozo de outro tipo de vida num mundo distanciado do atual, em que numerosos dissabores, sofrimentos e prejuízos de toda a sorte deixaram de existir.



Está faltando apenas a profilaxia da eliminação de todo e qualquer pensamento desagradável, inferior, imundo ou inconveniente, fonte que tem sido de muitos males de que têm padecido os Espíritos encarnados no solo terreno.



Em seguida quero deixar convosco uma norma a ser utilizada na profilaxia dos maus pensamentos, que é a seguinte: — Quando vos assaltar um tipo de pensamento a impressionar os sentidos relacionados com o lado inferior da vida humana, o sexo, por exemplo, pensamento que em geral vos sugere atitudes que jamais adotaríeis em público, esse é forçosamente um pensamento de nível inferior que em nada poderá́ contribuir para a vossa tranquilidade e felicidade. Em geral tal espécie de pensamentos envolve a sugestão de sua prática, com a projeção correspondente que faz passar em vossa mente. Se lhe derdes curso, tal pensamento pode vir a influir de maneira preponderante em vosso procedimento, de consequências bastante tristes ou lamentáveis. Esse pensamento, por conseguinte, é de origem e nível indesejáveis para vós.



Outro tipo de pensamento indesejável e possivelmente perigoso, é aquele que possa sugerir-vos uma atitude contrária a qualquer irmão encarnado, atitude que possa levar-vos à prática de violências ou atos que possam acarretar para vós até a perda da vossa liberdade ou mesmo da vida do corpo. É muito frequente essa espécie de pensamentos jogados sobre mentes desprevenidas, incitando-as à prática de algo que de certo acarretará sofrimento ou remorsos se forem recebidos e agasalhados.



Pensamentos dessa espécie circulam abundantemente no ambiente terreno e podem ser captados pelos passantes, mesmo sem terem sido jogados sobre eles. São tais pensamentos os causadores do grande número de infelicidades que se contam por toda parte, a prejudicarem a felicidade, a paz e a tranquilidade dos seres humanos. Há, portanto, necessidade de que todos estejam prevenidos contra semelhante espécie de pensamentos.



São numerosas as características de pensamentos indesejáveis, porque absolutamente prejudiciais à felicidade das almas encarnadas. Citarei ainda aquela em que qualquer de vós pode sentir-se tentado a locupletar-se do que a outrem pertença, e isto pode suceder de diversas modalidades.



Há, por exemplo, o caso em que um ser humano sinta-se inclinado para determinada criatura sabidamente incompatível com essa inclinação porque pertencente como cônjuge a outro ser humano, e por conseguinte, inteiramente fora da razão de quem tentar possuí-la.



Esse pensamento é por natureza mau, inferior e perigoso, pelas consequências desagradáveis que pode acarretar para quem lhe der agasalho. O certo, portanto, é tratar de se livrar dele quem o captar ou quem dele tiver sido vítima, porque nada mais significa do que um caminho de sofrimento. O recurso à prece é em tais casos o caminho certo, aquele que pode livrar a criatura humana assim visada à manutenção do equilíbrio moral de que necessita e veio buscar neste plano de vida.



Acontece não raro surgirem disposições atrativas entre seres humanos e de tal modo, que verdadeiras loucuras se têm verificado entre seres dos dois sexos. O fato tem explicação plausível em vidas anteriores, em que esses seres se encontraram no mesmo plano de vida. Se, entretanto, numa encarnação posterior, como talvez se verifique na presente, tiver seguido cada qual o seu caminho, e pela vontade do Pai se tenham ligado a outros irmãos, é indubitavelmente porque assim se tornou melhor para a felicidade de ambos, e não há como isto receberem como uma determinação superior. Em tais casos, ainda a prece se apresenta como e melhor recurso de que deve lançar mão aquele que mais inclinado se sentir para o seu semelhante.



Existem numerosas outras modalidades de pensamentos a sugerir inclinações, tentações e atitudes no mesmo terreno, provindas das mesmas fontes mentais e existentes em todos os tempos, todas elas porém, muito fáceis de identificar pelos Espíritos encarnados. Partindo do princípio de que a prece é o remédio insuperável para todas as dificuldades e problemas da vida humana, é a ela que todos devem recorrer quando seu coração lhes indicar que algo está ocorrendo que pode conduzir a um caminho perigoso.



 Apelai para a prece, leitores meus, na certeza de que os vossos problemas são meros fantasmas que desaparecerão imediatamente após haverdes recorrido à prece dirigida às forças superiores do Universo, que é Deus, pura e simplesmente.



            A prece se mostra ser um remédio universal para aplicarmos à nossa espiritualidade, para combater os diversos vícios e defeitos que ainda possuímos. Reconheço que tenho muita dificuldade de praticar a prece rotineiramente como é o mais indicado no trabalho de profilaxia mental. Porém, felizmente estou evoluindo, não estou ainda no nível aconselhado, mas estou progredindo e, continuando neste processo logo estarei no estágio mais confortável, onde a limpeza da minha mente estará mais agradável e os monturos psicológicos, eliminados.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 18/04/2025 às 00h01