Ontem, dia 15-01-15, foi realizada mais uma reunião da Associação dos Moradores e Amigos da Praia do Meio e do Projeto Universitário Foco de Luz. Estiveram presentes as seguintes pessoas: 1. Adriana 2. Edinólia 3. Cíntia 4. Francinete 5. Radha 6. Francisco 7. Ana Paula 8. Juliana 9. Ezequiel 10. Zezinho (convidado de Ezequiel) 11. Costa 12. Damares. Justificaram ausência Paulo Henrique e Aninha. Foi lido um preâmbulo espiritual com o titulo “Conseguimos ir” e foi lido e aprovado o relato da reunião anterior com uma correção, onde se lê a compra de três flautas, leia-se a compra de cinco flautas. Edinólia informa que foi feita a arrecadação final da rifa no valor de 644,00, deixando de ser arrecadado o valor de 244,00 reais por diversos motivos, o que totalizaria 888,00 reais. Cíntia disse que foi comprado material didático no valor de 330,00 reais e que já sentiu a diferença para o positivo na instrução com os alunos. Foram compradas camisas para o departamento comercial vendê-las e criar mais uma fonte de renda para a Associação. Paulo comprou 800,00 reais e Francisco 480,00 reais. Todos os recibos de compra e de recebimento de qualquer valor devem ser devidamente contabilizados para prestação de conta ao final de cada mês, detalhadamente, como sugeriram Cíntia e Ezequiel. Radha informa que houve mudança na direção da escola e que a nova diretora tem interesse em incrementar os trabalhos da Associação e que não pôde estar nesta reunião devido a compromisso no mesmo horário. Juliana disse que a diretora se chama Zélia Melo e que pertence ao movimento do escotismo. Disse também que devemos nos mobilizar, pois a escola corre o risco de fechar devido não ter matrículas suficientes, uma vez que a escola municipal que oferece um bônus de 60,00 reais oferecer mais estímulo que a escola estadual. Foi avaliado em função disso, a possibilidade da escola passar para o âmbito estadual. Foi avaliada a questão de cadastrar pessoas da comunidade que atuem como professores substitutos em caso de greve, para o alunos não terem que voltar para suas casas. Também foi decidido começar a organização de um mutirão dentro da comunidade para a recuperação da escola, inclusive com a oferta de uma feijoada aos interessados. Também foi decidido que a Associação liberará recursos para Costa junto com Nivaldo colocarem para funcionar o carro de som dentro da comunidade. Francinete disse que conseguiria um locutor para fazer a nota a ser divulgada. Edinólia ficou encarregada de retomar os contatos com o Sr. Zezito, proprietário do Hotel Reis Magos e dar encaminhamento as providências da reforma do imóvel. Ficou acertado que na terça feira, Francisco, Costa e Paulo Henrique procurarão fazer contato com o Sr. Bezerril para ver a possibilidade da comunidade assumir o quiosque abandonado no calçadão da Praia. Francisco ficou de elaborar nota para distribuir para a imprensa informando os trabalhos da Associação na comunidade. Francisco, Sued e Radha irão providenciar junto ao Shopping Mãos de Arte um espaço para a apresentação cultural da Associação, de preferência em noite de lua cheia, contando com os alunos do curso de violão, flautas e os cantores do bairro. Ezequiel ficou de marcar audiência com o secretário de Esportes para expor nossas necessidades. Radha informa que as aulas de xadrez e de reforço escolar serão realizadas também nas quartas feiras. As 20:30h a reunião foi encerrada e Costa conduziu uma canção evangélica e o Pai Nosso. Concluímos com as fotos de todos os presentes.
Após a reunião política de ontem, recebi um texto sobre o pensamento de Gramsci, comunista italiano, que faz ponte com o texto que escrevi ontem e que reproduzo abaixo na íntegra.
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
Delegacia do Estado de Mato Grosso do Sul.
UM CORAÇÃO E UMA SÓ ALMA PELO BRASIL.
NÚCLEO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS GRAMSCI NO BRASIL
AGRADECIMENTO
A todos que participaram dos estudos que culminaram no presente trabalho com a finalidade de “conhecer o Brasil para melhor servi-lo”.
PROPOSTA
Estimular o debate, reunindo e unindo todos em torno do bem comum, colocado acima de interesses pessoais e de qualquer espécie de grupo, para criação de um Projeto de Nação fundamentado no processo histórico-cultural brasileiro.
METODOLOGIA
Identificar ideias, atitudes, comportamentos e ações que estão em harmonia com o marxismo-gramscismo para, através da “via pacífica”, transformar o Brasil em uma República Socialista.
Antônio Gramsci (1891-1937), intelectual italiano e um dos fundadores do Partido Comunista Italiano (PCI) em 1921, percebeu que a implantação do comunismo nos países do Ocidente não deveria seguir o modelo russo (Lenin) do uso da violência para conquistar ou tomar o Estado, mas sim, ao contrário, primeiro conquistar o Estado e depois, então, a aplicação da violência para finalizar o processo.
Nessa concepção, destaca-se o valor atribuído ao seu entendimento de Sociedade Civil como sendo o espaço social onde deve ocorrer a luta pela hegemonia, para que a classe subalterna passe ser a Classe Dirigente.
Um grupo social da Classe Dirigente, assumindo o controle da Sociedade Política (Estado), permite que o partido da Classe Dirigente seja posicionado acima do Estado. A manobra é simples, lenta e gradual. Utiliza-se dos instrumentos legais e políticos da democracia para, de forma pacífica e sorrateira, minar e enfraquecer as principais trincheiras democráticas: Executivo, Legislativo, Judiciário, Forças Armadas, Religião e a Família.
Usando a propaganda subliminar, o populismo e a demagogia, as consciências são entorpecidas e é criada a sociedade massificada para a luta pela hegemonia. O envolvimento estratégico também é simples e eficaz, conduzindo o processo em três fases:
Na primeira organiza o Partido das Classes Subalternas e luta pela ampliação das franquias democráticas para facilitar a ação política, explorando as deficiências e vulnerabilidades do governo;
Na segunda, luta pela hegemonia das classes subalternas, criando as condições para a tomada do poder;
Na terceira fase, toma o poder, impondo novos valores e princípios através de uma nova ordem. O “socialismo pacífico” é a etapa intermediária para o “socialismo marxista”, o marxismo-leninismo, o comunismo...
Preso em 1926, escreveu na prisão “Cadernos do Cárcere” contendo o seu pensamento sobre a tomada do poder de forma pacífica. Foi libertado pouco antes de morrer em 1937.
O gramscismo contagiou países da Europa e, hoje, está transbordando na América do Sul.
Fiquei responsável por reapresentar na reunião de hoje, com alguns membros da Força Democrática, mais uma vez o trabalho que havia feito na semana passada e que dei o título de Manifesto Republicano do Brasil. Depois de pensar mais sobre o assunto e ver que na história existem repúblicas de natureza comunista, achei por bem adicionar o termo cristão para deixar bem claro o nosso pensamento. Dessa forma elaborei o manifesto que leva o título deste texto, para deixar uma cópia para discussão dos companheiros, e reproduzo abaixo:
“Um espectro de sombras permeia nosso País. Agentes do mal com base na mentira e na corrupção conseguiram assumir cargos importantes na República Federativa do Brasil, a partir da Presidência. Percebemos que a mentira corrói cada vez mais os valores éticos e morais das instituições, com o desmoronamento financeiro de empresas sólidas e respeitadas como a Petrobrás, e desvirtuamento ético como os Correios. O poder da corrupção e do fisiologismo no executivo abate o senso ético dos congressistas e vicia a balança da justiça, destruindo a equivalência dos três poderes, pilares democráticos da República. Esses agentes do mal quando denunciados, julgados e condenados, mesmo assim são festejados como heróis por seus cúmplices, conscientes ou inconscientes. As pessoas de boa índole e que percebem a ação do mal, tem medo de se manifestarem devido as ameaças à moral, ao patrimônio ou à própria vida, como já aconteceu com congressistas, com redação de revistas e até com a vida de prefeito.
Essa onda do mal veste a pele de cordeiro para não assustar as ovelhas e se faz passar por um bom pastor, que diz garantir a saúde e a sobrevivência dos indigentes com os recursos que sonega para hospitais em todo o país, sucumbindo o ambicioso projeto de saúde para todos (SUS), que reduz leitos em hospitais que ficam lotados de pacientes pelos corredores, sem medicação, aparelhos, instrumentos, recursos humanos; sem a garantia constitucional dos direitos básicos do ser humano e sem a mínima dignidade.
Essa sombra do mal procura omitir a verdade da história, colocando nos livros textos conteúdos enviesados com a sua visão canhestra e unidirecional para interesses espúrios. Procura colocar uma classe contra a outra, uma categoria contra a outra, uma comunidade contra a outra. Disfarça a mentira com o verniz da verdade, repetindo a mentira até que o cansaço a torne uma “verdade”. Usa a vaidade para alavancar o personalismo com patrocínio de filmes e obras pagas com o suor público; usa o orgulho para arregimentar grupos robotizados e financiados contra o patrimônio público e privado, que infectam as manifestações pacíficas do povo com atos de violência e vandalismo. O levantamento que faz da Verdade histórica aponta um lado de crimes sem considerar o outro; apontam os crimes cometidos pelos militares que assumiram o poder pelo clamor das ruas, e esquecem os crimes dos terroristas que desejavam assumir o poder pelo fragor das armas.
Nossos adversários são esses agentes das sombras que agem deliberadamente, conscientemente da mentira que dizem e do mal que fazem. Daqueles que sabendo de tudo, dizem nada saber, nada ver, nada ouvir.
Contra essa sombra nociva, corrosiva e assustadora, resolvemos reassumir os princípios republicanos com base nos três poderes independentes e inspirados pelos ensinamentos cristãos, com base na Verdade, na Justiça e na Solidariedade, dentro dos critérios democráticos. Somos uma Associação pacífica, contra a violência de qualquer espécie, contra o terrorismo de direita ou de esquerda. Nosso maior valor, a Liberdade, encontra-se ameaçada e nossa principal arma é a difusão da Verdade de forma educativa a todos que consideramos como irmãos, mesmo que por ignorância tenham o pensamento contrário. Não defendemos qualquer partido político ou credo religioso, defendemos a Verdade pura e transparente, para que sirva como antídoto aos efeitos da mentira sobre a nossa comunidade, instituições, corpo e alma.
Cada cidadão de bem sintonizado com o conteúdo deste Manifesto é convidado a participar deste esforço coletivo de dissipar a ignorância entre nossos irmãos e extinguir a degeneração da mentira perpetrada pelos lobos em nosso tecido social. Deixemos que a Lei de Deus funcione em nossas consciências e que tenhamos forças físicas e coragem moral para o enfrentamento que as circunstâncias hoje nos convocam.
Cidadãos de todo o país, uni-vos.”
Li um texto de Tereza de Calcutá e concordei plenamente com ele, sem tirar ou por nenhuma vírgula. Vou então reproduzi-lo aqui neste espaço como se fosse eu o seu autor, com pequeníssimas alterações na forma, apenas para se adequar à minha realidade.
Na minha vida procuro ao máximo simplificar as coisas ao meu redor. É claro que isso não foi e nem é fácil principalmente para quem tem o compromisso com a verdade, com o bem e com o Cristo. Pois os homens ao longo dos séculos fizeram das questões espirituais algo cheio de complexidade.
Na atualidade encontramos um sistema religioso que faliu em muitos sentidos. Mesmo assim, considerando-se em sua grande penetração nas diversas camadas da sociedade e o poder que detém de influenciar multidões mundo afora, pode ser bastante útil à renovação do ser e à retomada de valores éticos e da fé do homem em si mesmo e em Deus.
Ocorre que, ao longo do tempo, esse sistema foi se complicando. Apareceram enxertos de doutrinas, formação de um sistema de poder religioso-temporal, supervalorização de ritos e práticas de caráter estritamente religioso, aspectos que podem contribuir para nublar a visão espiritual de muita gente. Isso se deu porque ao longo da história, a maior parte dos líderes e representantes da religião a recheou de inúmeras coisas consideradas boas para o momento em que viviam, mas que, com o passar dos anos, transformaram-se em peso morto, mostraram-se verdadeiras inutilidades frente a necessidade de abertura da visão espiritual e à humanização no meio religioso.
Lembro-me do compromisso dos escribas e fariseus da época de Cristo e me pergunto se, em nossa versão do cristianismo, não estamos copiando algo semelhante ao sistema farisaico. Será que muitos dos enxertos e da chamada modernização das práticas cristãs não se afiguram obstáculos para aqueles que buscam o caminho da espiritualidade ou que a ele deveriam ser conduzidos? Pergunto isso devido aos meus questionamentos íntimos em face dos ensinamentos de Cristo e da simplicidade da sua filosofia de vida, expressa nos santos Evangelhos.
Enquanto isso, nós, os cristãos da atualidade, fazemos, por exemplo, reuniões e mais reuniões, mas pecamos em lances elementares, tais como estabelecer quem executará o que e em que prazo, ou como se implementará o que foi decidido. Pois somos campeões em reuniões de planejamento e estratégia, algo que seria muito produtivo e bom, caso as decisões fossem postas em prática, em sintonia com a verdade cristã. À medida que reflito, tenho deparado com uma interrogação cuja resposta será importante para mim, para conseguir organizar meus próximos passos da vida espiritual. É que, ao passo que nos ocupamos de métodos, modelos e estratégias, corremos o risco de nos ver com muitas ideias e poucas realizações. Embora cheios de boa vontade, temo que possamos acabar impedindo os membros da comunidade onde atuamos, assim como aqueles que nos buscam à procura de respostas a seus questionamentos e necessidades, de encontrar ou palmilhar os caminhos de sua espiritualidade, da maneira que lhes pareça satisfatória.
Será que isso não equivale ao que escribas e fariseus faziam à sua época? Será que não corremos o risco de ressuscitar o farisaísmo na prática cristã, numa roupagem mais refinada e moderna? Esses são questionamentos que faço a mim mesmo ao entrar em contato com os ensinos dos Evangelhos e analisar os caminhos que temos tomado nos últimos dois mil anos. Sinceramente, ainda não tenho respostas para muitas das dúvidas que assomam à minha mente. Exatamente como você, também estou apenas procurando aprender e acredito que não posso aprender sem questionar, sem refletir, por mais que isso aflija qualquer um de nós.
Então me vejo pensando nas pessoas que encontro pelas ruas da Praia do Meio, de Ceará Mirim, de Caicó; em todos aqueles que posso encontrar pelos becos do mundo ou nos redutos de dor. Questiono se os modelos de planejamento, os templos suntuosos, os métodos mais requintados de educação têm cumprido sua função, desempenhando um dos papéis que julgo mais importantes para a vida cristã, que é amparar os convidados de Jesus ou fazê-los pessoas melhores. Não sei bem se tenho resposta para essas indagações, mas me atrevo a indagar. De que servem os movimentos de renovação, os decretos papais, o batismo do espírito ou as iniciações das religiões do mundo se não tornam melhores os envolvidos ou se não resgatam a dignidade do ser humano? Para que? Para que tudo isso?
Em minha pequenez, acho que precisamos resgatar a simplicidade com a máxima urgência. Não falo da simplicidade que beira a mediocridade, ou que é confundida facilmente com desleixo. Digo da simplicidade ao viver o cristianismo, na sua expressão mais pura ou genuína – pois entendo que a essência do cristianismo não são as doutrinas ou os ensinamentos, nem mesmo os dos apóstolos ou pais da igreja, tampouco dos pastores e dos intérpretes modernos. Vejo o cristianismo, em seu cerne, como a ação – o amor em ação -, exatamente como o fez Cristo, sem se ocupar em elaborar teologias ou erigir doutrinas. Ele apenas amou e serviu, nada mais. É assim que falo dessa maneira de simplificar a vida cristã, de deixar de lado as filosofias mirabolantes que intentam complicar a simplicidade do amor.
Quem sabe tenhamos a coragem de proclamar que cristianismo não é o show que chama atenção para o padre, a irmã de caridade ou o representante da música gospel? Isso tudo é muito bonito, mas fico a indagar quem, afinal, está sendo louvado e sobre que base e ensinamento esta nova mentalidade quase cristã tem-se erguido. Vejo tantos se movimentando, arregimentando seguidores, sendo aplaudidos como missionários e não vejo muita coisa sendo feita para melhorar o mundo. Muitas interpretações do Evangelho e pouco Evangelho.
Então, quando defendo simplificar as coisas, falo em voltar a Cristo, retomar o fazer, e não apenas conversar sobre o fazer. Falo em agir, e não apenas planejar. Quero me expor, em nome de Cristo, na Praia do Meio, em Ceará Mirim, em Caicó, nas cracolândias e favelas que eu tiver oportunidade de chegar perto, nos redutos pouco conhecidos da miséria humana. Em nome de Jesus, anseio por me expor pessoalmente ao próximo que precisa de mim ao lado de minha casa, na esquina das ruas, mesmo que para isso seja necessário eu mostrar uma coragem que ainda não tenho; pois não consigo parar nem mesmo ao lado de uma prostituta e procurar saber o seu nome e lhe apontar uma ajuda cristã, com medo disso manchar minha reputação, de alguém pensar que um médico, professor universitário, está negociando a compra de um corpo para o seu prazer lascivo. Ostentar batas brancas, ternos engomados, vestes sacerdotais de tecidos importados ou mesmo subir nos palcos para fazer sua apresentação de show man não é cristianismo.
Temos um compromisso com a verdade, com o bem e com o Cristo. Quem sabe possamos nos auxiliar a simplificar as coisas dentro de nós, em torno de nós e fazer um cristianismo com mais substância e menos pretensões?
Mas um cuidado é necessário, segundo tenho aprendido ao longo de minhas caminhadas. A pretexto de simplificar as coisas, tenhamos cuidado para não deformá-las, pois, embora nosso ponto de vista seja muito relativo e nossa verdade esteja longe de ser absoluta, nosso compromisso com Cristo é real, total e intransferível.
Compromisso é assumir seu lugar, seu papel e sua responsabilidade na vida. Não é nada religioso; é mais ético do que religioso ou moral. Dessa maneira, comprometer-se com Cristo é algo mais amplo e de alcance maior do que simplesmente abraçar uma tarefa num templo ou numa religião. Em minha pequenez, acredito mesmo que é fazer Cristo viver em nós. É tomar as rédeas da situação, sem ansiar por revelações, sem querer saber qual sua missão, nem mesmo esperar que venha algo de cima, do céu, para lhe dizer o que fazer.
Quem quer e quem tem de fazer, vai e faz – e basta. Ainda que na caminhada ocorram tropeços, como ocorre com todos, a pessoa continua, tropeçando, caindo, levantando-se e escorando-se. Porém, como se sente parte do grande plano de Cristo de auxiliar o mundo, e como sente Cristo viver dentro de si, vai fazendo, vai caminhando e vai construindo.
Como ninguém disse que era impossível – e mesmo se alguém o diz -, a pessoa comprometida com o Pai prossegue e faz. Constrói com simplicidade, realiza com sabor. Pois se o que se faz não produz sabor, de que adianta fazer? É preciso aliar à simplicidade o ato de saborear o fruto, degustar a realização e sentir o prazer de ver Cristo nascer em nós a cada dia, em cada mínima coisa que fizermos. E, se fizermos o mínimo, estaremos fazendo muito, desde que seja prazerosa a realização do trabalho.
Parece uma coisa tola que pensamentos hoje utilizados com muita frequência e banalidade tenha sido uma ideia criada num passado remoto onde não se pensavam ainda sobre ela. Assim acontece com a palavra xamanismo, quando o homem primitivo teve o pensamento voltado para a existência de vida fora do ambiente material no qual ele estava envolvido. É avaliado que isso pode ter acontecido há cerca de 40.000 anos antes de Cristo. Representa uma tradição mágico-religiosa em torno do xamã, do feiticeiro. Uma pessoa que em estado alterado de consciência (como um transe ou uma alucinação induzida por algum psicotrópico) entra no mundo espiritual formulado e/ou identificado por ele para obter algum tipo de ajuda.
Todas as tradições xamânicas compartilham quatro características básicas: 1. O xamã é visto como o intermediário entre o mundo material e o mundo dos espíritos; 2. O xamã só se torna tal intermediário sendo escolhido pelos espíritos e realize determinados rituais, como o toque de um tambor, a queima de um incenso, a ingestão de alguma droga; 3. Em seu estado alterado de consciência, o xamã é capaz de perguntar aos espíritos como curar determinadas doenças ou o que reserva o futuro; e 4. O xamã é responsável por perpetuar a tradição mágico-religiosa recontando mitos e histórias sagradas.
Essa ideia do xamanismo pode ter uma base há muito mais tempo, com a honra aos mortos registrada pela ciência há cerca de 600.000 anos antes de Cristo, pelos Homo heidelbergensis. Esses achados sugerem que o sepultamento tinha a intenção de lembrar ou honrar o falecido, por meio da posição do corpo, da inclusão de itens como ferramentas ou ossos de animais, e da colocação de elementos decorativos na tumba. Tal ritual no processo de sepultamento pode indicar que esta era uma das primeiras formas de prática religiosa.
Esse respeito a um corpo inerte levou por intuição à compreensão de que a essência daquele ser continuava a existir e por isso devia ser respeitado ou homenageado. Esse pensamento e sentimento passaram a ser cultivados como um ritual após a ocorrência da morte biológica e o mundo espiritual passou assim a ser construído, inicialmente com características humanas para depois se generalizar para toda a natureza. Enfim, chegamos a um momento que esse mundo espiritual podia ser acessado como nós fazemos a qualquer ponto do planeta, sem critérios éticos.
Foi por essas características que algumas religiões posteriores, como as pós abraâmicas, se opuseram as práticas xamânicas. A oposição não se dava tanto pela prática em si, pois a figura do xamã é muito próxima a do profeta, pastor ou sacerdote. Foi devido a compreensão de que o xamã obtinha seus poderes de maneira errada, através tanto de espíritos bons quanto ruins. Ainda assim o xamanismo permanece até hoje, sendo a tradição religiosa mais antiga do mundo. Qualquer povo primitivo que mantenha sua compreensão de mundo sem muita evolução, mostra a existência do xamanismo dentro dele. Mesmo se pudéssemos observar a criação de um povo ingênuo e que se desenvolvesse dentro de um tempo acelerado, iríamos observar o nascimento do xamanismo em algum ponto dessa evolução, pois essa tendência representa as ações intuitivas do raciocínio na percepção do mundo espiritual, mundo este que hoje a ciência demonstra sua existência e os próprios espíritos nos ensinam de forma clara e inteligente.