Hoje, com a polarização ideológica que se observa no Brasil, é interessante avaliarmos este texto publicado por Roberto Motta e que circula nas redes sociais.
"Sou de esquerda", muita gente diz, "porque acredito em uma vida melhor para todos". É uma posição sincera, mas cabe uma explicação: o pensamento político de esquerda é bem definido. Se você é de esquerda, você tem que ser socialista ou comunista.
Socialistas acreditam na estatização dos meios de produção. Tudo – fábricas, lojas, pizzarias, hospitais, supermercados – deve pertencer ao Estado. Comunistas acreditam na ditadura do proletariado. No comunismo todos os bens são propriedade de todos. Tudo é coletivo. Nos dois regimes só existe um partido ao qual devemos obediência cega.
Nesse ponto me interrompem: "Mas eu não sou socialista nem comunista. Eu sou de esquerda porque desejo uma vida melhor para os menos favorecidos".
Então você não é de esquerda. Você é solidário. Eu também sou.
"Eu sou de esquerda porque acredito que o Estado deve dirigir a economia e proteger os mais fracos."
Então você não é de esquerda: você simplesmente acredita no Estado Interventor.
"Eu sou de esquerda porque acredito na igualdade de direitos."
Todos são iguais perante a lei: é o que diz o Artigo 7 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não é preciso ser de esquerda para lutar por isso.
"Sou de esquerda porque defendo as minorias."
A luta por dignidade é uma bandeira humanista, que nada tem a ver com a esquerda. Basta ver como os regimes socialistas e comunistas tratam as minorias: com campos de concentração.
Muitos se declaram "de esquerda" porque é politicamente correto. Mas esquerda não é o bem, não é solidariedade, não é justiça.
Para entender isso, lembrem do abraço que o Dr. Drauzio Varela deu em “Suzy” - na verdade, Rafael Tadeu de Oliveira dos Santos, estuprador e assassino de crianças - em frente às câmeras de TV de todo o país. Esse episódio encarna um dos preceitos centrais da ideologia esquerdista: a glorificação do criminoso.
Marx falou disso.
Bakunin falou sobre isso.
Thomas Sowell explicou isso.
Para a esquerda, o criminoso é uma vítima e você - a vítima - é o culpado.
O episódio Drauzio Varella não foi acidente. Para a esquerda o criminoso “Suzy” é o herói, e o garoto Fábio dos Santos Lemos, de 9 anos – estuprado, assassinado e abandonado em um terreno baldio por “Suzy” – é um mero detalhe burguês.
Ser "de esquerda" não é um ato fofo e sem maiores consequências. Ser de esquerda é propagar as ideias suicidas da bandidolatria. Para comprovar isso, veja o amplo espectro de artistas, jornalistas, ativistas e donos de ONG que veio imediatamente em defesa do Dr. Drauzio.
A esquerda defende o indefensável e o impensável.
A esquerda está por trás da crise de criminalidade sem fim que nos aterroriza. Ela trabalha para destruir a lei penal, desmoralizar a polícia e subverter as prisões.
O Dr. Drauzio não abraçou o criminoso “Suzy” sozinho. Com ele estavam Freixo, Talíria, Tiburi e Lula.
Com ele estavam expoentes da cultura, do ensino e da mídia.
Uma nação que abraça e envia cartas e presentes a um assassino de crianças não tem futuro. E essa nação é o sonho e o plano da esquerda.
Drauzio ficou comovido porque "Suzy" não recebia visitas há 8 anos. Na minha opinião, ele deveria passar o resto de seus dias em uma solitária. É o que merece um monstro assim.
Esta noite, antes de dormir, pense nisso tudo – e reze uma prece pelo pequeno Fábio.
Roberto Motta
Avaliação perfeita. Agora, faço minha autocrítica. Por muitos anos militei em partido de esquerda, PDT. Cheguei a ser secretário do partido em Natal-RN, fui candidato diversas vezes, vereador, deputado estadual, deputado federal e até vice-governador. Sempre mantive em meu programa o lema da “Dignidade Humana”. Nunca recebi verbas partidárias para conduzir minha campanha, talvez por não ter ido atrás, não sabia que existia esses recursos públicos para alimentar campanhas. Fazia tudo com o meu suado dinheirinho. Fazia favores aos meus prováveis eleitores, mas nunca condicionava o seu voto ao benefício que eu prestava, enfim, eu não estava comprando votos. Lutava pelos mais pobres, discriminados, ignorantes, miseráveis em sua pobreza. Acreditava que este tipo de política só podia ser realizado dentro de um partido de esquerda. Cheguei a ser convidado a ser um dos fundadores do PT na minha cidade, a partir da minha universidade, UFRN. Mas desde o início senti uma espécie de rejeição inata, não me sentia bem com os argumentos radicais de seus membros, de não perdoar políticos que praticaram erros e queriam se recuperar. Por isso entrei no PDT que era um partido de esquerda, mas mais tolerante. Porém, eu não sabia quais eram as raízes dos partidos de esquerda, suas ligações socialista e comunistas e que isso significava. A escola nunca me ensinou sobre essa realidade, só mostrava o lado romântico do trabalho revolucionário de esquerda que ocorria ao redor do mundo. A ficha só veio cair na minha consciência, quando o presidente Lula que ajudei a eleger na sua primeira eleição, vinha descaradamente à publico que não sabia nada sobre o escândalo do mensalão que se passava sob suas barbas. Observei que um homem como aquele que mentia sem nenhum pudor e com toda facilidade, não se encaixava nos meus ideais políticos. Comecei a olhar para o outro lado e vi o quanto eu era ignorante no aspecto ideológico, o quanto minha geração foi prejudicada com esse tipo de ensino de viés ideológico que até hoje é praticado nas escolas em todos os níveis.
Talvez se eu tivesse lido um texto como esse que reproduzi aqui, eu tivesse aberto os olhos com mais tempo. Infelizmente essas pessoas de índole mais honesta, são pessoas mais tímidas e assim permitem que o mal se alastre pelo mundo.
Mas parece que as coisas estão mudando, e eu estou me preparando para surfar nas ondas da verdade que cada vez estão se avolumando.
Após termos elegido um presidente que não se deixou envolver pela rede de iniquidades praticadas em todos os níveis de poder observados nas diversas gradações administrativas, vejamos algumas de suas reflexões.
“Palavras de Bolsonaro".
As mazelas vão durar muitos anos, infelizmente. O Brasil foi aparelhado para o socialismo/comunista baseado em pilares sustentáveis, como seja:
1-doutrinação nas universidades;
2- Distribuição, ajuda ao mais pobre, em vez de dar emprego/dignidade;
3- Imprensa com verbas;
4- Dinheiro da corrupção para eles e o Partido.
"Ganhamos, acabamos com o PT!" Não... tire esse pensamento da cabeça agora!
O PT está caído, sim, mas está muito longe de deixar de ser uma ameaça.
Já se perguntou porque o pior candidato de um partido envolvido até o pescoço em corrupção, cujos principais líderes estão todos na cadeia, recebeu 44 milhões de votos?
A resposta é simples. Conquistamos a presidência, mas o PT e suas variáveis ainda dominam tudo que leva até lá.
A esquerda ainda detém enorme influência e poder. Jamais subestimem um grupo que ganhou 4 eleições, passou 13 anos com acesso a reservas quase infinitas de dinheiro e colocou seu pessoal em absolutamente TODAS as engrenagens da máquina estatal.
A esquerda ainda domina: meio acadêmico, meio artístico, meio cultural, movimentos sociais a grande parte do meio político.
A influência deles é tão grande, que me fizeram, praticamente o culpado da facada que levei.
Fizeram de uma matéria esdrúxula de jornal, sem provas, uma acusação que foi parar no TSE e ficou uma semana em destaque. Fizeram meus apoiadores se passarem por bárbaros descontrolados noticiando ataques claramente forjados.
Acham mesmo que eles perderam esse poder só por que não chegaram à Presidência?
Se não tivessem esse poder, teríamos ganho com 80% dos votos.
O povo sabia que não queria o PT, mas a destruição da minha imagem foi colocada em prática por todo o sistema.
Perdeu-se milhões de votos por conta de calúnias divulgadas pela esquerda com tamanha intensidade que faria Goebbels se sentir um estagiário na xerox do DCE.
Ganhei a eleição para Presidente, mas a máquina está toda podre e comprometida. Não irão deixar-me governar e fazer as reformas que o País precisa, sem apoio de vocês.
Estão me sabotando desde o primeiro dia.
Todas as mudanças na área econômica serão anunciadas pelo sistema como uma tentativa de prejudicar os pobres e retirar direitos do trabalhador.
Todas as mudanças na área social serão anunciadas como uma tentativa de assassinar LGBTs/Mulheres/Negros/Pobres/Nordestinos.
É assim que a esquerda joga.
Estou recebendo o Brasil no pior estado que um Presidente já recebeu, serei criticado pelos seus acertos e massacrado pelos seus erros. Tentarei não errar.
O primeiro ano será bem difícil.
É preciso tomar o poder de influência da esquerda e devolvê-lo ao povo.
O povo tem que se informar por fatos e não por narrativas cuidadosamente construídas por intelectuais em universidades.
Voltarei ao assunto sobre onde estão instalados os inimigos e como desentocá-los.
Não há como acabar com a divisão no País, se não acabarmos com quem está nos dividindo.
Comemoremos a vitória, foi gigantesca. Mas não percamos a noção da realidade. Estamos só no começo.
Jair Messias Bolsonaro (Texto recebido pelo WhatsZapp)
SEU DEVER DE CIDADÃO QUE AMA SEU PAÍS É REPASSAR O QUANTO PUDER, PARA QUE TODOS FIQUEMOS ATENTOS AO FATOS!!! 💚💛
https://www.facebook.com/718838985/posts/10158638040788986/
Nós que não nos deixamos enganar no momento da eleição, temos agora um novo compromisso. Manter sempre atento o nosso olhar crítico sobre as realidades e as falsas narrativas, tendo coragem de denunciar os farsantes que lutam para manter o seu cortejo de iniquidades por todos os setores da administração pública brasileira. Temos agora um homem corajoso, honesto e inteligente na presidência, que não se intimida com o tsunami de ódio que os maldosos e inocentes úteis derramam sobre ele a cada dia. Felizmente, quem não está hipnotizado ou preso por qualquer tipo de benefício a essa rede de iniquidades, ver o quanto o presidente Bolsonaro já fez de útil pelo país nos seus poucos meses de administração, apesar de toda perversa perseguição. Mas, quem está vendo a verdade, está livre das correntes dos maliciosos, por isso o presidente é tão aclamado espontaneamente por todos os lugares por onde passa.
O mundo sempre está a nos ensinar alguma coisa. Tem até um ditado popular que diz mais ou menos assim: “Quando em casa não aprendemos, o mundo vai ensinar.” Vou reproduzir aqui um texto que circula nas redes sociais com relação a esse aprendizado que se torna disponível para todos que tem condições de apreender.
Eis as 20 maiores lições que aprendemos até agora em 2020.
1) Governos são totalmente capazes de fazerem o impensável, e de maneira repentina, sem nenhum plano de saída, nenhuma consideração para com custos econômicos e socais, e com total desconsideração pelos mais básicos direitos individuais.
2) Nenhuma constituição efetivamente protege os cidadãos e garante seus direitos básicos. Elas se tornam irrelevantes quando governos declaram uma emergência.
3) O lobby empresarial é bem menos poderoso do que se imaginava.
4) Vários políticos se importam muito mais com seu poder pessoal do que com a opinião pública.
5) As pessoas, em grande parte, são muito menos preocupadas com suas liberdades do que era de se imaginar.
6) A esquerda progressista nunca realmente esteve preocupada com os pobres, e nunca esteve comprometida com liberdades civis. Nem sequer se preocupa com a privacidade individual e com a educação infantil.
7) A compreensão de conceitos econômicos básicos é algo raro.
8) Não existe um "consenso científico". Cientistas da mesma área discordam entre si, e às vezes até radicalmente, e muitas vezes por motivos puramente políticos.
9) A estrutura da lei, do direito e do estado é perfeitamente capaz de sofrer alterações dramáticas e até mesmo repentinas. As cortes superiores protegem os políticos e não os cidadãos.
10) A mídia perdeu completamente o manto da imparcialidade e da informação. Ela agora reporta apenas a narrativa que lhe interessa, e suprime todos aqueles que tenham uma visão distinta.
11) Credenciais profissionais são úteis, mas deixaram de ser decisivas para qualquer debate. Pior: passaram a ser usadas como armas.
12) A maioria das pessoas não possui a mais mínima ideia de como ler estatísticas e de como analisar números; para muitas, dados são apenas abstrações.
13) Praticamente nenhum grupo político ou grupo de interesse está genuinamente preocupado com os pobres, com a classe trabalhadora e com os grupos marginalizados — ao menos, não o bastante ao ponto de colocar os interesses deles acima da mera politicagem.
14) Muito frequentemente, os "princípios" que as pessoas proclamam ter não passam de uma falsa sinalização de virtude, apenas para parecerem virtuosas e compassivas nas redes sociais.
15) A propagação da verdade está em desvantagem em relação à propagação de erros e mentiras.
16) A ciência já conhecida e estabelecida pode perfeitamente ser esquecida em uma geração.
17) Por mais que nossas instituições aparentem ser inteligentes e impressionantes, elas não foram criadas e nem muito menos são administradas por pessoas igualmente inteligentes.
18) O mercado é ainda mais impressionante do que eu jamais sonhei. A rapidez de empreendedores em se adaptar a condições exigentes e contrárias, ao ponto de nos manter vivos e com entretenimento, é algo que beira a ficção.
19) A saúde psicológica da maioria das pessoas está diretamente ligada aos seus direitos de posse e às suas liberdades. Tire uma, ou as duas, e as pessoas se desintegram emocionalmente.
20) A coragem moral individual é o tesouro mais precioso de uma sociedade. É tão rara quanto poderosa. No final, foram alguns poucos indivíduos quem se arriscaram para nos trazer informações relevantes sobre tudo e foram alguns poucos indivíduos que se arriscaram para nos manter alimentados e entretidos.
Uma boa síntese da aprendizagem que surge nesses tempos de pandemia, apesar de todas as narrativas falsas e verdadeiras que existem nesse campo.
No dia 01-10-2020, dia da pessoa idosa, foi publicada na net um texto de autoria de Gélson Pessoa, na forma de versos, que merece vermos para nossas reflexões.
10 mandamentos de amor à pessoa idosa
O primeiro mandamento
É deixar ela falar
Porque pessoa idosa
Tem muito a nos contar.
Fala coisas verdadeiras
Pra gente se aprimorar.
O segundo mandamento
É deixá-la elevada
Também deixar nos vencer
Na discussão arrumada
E nunca a gente lembrar
Que ela está superada.
No terceiro mandamento
É deixá-la visitar
Todos os velhos amigos
Para poder recordar
Os tempos áureos de glórias
Que estão no seu pensar.
Já no quarto mandamento
Precisa de sintonia
Pra ouvir histórias longas
Com paciência e alegria
Porque a pessoa idosa
Precisa de companhia.
Neste quinto mandamento
É bom deixá-la viver
Entre as coisas que amou
Pra ela então reviver
Os bons momentos passados
Que ajudaram seu crescer.
O sexto vem liberando
Pra deixá-la reclamar
Mesmo sem tá com razão
Nós devemos tolerar.
Idoso é que nem criança
Precisa do nosso olhar.
Sétimo mandamento chega
Com conselho salutar
Para que você a deixe
No seu carro viajar
Quando saíres de férias
A leve pra passear.
No oitavo mandamento
Diz deixá-la envelhecer
Com o mesmo paciente
Afeto do seu viver
Pois foi ele que assistiu
Cada filho seu crescer.
Este nono mandamento
Pede deixá-la rezar
Aonde e como queira
Pra ela se aproximar
De Deus que é onipresente
E está em todo lugar.
Décimo mandamento vem
E diz deixá-la morrer
Nos braços acolhedores
E amigos do seu viver
Porque será esta gente
Que irá a acolher.
Gélson Pessoa, 01 de outubro de 2020
São boas orientações que devemos aplicar aos nossos idosos, dentro de cada contexto. Claro, nem todos os mandamentos serão aplicáveis caso a caso dentro da realidade, mas outros até melhores poderão ser implementados. Basta manter nosso olhar amorável ao longo do tempo.
Frente a ameaça do Covid-19 que se abate sobre o mundo, uma perversa onda de narrativas catastrófica se espalha sobre o mundo causando males talvez maiores que os causados pelo vírus. Vejamos um texto de auto desconhecido que circula na rede, que tenta mostrar um pouco dessa verdade ou mentira.
ESCLARECIMENTO PARA QUE A POPULAÇÃO NÃO SEJA MAIS ENGANADA:
1. O VÍRUS EXISTE?
Sim, como muitos outros vírus.
2. TEM CURA?
Sim, se você usa os medicamentos adequados e não deixa sua saúde nas mãos de sistemas de saúde corruptos e mercantis.
3. EXISTEM BONS MÉDICOS?
Sim e muitos, uns estão agindo de forma discreta dando tratamentos adequados, outros têm sido mais corajosos e há muitos vídeos nas redes que falam desses tratamentos, e muitos já foram ameaçados, desclassificados ou silenciados.
4. OS CIENTISTAS ESTÃO INVESTIGANDO?
Sim e existe um sindicato mundial convocado e convocando mais médicos e cientistas chamados Médicos e Cientistas pela Verdade, para expor a falsidade do tratamento que têm dado à questão do bug.
5. É UMA PANDEMIA?
Não. A OMS mudou o termo que se referia à pandemia, antes que o bug fosse lançado para poder acabar com a pandemia.
6. É CONTAGIOSO?
Sim, como toda gripe.
7. SE EU PEGAR O VÍRUS, SIGNIFICA QUE EU VOU MORRER?
Não. Se tiver sintomas, basta tomar o remédio adequado desde o primeiro dia. Tratamento precoce com Hidroxicloroquina + Ivermectina + Azitromicina + Suplementos para fortalecer o sistema imunológico (Vitamina D +Vitamina C + Zinco) tem demonstrado excelente eficácia. Exija de seu médico.
8. PODE SER PREVENIDO?
Sim, estando limpo como sempre deveria estar, e mantendo um sistema imunológico elevado. E você também tem: Ozonoterapia, Dióxido de Cloro com o protocolo preventivo.
Tomar sol te proporciona Vitamina D que é uma aliada no fortalecimento do sistema imunológico.
Hidroxicloroquina 400 mg 1 x por semana
9. A CONTAGEM DE CONTAGIADOS E MORTOS PELO VÍRUS SÃO CERTAS?
Não. Nos EUA foi descoberto que qualquer dado, seria na verdade 10% daquele número, porque as causas de mortes foram outras doenças, e os testes não são confiáveis, eles dão falsos positivos.
10. ASSINTOMATICOS SÃO CASOS REAIS DE POSITIVOS?
O ser humano possui muitos microrganismos e vírus no corpo e isso não significa que você seja uma pessoa doente ou infectado, ou que tenha o vírus, porém, os vírus que são supostamente "tão agressivos" apresentam alguns sintomas nos pacientes porque o corpo libera alarmes de um intruso (febre, dor de cabeça, vômito, etc.) e de acordo com a teoria de Koch a resposta é NÃO.
11. O VÍRUS FOI CRIADO?
Sim, em um laboratório.
13. PARA QUE PROPÓSITO?
Para ser a desculpa para restringir as liberdades, mudar o sistema econômico atual para um mais opressor / escravizador, assustador, obediência de rebanho cego.
14. MUITOS PAÍSES FAZEM PARTE DESSE PLANO MALICIOSO?
Sim.
15. SAIREMOS DISTO?
Sim. E todos aqueles que contribuíram para as mortes e o plano cairão, e pagarão pelo que fizeram.
16. DEVO TER MEDO?
Não. O medo diminui seu sistema imunológico e o torna mentalmente controlável.
17. A MÍDIA FAZ PARTE DO PLANO?
Sim. Os donos da mídia são cumplices. Isso se chama controle da mente.
18. O QUE DEVO FAZER?
Você se protege, e se adoecer já sabe como se curar em casa, ou com seu médico de confiança que não se comprometa com o protocolo de abandono.
19. DEVO SER VACINADO?
Não. Você não precisa. Mais cedo ou mais tarde, todos nós teremos contato com o vírus (93% são assintomáticos). A imunidade acontecerá naturalmente, a chamada imunidade de rebanho.
É o seu corpo, e é seu direito decidir sobre ele, e sobre sua saúde física e mental. Você confiaria em uma vacina, depois que um vírus foi criado para exterminar a humanidade?
20. ISSO É UMA GUERRA?
Sim! E seremos vitoriosos!! Precisamos ficar juntos e acordar outras pessoas, dando muitas informações.
Copiado ... colado
Faça você também !!!"
"Forçado a usar máscara, mas não a calar a boca."
(Autor desconhecido)
Dentro da guerra de narrativas, é bom considerar a realidade desse texto, parece trazer muita coerência. A solução final é que nos mantenhamos atentos, sempre com o olhar crítico a tudo que nos queiram imputar como verdades, inclusive esse texto.