Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
19/10/2012 22h24
UM... REINO DE DEUS – INTENDENTES

            Além dos ministros Salomão era cercado dos intendentes que proviam as necessidades de sua casa, cada um durante um mês do ano. Em nosso caso, consideramos as pessoas que se relacionam conosco, mas que não participam efetivamente desse projeto como os intendentes. Não ficam cada um focados em determinado mês do ano, como acontecia em Salomão, mas em qualquer momento podem nos prestar ajuda em qualquer área da sua competência. Cada um terá as mesmas características dos ministros, somente que não estão intuídos ainda da estrutura fraterna que está se formando com a ajuda deles.

            Isso acontecerá sem a necessidade que nenhum deles tenha conhecimento que estão construindo dessa forma para um relacionamento que nos dirige ao Reino de Deus. Como são pessoas de boa índole, que mesmo sem religião têm um comportamento íntegro, que estão sempre dispostos a ajudar, então esse direcionamento acontecerá somente em minha consciência e cada um deles terá a mesma atribuição que foi dada aos ministros: pessoal, espiritual, conversora, irmão, amor incondicional, ouvidoria, prontidão, estabilidade, ocasião, comunicação, carência e solidariedade.

            Amanhã considerarei como o último dia da minha preparação, é como se tivesse chegado a hora de meu pensamento vir a luz, assim como aconteceu com o pensamento de Jesus, que eclodiu quando ele completara os 30 anos. Ainda não sei os caminhos que irei seguir, quais são os relacionamentos que Ele colocará na minha frente. Sei apenas que tenho fé e humildade no que Ele colocou na minha consciência. Tenho fé para acreditar nEle, mesmo que tudo ao meu redor pareça dizer o contrário, que falem da minha idiotice, burrice em seguir tal modelo de comportamento que só traz vantagem ao outro e não a si mesmo; terei também humildade em perceber que muitos outros serão privilegiados na minha frente, apesar de todo o meu trabalho, de toda a minha dedicação. Entenderei que o Pai quer privilegiar aquela pessoa por algum motivo especial e que o meu momento chegará, que não sou melhor do que ninguém que caminha na mesma jornada que eu, que posso aprender a qualquer momento, até mesmo com a pessoa mais simples que cruze o meu caminho.

            Todos os meus amigos que considero como os intendentes neste projeto, também os considero como amigos fiéis a causa do Pai e que merecem toda a minha atenção e cuidados com eles, que estarei sempre pronto a servi-los com a prontidão que as circunstâncias requerer.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 19/10/2012 às 22h24
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
18/10/2012 00h20
DOIS... REINO DE DEUS – MINISTROS

            Em 1Rs 4, 1-19 Salomão reinava todo sobre o Israel com a ajuda de 12 ministros e doze intendentes. Cada um dos ministros tinha suas funções que eram ligadas a genealogia, sacerdócio, escriba, cronista, exercito, intendência, conselheiro, prefeitura e direção dos trabalhos. Para o Reino de Deus também pode ser considerada essa mesma estratégia, já que a estruturação desse trabalho necessita dos relacionamentos harmônicos e fraternos. Então terei que observar em cada um dos meus mais diversos relacionamentos a característica que cada um apresenta e assim direcionar para a construção efetiva de solidariedade e amor inclusivo na direção da família universal. Acredito já ter entre as pessoas mais próximas e distantes as doze com suas respectivas características. Não seria interessante fazer aqui essa nomeação, pois a maioria, mesmo com suas características individuais, não possuem o entendimento da dimensão do que podemos construir. Mas como todos somos filhos de Deus e temos essa compreensão, então o projeto do Seu Reino deve interessar a todos, cada um com suas características. Também o projeto está muito incipiente, muita coisa pode ser alterada, modificada e a orientação do Senhor em cada etapa é fundamental. Por enquanto o que posso adiantar de tudo que estou percebendo até o momento é a função que cada uma dessas pessoas já está desenvolvendo ao meu redor, mesmo entendendo que não existe exclusividade de nenhuma das partes: existem a função pessoal, espiritual, conversora, irmã, amor incondicional, ouvidoria, prontidão, estabilidade, ocasião, comunicação, carência e solidariedade. Não sei também com clareza como estarei conduzindo toda essa rede de relacionamentos num clima fraterno e objetivo com relação a harmonização em todos os níveis. Sei apenas que estou me colocando à disposição do Criador com a missão que ele intuiu na minha consciência e tenho esperança que Ele estará a cada momento de dificuldade ao meu lado e de todos aqueles que cumprem a sua vontade.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 18/10/2012 às 00h20
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
17/10/2012 00h14
TRES... TEMPLO DO SENHOR

            A realização do trabalho deve estar dirigida ao cumprimento da vontade do Pai e a construção de um templo onde possamos sentir a sua sintonia é importante. No passado foi Salomão que efetuou a construção de um magnífico templo de natureza material para honra e glória do senhor Deus. Hoje, também sinto a necessidade da construção de um templo, só que desta vez não será erguido com pedras e argamassa, mas sim com os corações harmonizados de cada filho de Deus e, assim sendo, meu irmão.   

             O templo do Senhor que imagino, é a efetivação de um projeto que aplicado a comunidade tenha por base a estruturação de sua vida em comum atuando principalmente sobre os jovens. Será feito um recenseamento da área que se deseja atuar, que hoje imagino como a mais adequada ser o espaço no entorno do hospital. As crianças e jovens de 7 a 18 anos serão classificados por faixa etária e assim formado 12 grupos, cada um com sua área de atuação e com sua liderança. Cada um receberá a fração do salário mínimo como forma de uma bolsa de motivação. A partir daí será trabalhado as famílias levando em consideração a cada uma o potencial de trabalho que ela apresente e também os elementos frágeis que sofrem a ação de doenças, drogas, marginalidade e prostituição. Os diversos segmentos religiosos serão convocados a contribuírem com suas diversas forma de sintonia com Deus. Os segmentos políticos, inclusive as instituições políticas do estado e seus gerentes. Assim funcionando, terei junto aos amigos e companheiros de jornada, construído um templo vivo de honra e glória ao Senhor, patrocinando a evolução saudável de cada um dos seus filhos, inclusive também a nossa evolução.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 17/10/2012 às 00h14
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
16/10/2012 23h56
QUATRO... JEJUM E TRABALHO

            O corpo físico é a ferramenta que Deus deixou à disposição do espírito para que pudéssemos operar no mundo material. Composto por aproximadamente 100 trilhões de células, as quais por sua vez também são seres vivos, devem todas ser administrados pelo espírito. O que facilita é que, na organização do corpo, já existe projetado e em funcionamento uma série de instintos que tem a responsabilidade de manter a vida do indivíduo e de preservação da espécie. Isso é o que dificulta na nossa evolução. Essa rede de impulsos e instintos tem a obrigação de garantir a existência dos corpos através do tempo, mesmo que vá de encontro aos princípios espirituais. Assim, quando tomamos consciência  da necessidade do espírito para sua evolução e que devemos conter os desejos do corpo contra suas necessidades da sobrevivência. Dois mecanismos podem ser colocados como exemplo: a fome e a necessidade de construção. A fome precisa de alimento para garantir a necessidade do ser e a necessidade de construção impulsiona para o desenvolvimento científico e tecnológico. Agora, o excesso de ações para manter o corpo na geração de prazer, é ficar sempre se alimentando e por outro lado deixar de gastar energia para a construção do que quer que seja, vindo o domínio da preguiça. O espírito ao perceber que o corpo tende a entrar no comando das ações e deixar em função disso o corpo em dificuldade, pois a gula leva a obesidade e essa gera uma série de doenças. Da mesma forma a ociosidade alimenta a preguiça que por sua vez também gera uma série de doenças e o que é pior, não reconhece a estagnação do espírito.

            Portanto, consciente desse processo, hoje faço o jejum quando sinto que o aumento do peso está ultrapassando os seus limites e chego a perder de forma rápida, 15 quilos em duas semanas. Mesmo que depois eu permita que a gula assuma o comando do comportamento e lentamente volto ao excesso de peso de antes. Quanto a preguiça, tenho mais dificuldades. Mesmo que direcione minhas ações para cumprir a diversidade de tarefas que assumo, sinto na essência que o domínio do meu comportamento está sob a preguiça. Espero ser mais eficaz dentro do meu projeto espiritual tanto quanto o jejum e a manutenção do controle do peso ao longo do tempo como é o desejado. Espero também satisfazer as exigências da minha consciência quanto o trabalho que precisa ser feito e assim cumprir o que assumo como missão.

Publicado por Sióstio de Lapa
em 16/10/2012 às 23h56
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
15/10/2012 11h27
CINCO... OBEDIÊNCIA E RECEPÇÃO

            Devemos viver com prosperidade fraterna, com o uso moral e ético dos dons materiais e espirituais, e com obediência à Lei do Amor incondicional. Nosso modelo filosófico e comportamental será o de Jesus Cristo, complementado por tantas outras informações edificantes ensinadas por outros avatares no curso da história. O líder natural será aquele que melhor observar e aplicar esses conhecimentos, principalmente a humildade e a capacidade de servir; será o responsável para que o comportamento prático não entre não entre em desvios incompatíveis com a filosofia aceita e acatada por todos.

            Se alguém por divina influência do Amor Incondicional, mesmo que seja na forma instintiva do amor romântico, erótico, sexual, se aproximar de qualquer um dos nossos irmãos espirituais, seja por ele recebido benignamente. Se ele estiver firme em assumir nossa filosofia de vida, cuidem muito os irmãos para não se intrometerem em seus negócios temporais ou afetivos mas apresentem-no o mais depressa à liderança. O líder o receberá benignamente, o confortará e exporá diligentemente o teor de nossa vida. Feito isto o novo irmão espiritual se quiser e se puder, harmonicamente e sem impedimento, resolva todas suas pendências alicerçadas no egoísmo material, no amor exclusivo, agindo com justiça, caridade e fraternidade com todos os envolvidos. Cuide os irmãos e o líder dos irmãos para não se intrometerem de maneira alguma nos negócios dele e não receberem qualquer vantagem material nem por si nem por pessoa intermediária. Quando o irmão candidato tiver voltado, o líder lhe concede as “vestes espirituais” de provação por um ano que terá as características de tolerância, compreensão, solidariedade, fraternidade, justiça, humildade; não poderá estar manchada com o orgulho, raiva, intolerância, prepotência, vingança, ressentimento, injustiça, ciúme. Caso seja observado o uso de veste imprópria o irmão candidato será levado a uma sessão de limpeza composta pelo líder e pelos irmãos mais diretamente interessados. Identificado a inadequação das vestes, o candidato voltará a usar a veste de provação por mais um ano a partir dessa reunião. E assim será feito até conseguir passar um ano com a veste de provação com ela imaculada e então será admitido à Ordem de Obediência aos Princípios Esposados.  

Publicado por Sióstio de Lapa
em 15/10/2012 às 11h27
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Página 875 de 932