Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
19/05/2024 00h01
SIGNIFICADO DE NEFASTO

A Enciclopédia Significados traz a explicação do que é Nefasto:



Nefasto é um adjetivo masculino que significa algo de mau agouro, que provoca desgraça ou referente à um período de luto e tristeza.



A palavra se origina do latim nefastus, que na Roma antiga era utilizada para os chamados dies nefastus, dia em que o tribunal era fechado e seria ilegal despachar assuntos jurídicos.



Na contemporaneidade, a palavra Nefasto sempre foi associada com as trevas ou algo que é mau. Normalmente, dizemos que algo ou alguém é nefasto quando desperta sensações de tristeza, luto ou pensamentos associados à morte e ao que é fúnebre.



O Nefasto também está associado com o desconhecido, maléfico ou diabólico. Tudo que causa azar, consequências negativas ou prejuízo para outras pessoas.



Percebo com bastante clareza o momento sombrio que estamos vivendo na nossa nação brasileira, com uma administração nacional sendo feita por uma pessoa condenada por diversos crimes cometidos e outros que não foram nem ao menos colocados no rol das acusações, mas que nós, brasileiros conscientes, que verificamos as narrativas e conseguimos discernir o certo do errado, sabemos que existem.



Essa pessoa nefasta conseguiu cooptar pessoas da mesma estirpe e criou uma gangue de colarinho branco, com cargos em altos postos administrativos, principalmente no Supremo Tribunal Federal. Essa quadrilha administrativa, de forma ousada, passou a cooptar um contingente suficiente para tirar o “chefe” da cadeia e coloca-lo de volta na cadeira da presidência, evitando de todas as formas a transparência no processo eleitoral.



Hoje, a grande maioria da população, formada de pessoas honestas, sabem que a presidência da República foi ocupada de forma ilícita, mas que não temos instituições livres e soberanas para cumprir o seu dever frente à Constituição. Somos obrigados a sobreviver sob este manto de iniquidades que foram colocados sobre nós por essas pessoas nefastas. Pagamos o imposto mais caro do mundo e recebemos de volta o mínimo para nos mantermos funcionalmente e gerando mais impostos. Não temos educação, saúde ou segurança. Nossos recursos são desviados para outros países de mesma índole nefasta. Não podemos dizer o que pensamos, da realidade que estamos vivendo. Somos presos de forma coletiva ou individual, sem direito de defesa. Somos bombardeados por falsas informações geradas como narrativas enviesadas pelos veículos de comunicação. Textos como este que estou digitando agora não posso divulgar com toda a amplidão que é merecida, pois certamente serei alcançado pelo poder das trevas. O máximo que posso fazer é publicar neste pequeno espaço que não é alcançado por grande número de pessoas. É a contribuição que o Pai permite que eu faça e que Ele deverá costurar com outras iniciativas de acordo com Sua sabedoria.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 19/05/2024 às 00h01
 
18/05/2024 00h01
SIGNIFICADO DE SINISTRO

            A Enciclopédia Significados traz a explicação do que é Sinistro:



            Sinistro é uma palavra com origem no termo em latim sinistru e significa esquerdo, funesto, ameaçador, assustador, desgraçado. Também pode ser sinônimo de desastre, acidente, grande prejuízo ou naufrágio.



            A origem da palavra remete para o lado esquerdo, ou para um indivíduo que é canhoto. Como a grande maioria das pessoas usa a mão direita, quando tentam cumprir alguma tarefa com a mão esquerda o resultado não é positivo. Por esse motivo, a palavra começou a ganhar o sentido de “desastrado” ou “desvantajoso”.



             O significado da palavra continuou evoluindo, e atualmente a palavra sinistro tem uma conotação negativa (em quase todos os casos).



            O sinistrismo é um sinônimo de mancinismo ou canhotismo e consiste na utilização dos membros esquerdos para a realização de diferentes tarefas.



            No contexto jurídico e dos seguros, um sinistro é um acidente que causa prejuízo em algum bem que está segurado. Nesta área, um dos sinistros mais comuns são acidentes entre veículos motorizados.



            Na gíria, e principalmente para pessoas mais jovens, a palavra sinistro tem um significado completamente oposto, descrevendo uma pessoa ou acontecimento “legal”, “maneiro”, “impressionante”. Por exemplo: “O filme de ontem foi o melhor que eu já vi! Foi sinistro!”



            Podemos observar como as palavras trazem um conteúdo que se aplica muito bem à realidade. Vivemos no Brasil e no mundo uma dicotomia entre os seres humanos que se dividem ideologicamente entre Esquerda e Direita. Verificamos que Esquerda se refere a posições revolucionárias, que desejam alterar a ordem das coisas com narrativas positivas em busca de um mundo melhor. Enquanto isso, Direita corresponde à ideologia conservadora, aquela que procura conservar os valores adquiridos, principalmente os positivos, ao longo do tempo. A Esquerda usa recursos de manipulação da consciência que envolve mentiras e falsas narrativas que serve para iludir as pessoas e traze-las o máximo possível para o seu posicionamento, mesmo que isso implique constantes conflito, prisões e até morte por assassinato dos seus adversários.



            Eu passei boa parte de minha vida militando em partidos políticos, principalmente o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Cheguei a ser secretário do Partido e candidato à vários cargos, como vereador, deputado estadual, federal e até a vice-governador. Depois que percebi que estava sendo enganado, as pessoas que eu ajudava a se eleger, faziam justamente o contrario, mentiam, construíam falsas narrativas e até mandavam assassinar seus adversários.



            O termo sinistro que está relacionado com Esquerda, tem a sua interpretação de coisas ou fatos ruins. Isso é justamente o que acontece no Brasil, o governo de Esquerda quando assume o poder causa um estrago enorme ao país, enquanto o governo de Direita que pouco governou o país, trouxe grande prosperidade, apesar da calamidade que se abateu no país. A própria Bíblia traz posicionamentos negativos com relação à Esquerda, como um sinal sinistro, desde o estudo dos Evangelhos.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 18/05/2024 às 00h01
 
17/05/2024 00h01
SIGNIFICADO DE DIREITA

A Enciclopédia Significados traz o entendimento do que é Esquerda e Direita na política. Vejamos o que diz sobre Direita...



            Direita é uma palavra usada para representar um posicionamento político, partidário e ideológico.



            Conforme conceito das Ciências Políticas, o posicionamento político de Direita é marcado por características conservadoras em relação aos aspectos sociais e liberais na economia.



            Isso quer dizer, que esse espectro político apoia preceitos apoia preceitos ligados à família tradicional e as igrejas cristãs, que consideram fundamentais para a sociedade.



            Prezam pelo Estado mínimo, sendo a economia livre e regulada pelo próprio mercado, sem qualquer intervenção estatal.



            Outra característica importante direitista é a priorização dos direitos individuais sobre os direitos coletivos, valorizando a propriedade privada e a meritocracia.



            Os partidos políticos de Direita mais conhecidos no Brasil são o Partido Progressista (PP), União Brasil (UNIÃO), Partido Liberal (PL), Partido Social Cristão (PSC) e o Partido Novo (PN).



            A ideologia política de Direita entende que a sociedade será melhor organizada se os direitos individuais tiverem prioridade sobre os direitos de todos, ou seja, da coletividade. É um posicionamento considerado conservador.



            A Direita também defende que o poder do Estado seja limitado, que os governos não tenham tanto poder sobre o funcionamento e a regulamentação dos setores da sociedade e das empresas.



            Isso significa que algumas esferas, como educação e saúde, por exemplo, passariam a ser da responsabilidade dos cidadãos individualmente e não do Estado.



            A Direita também acredita no conceito de livre mercado, em que as empresas tenham liberdade para agir e se regulamentar por conta própria, sem sofrer intervenção estatal.



            Pode-se dizer que os principais valores direitistas são: sobreposição dos direitos individuais aos coletivos, defesa dos valores tradicionais e religiosos, liberdade econômica e a propriedade privada.



            O conceito de propriedade privada é muito importante para a ideologia direitista. É um símbolo da iniciativa privada e do individual, pois a propriedade pertence a um indivíduo e não pode sofrer qualquer tipo de ação estatal. Dessa forma o indivíduo estaria protegido do poder do Estado. Também é simbólica como representação de eficiência (pela conquista da propriedade, meritocracia) e da liberdade.



            Dentro da política direitista, a desigualdade social é vista com naturalidade, cabendo somente ao indivíduo a possibilidade de ascender econômica e socialmente.



            Pessoas que integram a Direita prezam pela individualidade. Para elas, suas ações e interesses privados dever estar acima dos interesses coletivos.



            Isso faz com que prefiram um Estado não participativo, acreditando que deve ser de responsabilidade de cada um o acesso à saúde, educação e moradia, entre outros. Os direitistas também defendem uma economia autorregulada, sem intervenção do Estado.



            Quanto aos aspectos sociais, as pessoas de Direita são conservadoras. Elas prezam pelos valores tradicionais como a família, a igreja e o militarismo.



            Elas tendem a não valorizar a diversidade cultural, nem comportamentos sociais que fogem do padrão normativo.



            Este é o padrão ideológico que tenho mais sintonia, apesar de que as justificativas de alguns itens não estejam bem coerentes, como é o caso de não valorizarmos a diversidade cultural. Se nós consideramos que todos os povos devem praticar a sua cultura, sem a tendência esquerdista de globalização, unindo todas as culturas, então a diversidade cultural é mais coerente ser defendida pela Direita.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 17/05/2024 às 00h01
 
16/05/2024 00h01
SIGNIFICADO DE ESQUERDA

            A Enciclopédia Significados traz o entendimento do que é Esquerda e Direita na política. Vejamos o que diz sobre Esquerda...



            Esquerda é o termo usado para denominar um posicionamento político, partidário e ideológico que tem como principal objetivo a defesa do interesse de grupos sociais e do igualitarismo.



            Os esquerdistas defendem que os interesses coletivos são mais importantes do que os individuais, preocupando-se com o bem-estar de todos, especialmente dos mais pobres e desfavorecidos, para haver igualdade social.



            Do ponto de vista político, quando se diz que uma pessoa é de Esquerda significa que esta pessoa compactua com os posicionamentos ideológicos deste espectro político.



            Os partidos de esquerda mais conhecidos no Brasil são: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialista Brasileiro (PCB), Partido Socialista e Liberdade (PSOL), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido da Causa Operária (PCO).



            A ideologia política de Esquerda defende que o controle feito pelo Estado. Através dos seus governos, é a solução para existir igualdade entre os cidadãos.



            De acordo com esse pensamento, o Estado deve controlar o funcionamento de vários setores da sociedade. Além de ser responsável por proporcionar educação, saúde, trabalho, moradia e outros direitos básicos aos cidadãos.



            A ideologia de Esquerda defende, principalmente, as classes sociais menos favorecidas, ou seja, aquelas que necessitam de mais atenção e serviços públicos.



            Tem princípios ligados a igualdade social e a justiça econômica. Defende o fim dos privilégios, apoiando inclusive o aumento de impostos para os mais ricos e a valorização dos trabalhadores por meio de salários mais justos e a garantia dos direitos trabalhistas.



            Ao lado da igualdade, os apoiantes da Esquerda também prezam pela inclusão social. apoiam grupos marginalizados que sofrem preconceitos, como pessoas negras e indígenas, a comunidade LGBTQIA+, imigrantes, pessoas em situação de rua, entre outros grupos.



            Outro princípio que tem ganhado cada vez mais destaque, é a sustentabilidade. Com a intensificação das mudanças climáticas e a percepção da importância das florestas e suas comunidades, a Esquerda tem abraçado a pauta ambientalista.



            Os esquerdistas também são conhecidos por apoiar sistemas de reformas sociais, como o socialismo e o comunismo. O maior ou menor grau de aproximação com esses sistemas varia conforme o posicionamento do partido ou da pessoa dentro do espectro político.    



            Para que uma pessoa seja de Esquerda, basta que ela se identifique e apoie os valores desse posicionamento político, podendo (ou não) apoiar partidos ou candidatos com o mesmo pensamento ideológico.



            Não consigo justificar hoje, com todas essas informações, o meu posicionamento político de Esquerda. Hoje vejo com mais clareza que todos esses argumentos são importantes para iludir pessoas que não tem uma fundamentação cultural bem aprofundada e que se deixam levar pelas narrativas construídas com o apelo falsificado como Liberdade, Igualdade, Frternidade.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 16/05/2024 às 00h01
 
15/05/2024 00h01
DUPLO MINISTÉRIO

            São Pio X ficou conhecido como o Papa da Eucaristia. O Papa camponês deu importância capital ao ensino do catecismo. Dizia que em dias bem críticos e amargos como os que vivemos hoje, o antigo inimigo exacerba o seu cerco ao redor do rebanho humano, principalmente aos cristãos, como aconteceu nas catacumbas da Roma imperial. Esse inimigo luciferino arma laços com tão pérfida astúcia, como aconteceu no dia 8 de janeiro em Brasília, quando centenas pessoas inocentes do que lhes acusavam foram presas e humilhadas, mantidas em galpões coletivos, com plena ofensiva à condição humana e da cidadania em um Estado democrático.



            Esses lobos vorazes, travestidos de juízes e militares, tornam realidade o que está previsto na Bíblia (At 20:29-30): “Porque eu sei isto: que, depois de minha partida, entrarão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. E que dentre vôs mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após sí”.



            É importante que tenhamos em mente a importância de um duplo ministério: a pregação e o ensino.



            A pregação que se refere à explicação do Evangelho e está destinada aos que possuem os elementos da fé. É o pão espiritual que deve ser dado aos adultos.



            O ensino do catecismo é leite que devemos receber, avidamente, como criança recém-nascida para o mundo espiritual.



            Este trabalho de catequista consiste em escolher alguma verdade relativa à fé e aos costumes cristãos, e explica-los em todos os seus aspectos.



            Como a meta do ensino é a perfeição da vida, o catequista há de comparar o que Deus manda fazer e o que nós fazemos realmente.



            Devemos aconselhar aos ouvintes, como se indicasse com o dedo, a norma que se deve ajustar à vida de cada um, conforme os talentos dados por Deus. Termina por exaltar a todos a fugir dos vícios, iniquidades e a praticar as virtudes.



            Sei que o meu talento está associado à Ciência, à Filosofia, e que recebi o conhecimento trazido pelo Cristo, de que Deus é nosso Criador, que todos os seres vivos são meus irmãos, principalmente nós, humanos, que somos imagem e semelhança do Pai, e que como filhos devemos fazer a vontade dEle. Isso significa que devemos amar ao próximo como se fosse a mim mesmo, que é a vontade de qualquer pai, mesmo os biológicos.



            Com esta base espiritual, vejo ao redor uma batalha cruenta entre o Bem e o Mal, entre Cristo representando a vontade do Pai e o Demônio representando a revolução, a revolta contra a ordem estabelecida por Deus.



            Vejo que tenho de tomar posição com os meus talentos no esforço de guerra, escolhendo em qual exércitos vou me engajar. Uma guerra que está atualmente em pleno apogeu, mas que tem um histórico milenar, desde a queda de Lúcifer após a reação do Arcanjo Miguel. Lúcifer foi deportado para a Terra em sua queda e como vingança pretende destruir a criação mais amada por Deus: a humanidade.



            Durante muito tempo o homem ficou nivelado aos animais, se comportando como um bruto, motivado pelo egoísmo, apesar de ter dentro de si o fôlego, a essência de Deus. Foi necessário que o Pai enviasse o Cristo para que Ele nos ensinasse o Caminho da Verdade que nos leva à Vida eterna na sintonia com o divino.



            Cristo executou com perfeição a Sua missão e colocou o front de batalha com a ideologia divina do Cristianismo contra os revoltosos associados à Lúcifer.



            Hoje estamos sofrendo um ataque maciço onde o Cristianismo está sendo desconstruído em vários locais, comunidades, países. As forças revolucionárias se unem em várias frentes, utilizando com mentiras habilidosas os mesmos recursos de comunicação usados pelos cristãos, como Liberdade, Igualdade, Fraternidade.



            Nossas forças cristãs estão desarticuladas, muitas vezes combatendo umas contra outras. Este é o momento de usarmos o duplo ministério, nós, cada cristão, para ensinar e catequisar os irmãos que estão envolvidos pela mentira, que não foram ainda cooptados de forma irreversível pelas forças do maligno, para virem ao Caminho da Verdade e Vida ensinada pelo nosso líder e mestre: Jesus Cristo.  


Publicado por Sióstio de Lapa
em 15/05/2024 às 00h01
Página 48 de 951