Recebi pelo whatsapp uma narrativa de direita que irei reproduzir aqui para servir de contraponto à narrativa de esquerda que reproduzi no dia anterior.
É o PT instalando o comunismo gramsciano debaixo dos nossos olhos e dos políticos ignorantes de Brasília que só pensam em levar vantagem e cargos no Executivo.
Esquecem esses políticos que todo patrimônio que eles obtiveram lícita ou ilicitamente será confiscado para o "Líder Supremo” da nação quando o PT, PSOL, PSTU, PCdoB, PDT, PPS, PSB, PP, PROS, integrantes do FORO DE SÃO PAULO instalar o novo regime e, ainda, serão fuzilados, assim como todos os que se opuserem ao Estado Comunista.
Entenda tudo o que está acontecendo no nosso país lendo a matéria abaixo, é longa, mas esclarecedora.
COMUNISMO GRAMSCIANO
Antônio Gramsci (1891 – 1937) intelectual italiano e um dos fundadores do Partido Comunista Italiano (PCI) em 1921, percebeu que a implantação do comunismo nos países ocidentais não deveria seguir o modelo russo (Lenin) do uso da violência para conquistar ou tomar o Estado, mas, sim, ao contrário, primeiro conquistar o Estado e depois, então, a aplicação da violência para finalizar o processo.
Nessa concepção, destaca-se o valor atribuído ao seu entendimento de Sociedade Civil como sendo o espaço social onde deve ocorrer a luta pela hegemonia, para que a classe subalterna passe a ser a Classe Dirigente.
Um grupo social da Classe Dirigente, assumindo o controle da Sociedade Política (Estado), permite que o partido da Classe Dirigente seja posicionado acima do Estado.
A manobra é simples, lenta e gradual. Utiliza-se dos instrumentos legais e políticos da democracia para, de forma pacífica e sorrateira, minar e enfraquecer as principais trincheiras democráticas: Executivo, Legislativo, Judiciário, Forças Armadas, Religião e a Família.
Usando a propaganda subliminar, o populismo e a demagogia, as consciências são entorpecidas e é criada a sociedade massificada para a luta pela hegemonia.
O envolvimento estratégico também é simples e eficaz, conduzindo o processo em três fases.
Na primeira, organiza o Partido das Classes Subalternas e luta pela ampliação das franquias democráticas para facilitar a ação política, explorando as deficiências e vulnerabilidades do governo.
Na segunda, luta pela hegemonia das classes subalternas, criando as condições para a tomada do poder.
Na terceira fase, toma o poder, impondo novos valores e princípios através de uma nova ordem.
O “socialismo pacífico” é a etapa intermediária para o “socialismo marxista”, o marxismo-leninismo, o comunismo...
Preso em 1926, escreveu na prisão “Cadernos do Cárcere” contendo o seu pensamento para a tomada do poder de forma pacífica. Foi libertado pouco antes de morrer em 1937.
O gramscismo contagiou países da Europa e, hoje, está transbordando na América do Sul.
A PENETRAÇÃO GRAMCISTA NO BRASIL
FINALIDADE
Criar as melhores condições para transformar o Brasil em uma República Socialista sob a inspiração de Antônio Gramsci.
OBJETIVOS
1 – Obter a hegemonia na sociedade civil.
2 – Obter a hegemonia na sociedade política (Estado)
3 – Estabelecer o domínio do intelectual coletivo (Partido Classe)
4 – Silenciar os intelectuais independentes
MÉTODOS
Realizar a transformação intelectual e moral da sociedade pelo abandono de suas tradições, usos e costumes, mudando valores culturais de forma progressiva e contínua, introduzindo novos conceitos que, absorvidos pelas pessoas, criam o “senso comum modificado”, gerando uma consciência homogênea construída com sutileza e sem aparente conteúdo ideológico, buscando a identificação com os anseios e necessidades não atendidas pelo poder público.
Assim é estabelecido o desejo de mudança em direção a um mundo novo, com a sociedade controlada através dos mecanismos de uma “democracia popular”, onde os pensamentos livres, temendo o rótulo de retrógrados ou alienados, se submetem a uma prisão sem grades, calando a voz da divergência existente dentro de si e se deixam, assim, vencer pelo “senso comum modificado”.
Este prossegue intoxicando a sociedade, sob a égide do Estado, usado para reduzir e suprimir a capacidade de reação individual e coletiva. Nesse momento, está construída a base para a “tomada do poder” e consequente implantação do Estado Socialista.
AÇÕES QUE TÊM ENFRAQUECIDO AS TRINCHEIRAS DA DEMOCRACIA NO BRASIL
I – NOS PARTIDOS POLÍTICOS
1 – Estimular o número elevado de partidos para enfraquecer a oposição e facilitar a tática de “aliança”, favorecendo o “partido classe”.
2 – Manter a regionalização dos partidos; o controle por caciques ou oligarquias regionais afeta a unidade nacional, favorecendo o enfraquecimento dos partidos políticos de oposição e favorecendo o “partido de classe”, que possui “unidade de comando”.
3 – Admitir a pluralidade de esquerda para ser bem explorada pelo “partido classe” por tempo determinado.
4 – Esvaziar as poucas lideranças da oposição através de patrulhamento e ataque (dossiê) direto ou indireto (parentes)
5 – Criar fatos novos para o esquecimento das mazelas de militantes do “partido classe” e aliados.
6 – Afastar ou mudar de cargo o militante com erro focado pela mídia de oposição, para a sua proteção e do “partido classe”.
7 – Usar a “mídia da situação” para silenciar as mazelas dos militantes dos militantes do “partido classe”.
8 – Infiltrar militantes nos outros partidos para obter o seu controle e esvaziar os líderes de oposição, os neutros e os que não são adeptos do “partido classe”.
II – NO EXECUTIVO
1 – Criar aparelhos governamentais de coerção.
2 – Distribuir cargos em órgãos e empresas públicas para militantes do partido-classe e seus aliados, em todos os níveis da administração (federal, estadual e municipal), (aparelhar o Estado).
3 – Criar uma estrutura policial que possa ser transformada em Guarda Nacional ou Guarda Pessoal ou em Polícia Política (Polícia Federal, Força Nacional) para emprego imediato, quando chegar o momento oportuno.
4 – Ampliar o “curral eleitoral” usando o assistencialismo como fim e não como meio, mantendo o benefício por tempo indeterminado.
5 – Manter o “curral eleitoral” através de um sistema de ensino, controlando o baixo nível de aprendizagem e desenvolvimento da inteligência.
6 – Silenciar a imprensa através de emprego da verba pública destinada à propaganda, mantendo a população sem informação correta.
7 – Neutralizar políticos de oposição e aliados através de distribuição de dinheiro, cargo público ou qualquer outro tipo de benefício pessoal ou familiar.
8 – Criar ou fortalecer um organismo sul-americano para diminuir a importância da OEA (EUA).
9 – Participar de um bloco sul-americano de repúblicas socialistas democráticas.
10 – Facilitar a penetração cultural e a projeção dos intelectuais orgânicos.
11 – Denegrir heróis nacionais.
12 – Enaltecer militantes da ideologia marxista.
13 – Desmerecer fatos e vultos marcantes da História Nacional.
14 – Impedir a tomada da Consciência Nacional.
15 – Entorpecer a Vontade Nacional.
16 – Eliminar valores do processo histórico-cultural nacional.
17 – Mudar usos e costumes.
18 – Enfraquecer o moral nacional.
19 – Mudar traços da identidade nacional.
20 – Mudar valores e princípios ético-morais.
21 – Enfraquecer a família.
22 – Enfraquecer a coesão nacional.
23 - Lançar a discórdia no seio da população.
24 – Desviar o foco dos debates em torno de questões relevantes em áreas estratégicas (saúde, educação, segurança, defesa, etc.) isentando o Governo de responsabilidade pelas deficiências e vulnerabilidades.
25 – Estabelecer um poder paralelo ao do Estado (Conselho de Política Externa, Comissão de Direitos Humanos, etc.)
26 – Alimentar as ONGs com o dinheiro público e estimular outras para atuarem na sociedade civil, apoiando direta ou indiretamente a luta pela sua hegemonia.
III – NO LEGISLATIVO
1 – Eleger militantes do Partido-Classe.
2 – Unir temporariamente os partidos de mesma ideologia.
3 – Fazer alianças com partidos de ideologia oposta.
4 – Desmoralizar o legislativo, mantendo privilégios, barganhas e a falta de espírito público.
5 – Criar leis para dar respaldo às mudanças de usos, costumes e valores da nacionalidade brasileira.
6 – Obter o controle do Legislativo para conquistar o domínio da sociedade política (Estado), através do Partido-Classe.
7 – Enfraquecer o Legislativo como fiscal do Executivo.
8 – Submeter o Estado ao controle do Partido-Classe.
IV – NO JUDICIÁRIO
1 – Retardar ou impedir a modernização da estrutura do judiciário.
2 – retardar ou impedir o aperfeiçoamento do judiciário.
3 – Estimular o corporativismo extremado na magistratura.
4 – Manter o magistrado afastado do povo e das suas necessidades.
5 – Difundir na sociedade civil as ideias de parcialidade, ineficiência e improbidade do judiciário.
6 – Desacreditar o judiciário perante as classes subalternas, explorando a lentidão funcional e a corrupção e privilégios dos magistrados como funcionários públicos.
7 – Aparelhar o judiciário com material humano de interesse.
V – NAS ESCOLAS
1 – Usar as universidades como refúgio ideológico.
2 – Buscar a hegemonia nos meios intelectuais.
3 – Construir nova massa de manobra, usando as universidades, a mídia e as editoras.
4 – Criar a geração revolucionária nas escolas de ensino médio.
5 – Usar professores da nova massa de manobra no ensino básico (fundamental e médio).
6 – Fortalecer o controle do sistema de ensino que não ensina a pensar, através do MEC
7 – Apagar a memória do povo reescrevendo a história do Brasil para fatos e vultos nacionais relevantes.
8 – Mudar valores e princípios ético-morais (professores homossexuais no ensino médio e fundamental, alterando a estrutura familiar).
9 – Enfraquecer a vontade nacional.
10 – Transformar a consciência nacional em consciência do partido político.
11 – Controlar escolas e universidades particulares através de sindicatos e cm uma reforma universitária.
VI – NAS FORÇAS ARMADAS
1 – Enfraquecer a união dos militares, afastando os militares da ativa dos militares inativos.
2 – Enfraquecer o “espírito de corpo”, separando os oficiais generais da tropa.
3 – Introduzir, a curto prazo, o uso de drogas entre os militares.
4 – Disseminar, a médio prazo, o homossexualismo entre os militares.
5 – Preparar, a longo prazo, as gerações de chefes militares que servirão ao governo, e não à pátria, modificando a grade curricular das escolas de formação.
6 – Enfraquecer a credibilidade e a confiança da população nas forças armadas.
7 – Desestimular profissionalmente os militares que servem à pátria e não ao governo.
8 – Criar o ambiente em que os oficiais terão apenas a visão da expressão militar e não de todo o poder nacional.
9 – Enfraquecer o “espírito combativo”, de fundamental importância no confronto bélico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O pensamento de Gramsci está sendo aplicado de forma dissimulada e protegida pelas franquias da democracia, tornando difícil a sua identificação.
Conhecendo o pensamento de Gramsci, as técnicas para a sua aplicação e com uma análise paciente e detalhada da conjuntura nacional, chega a ser surpreendente a infiltração do marxismo-gramscismo na sociedade brasileira, cujo impacto no sistema político brasileiro poderá ser, a médio prazo, irreversível.
Esta narrativa da direita pode ser comparada com a narrativa da esquerda, conferir os fatos da realidade ao nosso redor e usar a lógica para garimpar a verdade.
Está acirrada a disputa ideológica entre a direita e a esquerda no Brasil, desde a gerência do PT durante 13 anos na presidência, e a pior crise ética e financeira que o país enfrentou. Vejamos o que diz Carlos D’Incao, num artigo postado no Facebook e que tive acesso pelo whatsapp.
E SE A DIREITA VENCER?
E se a direita vencer todos os pleitos eleitorais de 2018? E se ela conseguisse colocar Lula na cadeia e criminalizasse o PT e todos os partidos de esquerda? Não é esse o sonho do mercado e da elite tupiniquim?
Pois então, façamos um pequeno passeio pelo sonho do mercado e das elites que comandam hoje o país e vejamos o que ele teria para oferecer ao povo brasileiro...
Em primeiro lugar teríamos uma radical reforma previdenciária para “modernizar” o país. Afinal, o que são – para a direita – aqueles que não conseguem os benefícios da aposentadoria privada? São vagabundos que não tiveram o mérito de poupar dinheiro ou ex-parasitas oriundos do funcionalismo público e que mamavam nas tetas do Estado...
Os direitos trabalhistas virariam uma miragem e apenas a livre negociação reinaria. “Nada mais justo”, pensariam os liberais seguidores de Dória e companhia. Sindicatos, considerados um insulto ao espírito empreendedor, morreriam de inanição.
E assim iniciaríamos o país onde os justos patrões dão o justo salário aos bons trabalhadores.
Serviço público? Para que e para quem? Para que ter saúde pública se a privada é melhor? Teríamos o fim da “injustiça” de se cobrar impostos daqueles que cuidam de sua saúde em benefício dos ignóbeis que se estropiam devido aos vícios e maus hábitos...
E a mesma lógica seria aplicada para a educação, para o transporte e para qualquer outra coisa que hoje é pública e que a direita deseja colocar nas mãos do mercado privado...
Aqueles que querem estudar, que paguem. Aqueles que querem mais conforto, que poupe dinheiro para comprar um carro. E aqueles que não tem dinheiro, que trabalhem mais!
Afinal, para a elite o pobre só é pobre porque é pobre de espírito. É porco, é vagabundo, é sujo, é irresponsável, é ignorante, é devasso, é bebum... Sua família é um bando... Uma verdadeira “ninhada” fruto da irresponsabilidade sexual de pais e mães que se reproduzem como os bichos...
Se a direita ganhasse, teríamos finalmente um país sem aquilo que a elite mais detesta nesse mundo – o povo brasileiro.
Que se encerrem as cotas que beneficiam apenas a escória! Que se acabe com a bolsa família que estimula a vagabundagem! E o que é esse programa “Minha casa, minha vida” senão um grande cortiço, dado praticamente de graça, para essa gente feia e pequena?
O Brasil seria finalmente uma “casa limpa e arrumada”. A Ordem e a moral acabariam com a “devassidão esquerdista”. “Castração química para homossexuais!” “Censura para tudo que é indecente!” “Paulada nos insatisfeitos!” “Forca para os criminosos!”
Pois é... a direita é sobretudo o ódio que se alimenta de seu próprio ódio...
E de onde vem tanto ódio?
Vem de longe... Vejamos...
Caso singular na História, a elite brasileira é a única que se envergonha do seu país e tem ódio do seu próprio povo.
Sempre foi assim...
Até o século XVIII as elites se envergonhavam de sua origem negra e indígena. Seu sonho era voltar para Portugal... Mas em Portugal essa elite era considerada mestiça e desterrada... em Lisboa eram vistas como “dejetos endinheirados” ...
E por isso eram cuspidas de volta para o Brasil...
Aqui possuíam suas terras e tiravam sua renda. Para além disso, aqui podiam expurgar sua frustração de serem rejeitadas na metrópole... Tinham a mão pesada com os negros e os índios. E dessa violência uma multidão de mulheres negras e indígenas pariu uma nação de filhos bastardos, indesejados e desvalidos.
Por isso, a negação da brasilidade das elites é mais que um gesto de anti-patriotismo, é uma negação de paternidade... Uma tentativa de se eximir das responsabilidades dos filhos que elas mesmas geraram, fora do casamento, “na cozinha”, “no mato”, “no cabaré”, quase sempre pelo uso da força...
No século XIX, a elite brasileira quis se tornar francesa... E isso durou até o início da República... Trazia pesados casacos do rigoroso inverno europeu para exibi-los no verão carioca...
E ainda naquele século, promoveram a primeira grande tentativa de exterminar a nossa brasilidade, dando generosos incentivos para os europeus trabalharem e conseguirem terras no país.
A nossa grande onda migratória foi o reverso daquela ocorrida nos EUA. Ali os emigrantes receberam cidadania com a contrapartida de lutarem contra a escravidão e pela unificação de um país dividido pela guerra civil.
Aqui os emigrantes receberam a cidadania para consolidar a exclusão social da maioria dos trabalhadores brasileiros (ex-escravos negros) e dividir o país entre os “civilizados” europeus e os “incorrigíveis” brasileiros...
Por fim chegamos nos dias atuais quando a nossa elite brasileira sonha em virar norte-americana... Continua se rebaixando a um país estrangeiro em detrimento do seu próprio país, como sempre fez...
Não se importa em ficar – feito gado – horas a fio numa imensa fila para tirar um “visto” de turista para visitar a Disneylândia... E já no aeroporto descobre que não é bem-vinda... pois é latino-americana...
Novamente ela é cuspida de volta para o Brasil... E aos prantos se despede do Mickey e do Pateta... Entra raivosa na nossa pátria, lamentando ser brasileira...
Ela sempre quis ser de outro país, mas nunca se esforçou em criar um país melhor...
Pois a rigor, nossa elite nunca teve um plano de governo, um plano de país... apenas se limitou a ter um plano de família. E o plano sempre foi deixar o país...
Na impossibilidade de deixa-lo, quer vende-lo barato para os estrangeiros (preferencialmente os norte-americanos). Talvez tenha a ilusão burlesca de que possa vir a ganhar a cidadania americana, se leiloar todas nossas riquezas...
E essa elite se representa por uma direita que quer exterminar – com todas as forças – um povo que, de secular tradição, ela sempre detestou.
Por isso a vitória da direita é a derrota do povo brasileiro. Por isso o nosso judiciário precisa tratar as lideranças da esquerda como bandidos... como gente imprestável... Uma gente que ousou um dia tentar vangloriar o Brasil com o Slogan, “Sou brasileiro, não desisto nunca!”.
Sim, o Brasil viveu uma época singular em que o povo tentou se olhar com um pouco mais de dignidade e amor próprio. E essa felicidade tinha que ser violentada por uma elite que quer provar que somos os piores em tudo. Que precisa mostrar a todos nós que não há no mundo um povo tão corrupto e imprestável.
Obviamente que o ódio é semeado também para que a miséria imposta ao povo seja considerada justa. O sistema político e o poder judiciário estão nas mãos da direita para criar um verdadeiro estado de terra arrasada. Querem matar qualquer esperança de cada brasileiro de um dia viver em um país melhor, pois isso é inconcebível para a elite brasileira.
E qual seria o fim disso? Simples: o fim do próprio Brasil. A vitória da direita é, em síntese, a decretação de nossa fragmentação territorial, a total perda de nossa soberania e a instauração da barbárie a níveis estratosféricos.
Ela vence, o país acaba.
Por isso é importante alertar que uma batalha decisiva está por vir em 2018. Com Lula ou sem Lula, é preciso defender – nas urnas e nas ruas – o Brasil do perigo de seu próprio extermínio.
A direita tem apenas o ódio. Mas o ódio ganha votos até certo ponto. Pois o povo não consegue compartilhar de um ódio tão grande, com raízes tão profundas e contra ele próprio...
Por isso, com medo de que o povo a rejeite nas urnas, a direita quer liquidar com a democracia e com o presidencialismo no Brasil antes de 2018...
Saber o que está em jogo é a condição fundamental para vencê-lo. E cabe a cada um de nós, que estamos do lado do Brasil, lutarmos contra as hordas da direita, financiada por uma elite que odeia o nosso país, mais do que qualquer estrangeiro.
Não podemos duvidar, enfim, que a solução para o Brasil está e surgirá das mãos do seu próprio povo. Por mais que o concreto de ódio das elites tente sufocar toda uma nação, sempre teremos a força para vencê-lo.
Como já disse um dia nosso maior poeta, “Mas eis que o labirinto – razão e mistério – presto se desata: Em verde, sozinha, anti-euclidiana, uma orquídea forma-se.” E ela nasce... vencendo o ódio, o medo e o concreto...
Esta é uma narrativa de esquerda que devemos avaliar com a mente crítica, assim como devemos fazer com as narrativas de direita, para não sermos englobados pelos equívocos ou más intenções dos outros.
Recebi pelo whatsapp um relato de alguém muito simples e sinaliza que a ideia da Família Universal existe dentro do nosso imaginário intuitivo e que só depende de nós, conseguir nos livrarmos da clausura dos instintos animais para ela surgir com força suficiente e modificar nossa sociedade. Eis a história:
Antes de ir para casa, eu sempre tomava banho em um banheiro público, para que meus filhos não soubessem qual era o meu trabalho.
Eu nunca contei aos meus filhos sobre o meu emprego. Eu não queria que eles se envergonhassem.
Quando minha filha mais nova perguntava o que eu fazia, eu geralmente respondia que era um trabalhador...
Eu queria mandar minha filha para a escola, para que ela fosse educada. Eu nunca quis que alguém olhasse para ela como olham para mim.
Eu investi cada centavo que economizei na educação da minha filha. Eu nunca comprei uma camisa nova para mim. Ao invés disso, comprava livros para ela.
Eu trabalho em um lixão.
Um dia, antes da minha filha entrar na universidade, eu não tinha dinheiro suficiente para a matrícula.
Eu não consegui trabalhar naquele dia. Me sentei no lixo e tentei esconder as minhas lágrimas.
Meus colegas me observavam mas ninguém veio até mim. Eu tinha falhado e meu coração estava em pedaços. Eu não sabia o que dizer à minha filha quando chegasse em casa e ela me perguntasse sobro o dinheiro da matrícula.
Eu nasci pobre. Eu acreditava que nada de bom poderia acontecer com alguém pobre.
Depois do trabalho, todos os meus colegas vieram a mim, se sentaram ao meu lado e perguntaram se eu os via como irmãos.
Antes que eu pudesse responder, eles me deram todos os seus ganhos do dia. Quando eu recusei, eles insistiram: “Nós passaremos fome hoje, se for necessário, mas nossa filha precisa ir para a Universidade.” Eu fiquei sem palavras.
Nesse dia eu não tomei banho e fui para casa como catador de lixo,
Em breve, minha filha se formará na universidade. Três das minhas filhas não querem mais que eu trabalhe. Uma delas tem um trabalho de meio período e três delas dão aulas particulares. Mas elas frequentemente me levam para o trabalho e levam comida para mim e para todos os meus colegas.
Eles riem e perguntam porque elas fazem isso tão frequentemente. Minha filha diz aos meus colegas: “Um dia, todos vocês passaram fome para que eu pudesse ser aquilo que sou hoje. Rezem por mim, para que eu possa trazer comida para todos vocês todos os dias.”
Enquanto isso, eu não me sinto mais como um homem pobre. Não é possível ser pobres com filhas assim!
Essa é a história que um homem pobre contou ao fotojornalista GMB Akash, que a compartilhou em sua página no Facebook.
Em comunidade de pessoas pobres, o sentimento de solidariedade surge e se alastra, mesmo que não atinja grandes dimensões. É sinal que as lições de Jesus são verdadeiras e que chegaremos realmente a construir o Reino do Deus
Somos todos transeuntes pelas estradas da vida. Cada um com seu destino, suas metas, dores, alegrias e relacionamentos. Costumamos olhar ao lado e avaliar que a vida que o outro leva é melhor, tem mais glamour que a nossa. Mesmo no ambiente de espiritualidade racionalizada, que pretende aplicar o cristianismo redivivo, como nos Centros Espíritas, muitas vezes desejamos ser como aquele orador que é tão festejado com aplausos; ou como aqueles que escrevem e geram admiração que fascina. Chegamos a sentir inveja do médium que recupera a saúde do próximo com os seus passes magnéticos, ou até quando dar uma orientação segura, no diálogo fraterno, aquelas mentes tumultuadas. Pensamos algumas vezes que gostaríamos de ter a capacidade de ver o mundo espiritual ou ter capacidade de materializar espíritos desencarnados como alguns médiuns demonstram.
No entanto, ao invés disso, somos decepcionados por nossa pequena capacidade mediúnica e chegamos até a ficar confusos. As entidades que porventura usam nossos recursos são sempre tão doentes quanto nós. Chegam, e nada dizem de original, falam apenas do trivial, sem palavras candentes, sem páginas brilhantes, sem recuperações orgânicas milagrosas, sem informações retumbantes, sem visões celestes e sem ectoplasmias atraentes. Mas, eles deixam uma lição que muitas vezes passa despercebida: a necessidade de renovação e trabalho.
Como estudantes do Evangelho, sabemos que possuímos a centelha de Luz do Criador, mas como fazer para difundi-la? A mediunidade deslumbrante nos deixa com essa parcela de inveja, como se aquela luz tão festejada por tantos tivesse a capacidade de nos atrair, como insetos para a lâmpada, sem percebermos que os festejos mundanos, muitas vezes promovidos por enganados e enganadores, que possuem as mesmas doenças que possuímos, podem nos desviar de nossa meta. Para difundir a Luz do Criador, basta seguirmos com coerência as lições que o Mestre nos deixou através do Evangelho, sempre com a conduta reta, procurando fazer a reforma íntima constantemente.
Devemos ficar atentos para os transeuntes da carruagem dourada da mediunidade deslumbrante. Mesmo que exibam um tesouro mediúnico de alta expressão fenomênica, não podem ignorar as leis do mundo espiritual e se guiar pelos aplausos do mundo material. Seguindo essas tentações, enquanto se divertem, aumentam compromissos, agravam responsabilidades. Não podem esquecer que todos os louvores que a matéria recebe, termina com a carne no frio do sepulcro. Pode ser que mesmo na vida material, essas pessoas tão deslumbrantes sintam o abandono dos seus admiradores, e podem se arrepender de tanto ostracismo que fizeram da vida espiritual, mas, nesse momento, pode ser tarde demais...
Não podemos esquecer qual o sentido da mediunidade. Reconhecer a existência do mundo espiritual e usar a consciência com coerência para refazer nossos passos errados construindo um novo futuro.
Aqueles que já passaram pelo túmulo e se encontram do outro lado da vida, e que conseguem de alguma forma um contato conosco, mostram com seus sofrimentos uma advertência para que não passemos por aquilo que eles passaram. Talvez não sejamos um grande médium, mas sejamos um obreiro do Amor, que não é ignorado pelos infelizes.
O Mestre Jesus, o médium de Deus, nos deixou suas lições. Evitava magos e adivinhos, sensitivos e profetas, videntes e escribas, oradores e curadores; Ele selecionava os atormentados, doentes, sofredores e perturbados por onde andava. Erguia do lodo e amparava do abismo os que enlouqueciam.
Essas lições talvez nos proteja da atração do deslumbramento material e nos faça ver a importância da sutileza da Luz que vem do Criador e que da mesma maneira devemos difundi-la.
Uma das personalidades mais marcantes na divulgação do Evangelho que conheço, que utilizo os seus textos em minhas diversas produções, é Emanuel, o mentor de Chico Xavier e autor espiritual de livros fantásticos, como “Paulo e Estêvão” e “Há 2.000 anos”.
Tive a oportunidade de encontrar na net um trabalho de pesquisa de João Batista Cabral sobre as vidas de Emanuel, que merece ser reproduzido neste espaço.
Emmanuel, exatamente assim, com dois “m” se encontra grafado o nome do espírito, no original francês “L’évangile selon le spiritisme”, em mensagem datada de Paris, em 1861 e inserida no cap. XI, item 11 da citada obra, intitulada “O egoísmo”.
O nome ficou mais conhecido, entre os espíritas brasileiros, pela psicografia do médium mineiro Francisco Cândido Xavier. Segundo ele, foi no ano de 1931 que, pela primeira vez, numa das reuniões habituais do Centro Espírita, se fez presente o bondoso espírito Emmanuel.
Descreve Chico: “Via-lhe os traços fisionômicos de homem idoso, sentindo minha alma envolvida na suavidade de sua presença, mas o que mais me impressionava era que a generosa entidade se fazia visível para mim, dentro de reflexos luminosos que tinham a forma de uma cruz.
Convidado a se identificar, apresentou alguns traços de suas vidas anteriores, dizendo-se ter sido senador romano, descendente da orgulhosa “Gens Cornelia” e, também sacerdote, tendo vivido inclusive no Brasil.
De 24 de outubro de 1938 a 9 de fevereiro de 1939, Emmanuel transmitiu ao médium mineiro as suas impressões, dando-nos a conhecer o orgulhoso patrício romano Públio Lentulus Cornelius, em vida pregressa Públio Lentulus Sura, e que culminou no romance extraordinário: Há dois mil anos.
Públio é o homem orgulhoso, mas também nobre. Roma é o seu mundo e por ele batalha.
Não admite a corrupção, mostrando, desde então, o seu caráter íntegro. Intransigente, e sofre durante anos, a suspeita de ter sido traído pela esposa a quem ama.
Para ela, nos anos de mocidade, compusera os mais belos versos: “Alma gêmea da minhalma / Flor de luz da minha vida / Sublime estrela caída / Das belezas da amplidão...” e, mais adiante: “És meu tesouro infinito / Juro-te eterna aliança / porque eu sou tua esperança / Como és todo o meu amor!”.
Tem a oportunidade de se encontrar pessoalmente com Jesus, mas entre a opção de ser servo de Jesus ou servo do mundo, escolhe a segunda.
Não é por outro motivo que escreve, ao início da citada obra mediúnica: “Para mim essas recordações têm sido muito suaves, mas também muito amargas. Suaves pela rememoração das lembranças amigas, mas profundamente dolorosas, considerando o meu coração empedernido, que não soube aproveitar o minuto radioso que soara no relógio da minha vida de Espírita, há dois mil anos.
Desencarnou em Pompéia, no ano 79, vítima das lavas do vulcão Vesúvio, cego e já voltado aos princípios de Jesus.
Cinquenta anos depois, no ano de 131, ei-lo já de retorno ao palco do mundo. Nascido em Éfeso, de origem judia, foi escravizado por ilustres romanos que o conduziram ao antigo país de seus ascendentes. Nos seus 45 anos presumíveis, Nestório mostra no porte israelita, um orgulho silencioso e inconformado.
Apartado do filho, que também fora escravizado, tornaria a encontra-lo durante uma pregação nas catacumbas onde ele, Nestório, tinha a responsabilidade da palavra. Cristão desde os dias da infância, é preso e, após um período no cárcere, por manter-se fiel a Jesus, é condenado à morte.
Junto com o filho, Ciro, e mais uma vintena de cristãos, num fim de tarde, foi conduzido ao centro da arena do famoso circo romano, situado entre as colinas do Célio e do Aventino, na capital do Império.
Atado a um poste por grossas cordas presas por elos de bronze, esquelético, munido apenas de uma tanga que lhe cobria a cintura, até os rins, teve o corpo varado por flechas envenenadas. Com os demais, ante o martírio, canta, dirigindo os olhos para o Céu e, no mundo espiritual, é recebido pelo seu amor, Lívia.
Pelo ano 217, peregrina na Terra outra vez. Moço, podemos encontra-lo nas vestes de Quinto Varro, patrício romano, apaixonado cultor dos ideais de liberdade. Afervorado a Jesus, sente confranger-lhe a alma a ignorância e a miséria com que as classes privilegiadas de Roma mantinham a multidão.
O pensamento do Cristo, ele sente, paira acima da Terra e, por mais que lute a aristocracia romana, Varro não ignora que um mundo novo se formava sobre as ruínas do velho.
Vítima de uma conspiração para mata-lo, durante uma viagem marítima, toma a identidade de um velho pregador de Lyon, de nome Corvino. Transforma-se em Irmão Corvino, o moço, e se torna jardineiro. Condenado à decapitação, tem sua execução sustada após terceiro golpe, sendo-lhe concedida a morte lenta, no cárcere.
Onze anos após, renasce e toma o nome de Quinto Celso. Desde a meninice, iniciado na arte da leitura, revela-se um prodígio de memória e discernimento.
Francamente cristão, sofreu o martírio no circo, amarrado a um poste untado com substância resinosa a qual é ateado fogo. Era um adolescente de mais ou menos 14 anos.
Sua derradeira reencarnação se deu a 18 de novembro de 1517 em Sanfins, Entre-Douro-e-Minho, em Portugal, com o nome de Manoel da Nóbrega, ao tempo do reinado de D. Manuel I, o Venturoso.
Inteligência privilegiada, ingressou na Universidade de Salamanca, Espanha, aos 17 anos. Aos 21, está na faculdade de Cânones da Universidade, onde frequenta as aulas de direito canônico e de filosofia, recebendo a láurea doutoral em 14 de junho de 1541.
Vindo ao Brasil, foi ele quem estudou e escolheu o local para a fundação da cidade de São Paulo, a 25 de janeiro de 1554. A data escolhida, tida como o dia da conversão do apóstolo Paulo, pretende-se seja uma homenagem do universitário Manoel da Nóbrega ao universitário Paulo de Tarso.
O historiador paulista Tito Lívio Ferreira, encerra sua obra “Nóbrega e Anchieta em São Paulo de Piratininga” descrevendo: “Padre Manoel da Nóbrega fundara o Colégio do Rio de Janeiro. Dirige-o com o entusiasmo de sempre. Aos 16 de outubro de 1570, visita amigos e principais moradores. Despede-se de todos, porque está, informa, de partida para a sua Pátria. Os amigos estranham-lhe os gestos. Perguntam-lhe para onde vai. Ele aponta para o Céu”.
No dia seguinte já não se levanta. Recebe a Extrema Unção. Na manhã de 18 de outubro de 157, no próprio dia de seu aniversário, quando completava 53 anos, com 21 anos de ininterruptos serviços ao Brasil, cujos alicerces construiu, morre o fundador de São Paulo.
E as últimas palavras de Manoel da Nóbrega são: “Eu vos dou graças, meu Deus, Fortaleza minha, refúgio meu, que marcastes de antemão este dia para a minha morte, e me destes a perseverança na minha religião até esta hora”.
E morreu sem saber que havia sido nomeado, pela segunda vez, Provincial da Companhia de Jesus no Brasil: a terra de sua vida, paixão e morte.
A título de curiosidade, encontramos registros que o deputado Freitas Nobre, já desencarnado na atualidade, declarou, em programa televisivo da TV Tupi de São Paulo, na noite de 27 para 28 de julho de 1971, que ao escrever um livro sobre Anchieta, teve a oportunidade de encontrar e fotografar uma assinatura de Manuel da Nóbrega, como E. Manuel.
Assim, o E inicial do nome do mentor de Francisco Cândido Xavier se deveria à abreviatura de Ermano, o que, segundo ele, autorizaria a que o nome fosse grafado Emanuel, um “m” somente e pronunciado com acentuação oxítona.