Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
09/02/2018 09h41
JOSÉ DO PATROCÍNIO (4) – LUTA PACÍFICA

            Que cada família possa se expressar ostentando a bandeira da paz, elevando-se, pelo pensamento, ao diretor sublime do planeta, rogando que tenha misericórdia dos que sofrem, dos que governam, dos que tentam acertar. Silenciemos as acusações e reunamo-nos em apoio à mudança, sabendo que toda crise passa, mas que, para passar, impõe que simplifiquemos a vida e as exigências cada vez mais, a fim de subsistir com qualidade. O momento exige que façamos a nossa parte, que falemos, que lutemos uma cruzada pacífica, mas não covarde, que tenhamos a coragem de ir às ruas e às avenidas reclamar dos representantes do povo o cumprimento dos deveres para com os cidadãos a quem teoricamente representam. Somente então haverá mudanças reais. Esconder-se em casas de oração, dizendo rezar ou vibrar sem se expor, sem se envolver, é atitude indigna daquele que diz seguir a Cristo, o verdadeiro revolucionário do planeta.

            As forças das trevas não podem contra as energias do Bem. Jamais! Importa é nos conscientizar disso. Trabalhemos para respeitar a opinião alheia, acima de tudo nos unindo, pois a hora exige muito mais ação e atitude do que inércia e passividade, ante promessas vazias e discursos inflamados. É hora de romper a hipnose imposta em larga escala por aqueles que, até agora, deram mostras de desrespeitar a nação, às leis e a sociedade brasileira. Calar-se e deixar passar esse momento sem se pronunciar é ser conivente com o mal, que se disfarça em pele de ovelha, além de constituir atitude com potencial de agravar ainda mais a crise em andamento.   

            A luta é um termo que implica guerra, agressividade, intolerância com a posição do outro, domínio, sangue... Mas a luta que é proposta aqui, dos pacíficos saírem às ruas e colocarem suas opiniões, falar sobre a Verdade, desmascarar a mentira, corrigir a injúria a corrupção, não implica em sangue, pelo menos na posição dos soldados pacíficos. Acontece que do outro lado iremos encontrar os soldados aguerridos para manter os seus privilégios adquiridos ou em perspectivas. Estes soldados não irão ficar limitados à simples dialética, quando perceberem que estão perdendo em discurso. Partirão para cima dos seus opositores com todas as forças, até sem inibição com o derramamento da honra ou do sangue. Nós, seguidores do cordeiro, que tivemos a ousadia de ir para as ruas divulgar a verdade e acusar os criminosos, seremos os mártires de mais uma epopeia humana. Não podemos empunhar nossas espadas, pois o Mestre já repreendera Pedro na sua própria prisão, ensinou que quem fere com a espada, com a espada será ferido. Daí, sabemos das centenas de cristão que foram para os circos romanos para serem rasgados pelas feras ou queimados nas piras sacrificiais, sempre com um cântico nos lábios e o olhar fixo nos portais divinos que se abriam para eles.

            Será que esse é o nosso destino na atualidade, com esse projeto de luta pacífica? Será que estamos prontos para o sacrifício como no passado nossos antepassados estavam?

Publicado por Sióstio de Lapa
em 09/02/2018 às 09h41
 
08/02/2018 02h02
O CONVIDADO DO PAPA

            Um vídeo produzido por Pedro Stédile, líder da facção do MST que tem protagonizado várias ações de natureza agressiva e até criminosa no Brasil, traz muita preocupação com relação ao pensamento do atual Papa, Francisco. Vejamos:

            Eu só estou aqui na Itália a convite do Vaticano, que me pagaram a passagem. E eu vim participar de um seminário a pedido do Papa Francisco, que a Pontifícia Academia do Vaticano organizou, um seminário científico para debater o problema dos excluídos no mundo. E pela primeira vez a Pontifícia Acadêmica, em vez de convidar só cientistas, acadêmicos renomados, convidou os movimentos sociais. Então eu vim e me sinto muito orgulhoso por isso, representando o MST e a Via Campesina, e havia também um movimento social que é também amigo do Papa, os Camponeiros da Argentina, dos trabalhadores que trabalham com os produtos recicláveis. E então, pela primeira vez, nós podemos num ambiente da ciência vaticana, dizer aos cardeais e à inteligência vaticana, qual é o ponto de vista dos movimentos sociais sobre o problema dos excluídos. E nós dissemos a eles quais são as causas por que existem excluídos no mundo. E as causas estão no sistema capitalista, no controle que os bancos e as corporações internacionais estão fazendo na economia do mundo.

E eu saio do vaticano muito feliz, porque acredito que o Papa Francisco representa de fato um compromisso sério de mudanças. Mudanças no Vaticano, que já começaram, para limpar a casa, o primeiro exemplo que Francisco tem que dar, limpar a própria casa para poder ter moral de falar dos outros; segundo, tem que ter mudanças na Igreja, na sua política, e acredito que a exortação apostólica que o primeiro escrito do Papa é muito importante, porque ele faz uma reflexão sobre a conjuntura política, sobre os prejuízos que o capitalismo está impondo à humanidade, e demonstra um compromisso claro com o trabalhador; e terceiro lugar, eu acredito que a Igreja pode ser um sinal de esperança das necessidades de mudanças que deve ter nos nossos países, no sistema político e no sistema econômico. Concordamos também em organizar uma conferência para que os movimentos sociais do mundo dialoguem com a Igreja e que a partir da provocação que o Papa fez na Exortação Apostólica sobre o mundo do trabalho, recém publicada.

Então, o que nós dissemos? Que agora não é mais uma Reforma Agrária clássica, burguesa, de simplesmente dividir a propriedade da terra e transformar o camponês num pequeno produtor capitalista. Agora, nós dissemos, é preciso lutar por uma Reforma Agrária de novo tipo, uma reforma Agrária Popular; interessa a todo o povo e não somente aos camponeses. Agora, qual é o ponto? É que para lutarmos por Reforma Agrária popular, não basta apenas os camponeses. É preciso uma grande aliança popular que junte os trabalhadores da cidade com os trabalhadores do campo. Por outro lado precisa de um governo popular que seja fruto das grandes mobilizações de massa e da vontade popular. Não pensem que sou pessimista, eu sou otimista, e ainda verei uma Reforma Agrária popular em todo o mundo. Podem escrever e o Francesco vai nos ajudar.

Muito obrigado!

            Observo que o ataque frontal feito pelo senhor Pedro Stédile é sobre o sistema capitalista, dos prejuízos que ele causa à humanidade. Por isso defende uma Reforma Agrária Popular em todo o mundo, mesmo pela força das armas, impulsionada por governos populares oriundos de grandes mobilizações de massa e da vontade popular. Lembra a revolução russa, chinesa, e cubana... todos de inspiração socialista, comunista... todos que levaram ao assassinato de milhares de pessoas, por fome, bala... que depois de assumirem o poder impedem o exercício da liberdade, da democracia...

            Sei que o sistema capitalista tem os seus defeitos, que pode sair dos limites e se tornar selvagem, explorando o homem e sua dignidade. Que merece ser controlado como um animal potente, selvagem, tem que ser domado; animal que tem que ser domesticado para ser útil, mas nunca eliminado. Tem que aprender a compaixão, a generosidade, e manter a harmonia entre os mais fracos e os mais fortes, sem querer ser um dos fortes para explorar os fracos.

            É bom lembrar que o nosso Mestre, Jesus, apoiava o capitalismo quando nos ensinou a parábola dos Talentos, e a parábola do Bom Samaritano. Mostrou que devemos usar nossos talentos para prosperar nossos recursos materiais, que podemos usar esses recursos materiais para ajudar o próximo que se encontra em dificuldade.

            O Mestre ensina que devemos ajudar ao próximo com a caridade, distribuindo voluntariamente os bens que conseguimos com nossos esforços, mas jamais ele ensinou que essa divisão deveria ser forçada pelas armas, como defende os regimes comunistas ditatoriais. Isso quebra a harmonia que devemos lutar para alcançar na sociedade e chegarmos cada vez mais perto do Reino de Deus

Publicado por Sióstio de Lapa
em 08/02/2018 às 02h02
 
07/02/2018 11h43
PENSAMENTO DO PAPA

            Transcrito de um vídeo que recebi pelo whatsapp ontem, 06-02-18, com créditos para “O vídeo do Papa”, da “Rede Mundial de Oração do Papa”; com a colaboração do “Vatican Media” e contribuição para esta causa do “www.ovídeodopapa.org”:

            O que está na raiz da escravidão, do desemprego, do abandono dos bens comuns e da natureza? A corrupção, um processo de morte que nutre a cultura da morte. A ambição do poder e do ter não conhece limites. A corrupção não se combate com o silêncio. Devemos falar dela, denunciar seus males, compreendê-la para poder mostrar a vontade de reivindicar a misericórdia sobre a mesquinhez, a beleza sobre o nada. Peçamos juntos para que aqueles que têm poder material, político ou espiritual não se deixem dominar pela corrupção.

            Muito lúcida a opinião do Papa sobre ser a corrupção a fonte das principais mazelas que sofremos no mundo, de ser um processo de morte que nutre a cultura da morte. Também concordo plenamente quando ele diz que não podemos combater a corrupção com o silêncio, que devemos falar dela, denunciar os seus males e compreendê-la. Importantíssimo... Compreendê-la! Pois, senão, podemos estar alimentando, fortalecendo esse processo de morte pensando que estamos combatendo a corrupção. 

            No Brasil temos um processo de corrupção, reconhecido no mundo todo, fortemente entranhado nas estruturas do poder, que foi capitaneado nos últimos 13 anos pelo PT e seus aliados políticos satélites. A Justiça conseguiu punir vários deles que estão na cadeia ou usando tornozeleira eletrônica, vários outros, inclusive o chefe em processo final de condenação.

            Para compreender a corrupção, devemos entender como funciona o seu mecanismo de ação: a doação de forma legal ou ilegal de benefícios para terceiros, sejam eles indivíduos ou corporações, em troca de apoio ao que está sendo feito, na forma de ação ou omissão.

            A doação de forma legal observamos aos diversos grupos sociais, como MST, UNE, e várias ONGs... as diversas bolsas sociais para atenuar a miséria do povo, benefícios generalizados dentro e fora do país, nas áreas acadêmicas, jurídicas, parlamentares, sem o suporte financeiro, que implica em aumento de impostos, engessamento da economia, perda de empregos, inflação...

            A doação de forma ilegal vem através dos contratos superfaturados onde a porcentagem do crime é partilhado entre os parceiros, corruptores e corrompidos. Isso chegou ao ponto do maior ícone de nossa vitalidade econômica estatal, a Petrobrás, que tanto lutamos para ser nossa, terminou dentro dos bolsos desses corruptores e corrompidos.

            Dessa forma observamos uma chuva de benefícios que os corruptores jogam sobre a população visada, no intuito de transformá-la em corrompida, sem capacidade de reação crítica, defensores fanáticos de seus “benfeitores”. Isso implica que esses corrompidos perdem o senso ético e atacam a dignidade humana, arrebanhando centenas de pessoas às ruas ou no bloqueio de estradas, atraindo-as com gratificações em dinheiro e alimentação, sem o mínimo de conscientização, apenas palavras de ordem repetidas como papagaios.

            Dentro desse contexto, encontramos o senhor Pedro Stédile, líder do MST. Esse senhor considera a luta armada como uma possibilidade, seus liderados fazem caminhada ou bloqueios de estradas, sempre de armas nas mãos. Considera os corruptores brasileiros como seus líderes e defende-os apesar da Justiça mostrar os seus crimes.

            Pois foi este senhor que o Vaticano convidou à pedido do Papa, segundo ele, para participar de um seminário científico que a Pontifícia Academia do Vaticano organizou para debater o problema dos excluídos no mundo.

            Seguindo o apelo do Papa, para tentar compreender a corrupção e falar sobre isso, entendo que o senhor Pedro Stédile está dentro deste processo... como, então, o Papa faz o convite para o Stédile participar desse seminário?

Publicado por Sióstio de Lapa
em 07/02/2018 às 11h43
 
06/02/2018 08h43
MANIQUEÍSMO

            O Maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética (produto da fusão de diversas religiões, seitas, filosofias ou visões do mundo) e dualista (concepção filosófica ou teológica do mundo baseada em dois princípios ou duas substâncias ou duas realidades opostas, irredutíveis entre si e incapazes de uma síntese final ou de recíproca subordinação). Foi fundada e propagada por Manes ou Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo). A matéria seria intrinsecamente má, e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal. 

            Quando o gnosticismo (sistema filosófico e teológico que pretende um conhecimento completo e transcendente da natureza e dos atributos de Deus) primitivo já perdia sua influência no mundo greco-romano, surgia na Babilônia e na Pérsia a nova vertente do Maniqueísmo. Suas ideias sincretizavam elementos do zoroastrismo, do hinduísmo, do budismo, do judaísmo e do cristianismo. Desse modo, Manes considerava Zoroastro, Buda e Jesus como “pais da Justiça”, e pretendia, através de uma revelação divina, purificar e superar as mensagens individuais de cada um deles, anunciando uma verdade completa.

            Conforme as suas ideias, a fusão dos dois elementos primordiais, o reino da luz e o reino das trevas, teria originado o mundo material, essencialmente mau. Para redimir os homens de sua existência imperfeita, os “pais de Justiça” haviam vindo à Terra, mas como a mensagem deles havia sido corrompida, Manes viera a fim de completar a missão deles, como o Paráclito (aquele que consola, que revive) prometido por Cristo, e trouxera segredos para a purificação da luz, apenas destinados aos eleitos que praticassem uma rigorosa vida ascética. Os impuros, no máximo podiam vir a ser catecúmenos (aquele que recebia instrução preliminar em doutrina e moral para ser admitido entre os fiéis, batizado) e ouvintes, obrigados apenas à observância dos dez mandamentos.

            As ideias maniqueístas espalharam-se desde as fronteiras com a China até ao Norte da África. Manes acabou crucificado no final do século III, e os seus adeptos sofreram perseguições na Babilônia e no Império Romano, principalmente sob o governo do imperador Diocleciano e, posteriormente, os imperadores cristãos. Apesar da Igreja ter condenado esta doutrina como herética em diversos sínodos desde o século IV, ela permaneceu viva até a Idade Média. Agostinho de Hipona foi adepto do maniqueísmo até se decidir de vez pelo cristianismo.

            Aplaudo o esforço sincero de Manes para unir o pensamento dos três grandes avatares (Cristo, Buda e Zoroastro), construindo um paradigma coerente, apesar de determinista e inflexível. Ninguém duvida da existência do Bem e do Mal, de pessoas que seguem uma ou outra corrente. Mas existe toda amplitude dentro de uma e de outra; uma pessoa pode estar dentro de uma por engano e passar para a outra.

Lembro que logo após a minha formatura como médico eu defendia o aborto, que a mulher deveria ter o direito de decidir sobre o seu corpo. Logo eu percebi que estava cometendo um erro, eu deveria defender a vida em primeiro lugar, e o ovo fertilizado já estava portando a semente da vida em desenvolvimento. Eu não poderia simplesmente eliminá-la para preservar os interesses da mãe ou do pai, sejam eles compreensíveis e justificáveis ou não. Quem desenvolve a visão maniqueísta e está de um ou outro lado da questão, entende que ele está certo e que todos que pensam ao contrário estão errados.

            Podemos defender os princípios do Bem, mas não com o rigor maniqueísta que impeça a correção dos nossos rumos e os rumos dos nossos semelhantes, quando for identificado o erro.   

Publicado por Sióstio de Lapa
em 06/02/2018 às 08h43
 
05/02/2018 17h00
JOSÉ DO PATROCÍNIO (3) – UNIÃO DOS BONS

            Unir-se não implica abandonar os próprios ideais ou a perspectiva sobre a situação, a vida e as forças que concorrem nos bastidores deste histórico de desafios. Unir-se, significa, diante da crise que afeta a todos, calar temporariamente as dissidências, os discursos inflamados e os pontos de discórdia, no intuito de fortalecer a nação, que neste momento precisa do melhor de cada um, do melhor de cada lado, independentemente das particularidades defendidas por este ou aquele. Acima dos partidos, das corporações e das facções está o povo, a nação, a família brasileira. Portanto, conclamamos nossos irmãos, de todas as religiões e os matizes, a se unirem em oração, não importa a visão partidária e pessoal que porventura nutram – direito que assiste a cada um. Mas que não se restrinjam apenas a vibrações, pois o mal só será superado quando os realmente bons se manifestarem, expuserem-se em nome do que acreditam: enfim, quando os bons deixarem de ser tímidos ou covardes. Somente assim o bem prosperará na Terra.

            Esta união proposta por José do Patrocínio é ao mesmo tempo importante e difícil de ser alcançada. Logo porque ele não fez a diferenciação dos bons (aqueles que lutam pela ética, respeito, justiça, solidariedade) e dos maus (aqueles que lutam por seus interesses individuais ou corporativos, corruptos, agressivos, intimidadores). Sem entrar num maniqueísmo (abordarei esse tema em seguida) radical, entendo que não pode haver essa união tão ampla entre os bons e os maus. Possuem projetos de vida divergentes. Mas isso não quer dizer que a união entre os bons seja uma tarefa fácil. Pensando agora nessa condição, lembro de duas amigas que tem posições políticas diferentes da minha, eu as considero pessoas boas, éticas responsáveis, solidárias, que não se deixam envolver por atos de corrupção. Mesmo assim, a minha posição política de defender a justiça e punição com a cadeia para os membros do PT e de outros partidos satélites que cometeram diversos crimes contra a nação, sinto que entra em choque com o pensamento delas. Evito falar sobre o assunto com elas, de dividir vídeos, mensagens ou áudios que ataquem as suas posições ideológicas. Mas sei que nós três somos defensores da ética, da justiça, da solidariedade humana. Essas características nos colocam entre os bons e daí ser possível a nossa união para ajudar a corrigir os erros da nação brasileira. Agora vem o mais importante: como fazer isso? Eu não posso pedir para elas deixarem de pensar como pensam; elas não podem fazer eu pensar diferente. Temos que ir em busca da incoerência de pensamentos, tanto do meu lado como do lado delas. Temos que pegar os fatos que representam a Verdade e verificar se está coerente com a realidade, se não existe manipulação dos fatos ou de suas consequências. É isto que José do Patrocínio sugere, que pessoas como nós, tenhamos capacidade de calar os pontos de discórdia enquanto não surge a condição coerente com a justiça e com a Verdade. Depois é só divulgar essa forma de raciocinar e reagir e cooptar cada vez mais pessoas boas para fazer a diferença.

         

Publicado por Sióstio de Lapa
em 05/02/2018 às 17h00
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