Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
05/09/2026 00h01
MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO

            A memória serve para resgatar fatos da observação da realidade, que foram obtidas de forma direta ou através do relato oral ou escrito de outra pessoa. Esta “pessoa” tem uma identificação ampla dentro da humanidade, na geografia e no tempo. São livros escritos por pessoas, que atravessam séculos; ideologias criadas, abandonadas e persistentes que entram na oficina mental; nossos pais, que são os primeiros artífices de nossa forma de pensar e nos comportar; e os professores, as pessoas legítimas para nos ensinar os fatos da realidade, com a ajuda da cultura e da ciência, podendo colocar o que pensa a respeito, mas deixando sempre, por dever de ética, a liberdade do aluno criar a sua própria narrativa, baseado na sua índole e nos conhecimentos adquiridos anteriormente de diversas fontes, que podem, frequentemente, destoar da narrativa aceita e divulgada pelo professor, seguindo a necessária coerência interna.



            Esta é a essência da disciplina opcional: PERSONALIDADE, CONSTRUÇÃO E AÇÃO, que é oferecida pelo Departamento de Medicina Clínica, do Centro de Ciências da Saúde, aos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



            O objetivo do professor na disciplina, não é burilar a personalidade do aluno com seus conceitos prévios, uma forma de doutrinação. O objetivo é colocar todos os fatos e argumentos necessários para a elaboração cognitiva do pensamento, usando a memória como instrumento indispensável para o procedimento. A narrativa que o professor defende pode ser colocada como mais um item de avaliação, nunca como um fator de determinação, de aceitação sem ponderações.



            Cada aula é composta na sua primeira hora, em sala de aula, pela apresentação do tema necessário para a devida formação da construção de personalidade baseado em 12 camadas, superpostas didaticamente uma sobre as outras e integradas comportalmente na ação da personalidade.



            A segunda hora-aula é usada para fazer uma tarefa em casa, assistir um vídeo, ler um texto, etc. e em seguida fazer seu comentário no sistema do sigaa (plataforma acadêmica usada pela UFRN) para avaliação. Por ocasião da entrega do comentário feito fora de sala de aula, o aluno é orientado para colocar numa simples frase, feita em sala de aula, a essência do que foi elaborado no seu pensamento e que pode ser resgatado pela memória sem a utilização de quaisquer instrumentos tecnológicos.



            A entrega ao professor, da “frase simples” feita em sala de aula, serve como o registro da presença do dia, sem registro de nota. A avaliação do aluno é feita pela sua constância no trabalho coletivo, tanto em sala de aula quanto na residência. Portando, quem não perdeu nenhuma atividade fica com a nota máxima ao final.



            Não há como o professor entrar na intimidade cognitiva do aluno e dar uma nota com respeito ao que observa como aquisição de conhecimentos, pelos diversos mecanismos de defesa que o psiquismo oferece em defesa do ego. Porém, o próprio aluno pode fazer sua autoavaliação no fim da disciplina, considerando a nota formal que lhe foi atribuída com a nota real que deveria lhe ser atribuída, de acordo com os valores de sua consciência.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 05/09/2026 às 00h01