Lembro de ter solicitado um pagamento inusitado de meu trabalho médico em Caicó há algum tempo. O pai de uma família foi acidentado na estrada, estava em coma em Natal, sem possibilidade de retorno à vida. Atendi a família que se encontrava traumatizada naquele momento, principalmente os filhos, e ao ser perguntado pelo pagamento eu condicionei à volta do pai, o que só seria possível com um milagre.
Hoje eu tive a oportunidade mais uma vez de ser pago de forma inusitada.
A mãe de um paciente que se encontra preso, com muita dificuldade de saúde, com risco da própria vida, me procurou no Hospital no horário que eu estava visitando os pacientes internados. Este paciente foi atendido pela primeira vez por mim, vindo algemado e escoltado da cadeia por policiais. Ficou na sala juntamente com a mãe e o policial que lhe fazia a guarda. Disse as suas queixas, examinei seu psiquismo e prescrevi a medicação para ser tomada regularmente.
Cerca de 30 dias depois essa mãe me procura mais uma vez no consultório, depois que atendi os pacientes agendados, dizendo da dificuldade do filho na cadeia, que ela precisava de um documento solicitando a sua transferência da cadeia para o hospital, onde poderia se tratar de forma mais adequada. Como ele havia se consultado há pouco tempo comigo, como eu sabia que o seu estado psíquico justificava o pedido, atendi a mãe, sem cobrar nada.
Agora, cerca de 15 dias depois que lhe dei a declaração médica gratuita para seu filho, ela vem fora do meu horário no consultório, estava me deslocando para cumprir atividades em outro local de trabalho, e ela me solicitava mais uma vez outra declaração, pois aquela o juiz não havia aceitado. Como seu filho continuava em situação precária, inclusive com sintomas de infecção, ela mais uma vez recorreu ao juiz mostrando a situação e a pertinência da transferência para um hospital, e ele exigiu que a mãe levasse outra declaração para ele. Por esse motivo ela estava mais uma vez pedindo esse documento. Mostrei a ela a inconveniência de fazer isso, que fazia mais de mês que eu o havia atendido, já havia dado há pouco tempo uma declaração nesse sentido, que eu estava me deslocando para outro serviço, que havia acabado de dispensar uma consulta naquele momento por falta de tempo, que eu necessitava ver o seu filho no consultório para efetuar novo procedimento. Ela argumentou que era difícil conseguir uma guarnição para seu filho voltar ao consultório, que isso poderia levar até mais de um mês e que o seu filho poderia morrer nesse período. Notei as lágrimas correrem no seu rosto e avaliei que o risco de agir fora dos princípios éticos do CRM, de atestar na presença do paciente, comparado com a possibilidade do paciente vir ao óbito por falta desse documento, considerei que a vida humana era mais importante. Não importava se algo desse errado e eu fosse interpelado pela comitê de ética do CRM sobre esse procedimento irregular, e viesse a ser punido.
Fiz o documento e entreguei a mãe, que agradecida perguntou quanto era, que ela poderia passar na secretaria e fazer o pagamento. Eu disse que não precisava, poderia ir embora com o documento tão importante para ela.
Depois fiquei a refletir porque havia agido dessa forma, se a mulher estava disposta a pagar por aquele serviço que eu ofereci de forma tão irregular, mas tão necessária para ela. Cheguei a conclusão que, diante da minha resistência de não fazer um trabalho fora da ética, ela ofereceu a moeda das lágrimas, e eu aceitei. Intuitivamente ela percebeu que a oferta do pagamento em dinheiro antes do serviço ser realizado não iria surtir efeito, pois eu estava alegando uma defesa ética para não fazer. Portanto, somente as lágrimas poderiam me demover da minha posição e foi isso que aconteceu. E foi confirmado com a minha negativa de receber o pagamento pecuniário, eu já me sentia pago.
O Pai volta a falar comigo. Dessa vez Ele me dá instruções de natureza política que não dependem totalmente de mim, mas que depende de minha iniciativa. E mais uma vez tem o foco naquela política que se designa como “Guerreira” no Rio Grande do Norte. A primeira vez foi durante a campanha do ano passado quando ela era candidata a senadora e eu recebi também a forte intuição de orientá-la na questão do discurso, mas infelizmente não tive oportunidade de encontrá-la, mesmo porque eu esperava uma oportunidade que a dinâmica da campanha não me ofereceu. Naquele momento a orientação que eu tinha era de mostrar a ela que denunciasse o roubo sistemático que o partido no poder estava fazendo dentro das instituições brasileiras, principalmente na Petrobrás, empurrando dinheiro na campanha dos seus candidatos.
Hoje mais uma vez a intuição surge forte na forma de um sonho, para que emerja aquela “Guerreira” em defesa dos pobres que estão gerenciados em todo o Brasil pela mentira, que tem os seus ganhos políticos e financeiros solapados pela corrupção desmedida e luta pela permanência no poder a qualquer custo. A “Guerreira” deve surgir como a esperança na retomada do poder das mãos dos carreiristas, corruptores e corruptos. Mostrar que as vozes das ruas estão corretas, que o sentimento de indignação deve ter um resultado prático de correção dos erros sistemáticos da política, quando se distribui mais do que se arrecada, sufocando os empresários honestos e furando o bolso dos contribuintes com a inflação e o aumento de impostos.
A “Guerreira” tem que voltar ao cenário político, hoje mais do que nunca os cidadãos honestos precisam da sua voz. Se alguém acusa que ao redor dela imperava a corrupção quando ela também estava gerenciando o poder do Estado, que ela deixe bem claro que jamais compactuou com isso e que mesmo as pessoas mais próximas, como os seus próprios filhos, devem sofrer as penas da lei quando isso for justo. Jamais ocultar os erros, desmandos ou corrupção dentro dos recursos públicos, como vem acontecendo com os principais e atuais mandatários da nação. Que tudo seja bem investigado e os culpados, sem nenhum foro privilegiado, sejam julgados perante a imparcialidade da lei.
A sociedade norte-rio-grandense, assim como a brasileira, precisa de vozes com esse padrão moral, para que faça eco com as vozes da rua. Talvez o estado do Rio Grande do Norte ainda não saiba que precisa da voz da Guerreira, por isso ela deve voltar às ruas e dizer o que pensa e sintonizar com o seu povo mais uma vez, e como aconteceu antes, penetrar em cada município do Estado com a bandeira da moralidade, da honestidade, da imparcialidade. Mostrar que não tem moeda de troca em busca de votos, a não ser o compromisso com a integridade moral dentro do gerenciamento do poder. Se mostrar francamente favorável ao impeachment da presidente, que quer corromper até a forma gramatical de ser designada, insiste em ser chamada de “presidenta” e por isso o povo ironicamente corrige como “presidanta”. É a favor que todos os candidatos do seu partido sejam repudiados pelo povo, pois como a justiça já demonstrou a formação de uma verdadeira quadrilha que eles patrocinaram dentro do poder, então quem permanece dentro dele ou é um inocente útil ou comparsa do crime que impetraram e pelo qual não se arrependem e até elogiam os seus condenados. E nesse sentido, todos aqueles que se candidatam por essa sigla estão querendo se beneficiar dos frutos da corrupção que a justiça já identificou.
A força política da Guerreira deve surgir da massa de eleitores conscientes do processo daninho que foi instalado no Brasil e da responsabilidade de cada um em corrigir os erros sem qualquer intenção de, ao participar do poder, cometer os mesmos erros. A Guerreira não será candidata a qualquer cargo nas eleições municipais, será simplesmente o elemento catalisador das diversas candidaturas nos vários municípios, criando a força política necessária para o enfrentamento a nível estadual e federal em 2018. A sociedade civil poderá se organizar politicamente, mas não partidariamente, em torno da Guerreira. A Guerreira se colocará como um instrumento para os desejos sadios da sociedade, e jamais o inverso, de usar a sociedade sadia como instrumento dos seus desejos, quaisquer que sejam eles.
Este será o compromisso que deverá ser firmado com a Guerreira e as forças vivas e saudáveis da sociedade. Que tudo que seja dito ou praticado, possam ser divulgados conforme a justiça e a liberdade preceitua, e agindo dessa forma que estejamos sempre cumprindo a vontade de Deus.
Behemot, o monstro, obra-prima de Deus que o criou dentro de nós, se transforma numa espécie de paradoxo. Enquanto Deus espera que cada um de nós cumpra Sua vontade, ao agir com fraternidade com todos, o Behemot tende a agir com egoísmo, querendo tudo do bom e do melhor para o indivíduo no qual reside, sem se importar se prejudica ou não a terceiros.
Todos, ficamos assim nessa encruzilhada. Devemos respeitar o Behemot como obra-prima de Deus e que Ele o fez dentro de nós com o objetivo dele ser o guardião de nossas vidas. É nele que surgem os diversos instintos que velam consciente e inconscientemente por nossa sobrevivência. Sem ele não tínhamos sobrevivido desde a mais tenra idade¸ ou melhor, sem ele não teríamos tido a motivação de procurar o sexo oposto para a relação sexual e reprodução, formação da família e construção da responsabilidade com a prole. Como ele está focado na sobrevivência do indivíduo no qual reside, podemos concluir que todos, sofrendo a ação desse monstro, e não podendo eliminá-lo, pois isso implicaria na nossa própria destruição, devemos partir para a sua domesticação.
A domesticação do Behemot implica que desde a infância, sejamos ensinados, primeiro pelos pais e depois pela escola, a respeitar os direitos do próximo, a sermos ensinados que cada pessoa possui um monstro dentro de si semelhante ao nosso, e que se o meu monstro for exigir algo em meu benefício, mas que atropele os interesses dos monstros de quem está ao meu redor, isso irá causar reações negativas de ressentimentos, rejeição, isolamento, raiva, e até de agressividade com possibilidade de desenlace fatal.
Essa domesticação do Behemot é uma ação fundamental que devemos fazer dentro de nós e promover essa domesticação com relação ao Behemot dos outros. É um perigo enorme para a comunidade formada pelos seres humanos, a existência do Behemot selvagem dentro de cada pessoa. Principalmente porque, esse monstro sendo mantido na forma selvagem, irá desenvolver a mentira e a maledicência, para obter as vantagens pessoais e destruir as pessoas que considera como seus desafetos.
Com essa compreensão, concluo que a ação mais importante que devo fazer é observar o nosso interior, reconhecer o monstro que reside dentro de mim, o que ele faz de positivo pra mim sem prejudicar a ninguém, e evitar aquilo que é bom pra mim, mas que é ruim para o próximo. Foi essa a orientação que Sócrates deu há muito tempo, “Conhece-te a ti mesmo”. Foi esse o objetivo de Jesus quando veio materializado na figura humana para fazer a vontade do Pai nos ensinando a domesticar o Behemot. Ensinou que devemos fazer isso a partir do nosso próprio comportamento usando a ferramenta indispensável do Amor Incondicional.
Creio que em outras vivências que já tive ao longo do tempo da minha existência, eu tenha obtido um bom sucesso na domesticação desse Behemot, considerando-o uma ação do Criador dentro de nós e portanto um aspecto importante da Natureza onde em tudo está a presença de Deus. Não o senti tão selvagem em nenhum momento da minha vida. Sim, senti a sua força em muitos momentos, mas sempre consegui conduzi-lo sem prejudicar a ninguém. Tem três aspectos de sua força que vivo sempre a conter: a primeira é a preguiça que impede que eu tenha o desempenho que meu espírito poderia ter; a segunda é a gula que extrapola o meu peso ideal e me aproxima de doenças que eu poderia evitar; e o terceiro é a sexualidade e devido a essa força sou obrigado a morar sozinho para não viver em conflito com nenhuma companheira que tenha convivência comigo, mesmo sabendo que mesmo fazendo assim, elas não deixam de sofrer pelo fato de eu não dar a elas o amor exclusivo que o Behemot de cada uma delas exige e eu vá atender ao meu Behemot que usa o Amor Incondicional para se relacionar com quantas pessoas que Deus coloca em seu caminho e que com o uso da verdade e do livre arbítrio aplico o amor inclusivo.
Dessa forma eu considero que o meu Behemot está com um bom nível de domesticação, apesar de sentir que ele ainda tem muita força selvagem e que meu espírito em algumas ocasiões sofre horrores para manter o meu comportamento dentro dos critérios desejados pelo Pai, parecido um pouco com aquilo que Jesus sofreu no Getsemani, ao sentir a proximidade da morte e o Seu Behemot estrebuchava dentro dEle fazendo-O até suar sangue.
O nosso pensar obtém os dados perceptivos da realidade, quer sejam objetivos ou intuitivos, e firma diagnósticos que geralmente não são iguais uns aos outros. Existe uma tendência do psiquismo se agregar com o ritmo de pensamento da maioria no sentido de evitar conflitos ou obter vantagens.
Estou sempre entrando em conflito com os grupos nos quais convivo, pois percebo o pensamento deles e procuro desenvolver o meu com base na compreensão que faço dos dados perceptivos. Isso se torna para mim uma constante e até com as pessoas que convivo mais intimamente termino criando incompatibilidades, pois o que considero correto, com toda argumentação que posso dispor, é isso que vou seguir, mesmo que esteja frontalmente contra a opinião do meu interlocutor, parceiro, companheiro ou do grupo.
Tenho um exemplo simples dessa forma de pensar que parece ir de encontro ao pensamento de todos e até da cultura. É o que diz respeito ao calendário. Todos aparentemente consideram o início do século em 2001, e fiz a esse respeito alguns textos contestando isso. Veio agora à minha memória esse fato porque ao escrever sobre Jean Paul Sartre tive que citar a década que ele se referiu e precisei do auxílio do google para verificar alguns dados. Pois então fui ver que as tabelas das décadas estão todas com este mesmo erro, de acordo com o meu raciocínio. As décadas, séculos e milênios estão sempre considerando o início no ano 1 e o término no ano 0. Fui em busca do primeiro século da nossa era e está colocado da mesma forma, iniciou no ano 1 e terminou no ano 100. Isso significa uma coisa, o primeiro dia do ano está sendo considerado do ano que ainda vai se formar. A minha forma de pensar era que o primeiro dia do ano, era de um ano que ainda não existia, o ano zero. Então eu deveria registrar assim: 01-01-00 e não 01-01-01.
Vendo agora dessa forma, as duas opções em confronto, eu me vejo forçado a conduzir meu raciocínio por outro caminho. Todos consideram que o registro correto do primeiro dia do calendário seja 01-01-01, então todos devem ter a consciência que estão falando de dias e meses de um ano que ainda não foi formado. O ano só terá sido formado quando chegar em 31-12-01. Então eu passarei a construir um novo ano no meu calendário, 01-01-02, o segundo ano que começa em primeiro de janeiro. Esta é a lógica do pensamento atual de todos, segundo a cultura.
Por que então eu pensava de forma diferente? A minha lógica também não está errada. Ao escrever 01-01-00 eu estou dizendo que é o primeiro dia de um ano que ainda não existe. Observo agora um outro aspecto que fala contra a minha forma de raciocinar. Eu teria que escrever 01-00-00, pois também o mês não existe, seguindo a minha forma de pensar. Eu somente poderia colocar o mês quando fosse cumprido os dias dedicados a ele, 28, 29, 30 ou 31, por exemplo, 31-01-00... e dessa forma quando eu cumprisse todos os dias do ano poderia datar assim: 31-12-01.
Vendo agora o meu raciocínio por este novo ângulo, vejo que é bem mais prático a forma que é empregada na atualidade. A minha maneira é mais complicada. Devo apenas ter a compreensão que estou falando de dias e meses de um ano que está citado, mas que não foi ainda concluído. Na minha compreensão o ano já estava concluindo e eu estava citando dias e meses do outro ano. Essa compreensão é fundamental para justificar uma nova forma de raciocínio sem perder a coerência, sem ser uma Maria-vai-com-as-outras, agindo sem ter as devidas justificativas racionais.
Esta será uma boa forma de indagar e verificar como está o raciocínio das pessoas quanto a lógica do que acreditam ou defendem.
Depois de ter considerado um pouco do trabalho do filósofo Jean Paul Sartre, vou considerar agora um trecho da biografia do santo de Assis, Francisco, sobre a oração e pregação, tema bastante distante um do outro.
Francisco, o servo verdadeiramente fiel e ministro de Cristo, para realizar tudo com fidelidade e perfeição, aplicava-se especialmente aos exercícios das virtudes que – estando o Espírito Santo a ditar-lhe – sabia que mais agradava ao seu Deus. A este respeito aconteceu que ele caiu em grande agonia por causa de uma dúvida que durante muitos dias, ao voltar da oração, propunha aos seus irmãos mais íntimos para resolver. Disse: “Irmãos, o que aconselhais, o que louvais? Se eu me dedicar a oração ou se percorrer as cidades a pregar? Na verdade, eu, pobrezinho, simples e imperito no falar, recebi maior dom de rezar do que de falar. Parece-me também que na oração há a conquista e acúmulo das graças, na pregação há uma certa distribuição dos dons recebidos do céu; na oração, também há a purificação dos afetos interiores e a união com o único e sumo bem com revigoramento da virtude; na pregação, os pés espirituais ficam empoeirados, há a distração para com muitas coisas e o relaxamento da disciplina. Finalmente, na oração, falamos e ouvimos a Deus e, levando vida quase angelical, convivemos com os anjos; na pregação, é preciso usar de muita condescendência para com os homens e, vivendo humanamente entre eles, pensar, ver, dizer e ouvir coisas humanas. Mas há uma coisa em contrário que parece preponderar a todas estas coisas diante de Deus, a saber, que o Unigênito filho de Deus, que é a suprema sabedoria, desceu do seio do Pai por causa da salvação das almas, para que, modelando o mundo com o seu exemplo, pudesse falar a palavra da salvação aos homens que remiu com o preço, purificou com a aspersão e sustentou com a bebida de seu sagrado sangue, não reservando para si absolutamente nada que não desse generosamente para a nossa salvação. E porque devemos fazer tudo segundo o modelo das coisas que vemos nEle como em um monte sublime, parece mais agradável a Deus que, interrompida a quietude, eu venha para fora ao trabalho. – E como por muitos dias ruminasse tais palavras com os irmãos, não conseguia perceber com toda a certeza qual destas duas coisas escolheria para si como mais aceita por Cristo. Embora conhecesse coisas admiráveis pelo Espírito de Profecia, não conseguia por si mesmo resolver esta questão, de modo que, provendo Deus melhor, por um oráculo do alto se lhe manifestava o mérito da pregação e se conservava a humildade do servo de Cristo.
Esse dilema para São Francisco tão forte, para mim assim não parece. Primeiro por não ter como ele a vocação e determinação de estar sempre em oração. Muitas vezes esqueço de fazer as orações básicas, ao dormir e ao despertar, como sempre oriento a quem considero com essa necessidade. Eu também tenho essa necessidade, sinto que muitas virtudes em mim seriam mais adubadas e arrefecido o poder dos vícios e defeitos. Por isso não tenho essa dificuldade em fazer outra coisa além da oração, e que também seja útil aos olhos de Deus.
Segundo, a pregação para mim se torna mais fácil, pois já tenho argumentos acadêmicos que posso usar em diferentes situações, e também conhecimentos espirituais de diversas fontes. O que preciso controlar são os aspectos emocionais que muitas vezes interferem com o meu ritmo de raciocínio e a coragem de atuar. Nesse aspecto a prece pode até ajudar a aperfeiçoar a outra ponte de ação, de acordo com a vontade do Pai.
Procurarei mais uma vez aperfeiçoar o habito da oração, é um caminho diferente do de São Francisco, pois esse tinha necessidade de aperfeiçoar o seu ato de pregação. Mas assim como ele foi ajudado por Deus em seus propósitos, com certeza Deus também irá me ajudar em meus propósitos, pois afinal, tudo concorre para fazer a Sua vontade.