Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
20/04/2023 00h01
CARTA DA BRASIL PARALELO

            Sou membro Mecenas da Brasil Paralelo, uma plataforma importantíssima para a conscientização sobre a verdade dos fatos e assim podermos navegar num mar de trevas que querem nos direcionar para condições de ignorância e escravidão. Vejamos o que diz a carta, e coloco neste espaço para que meus leitores despertem a curiosidade de ver esse trabalho que eu super recomendo e contribuo ara sua divulgação.
















Olá, eu me chamo Luan Licidonio e sou sócio da Brasil Paralelo. Faz muito tempo que não escrevo um e-mail para conversar com nossos Membros. Se não me falha a memória, a última vez que enviei uma mensagem foi em 2019


 

Os últimos 4 anos foram muito desafiadores, aliás, não me recordo de um ano que não tenha sido, mas enfim, existe um motivo muito importante para escrever esta mensagem para você.



Decidi compartilhar uma experiência de vida pessoal que pode ter relação com a sua vida também. Aliás, vale reforçar que se esta conversa não tivesse nada a ver com você, eu jamais tomaria o seu tempo com algo pequeno.



Posso dizer com plena convicção que a decisão de fazer parte da Brasil Paralelo mudou a minha trajetória. Passei mais de 18 anos, assim como muitos brasileiros, sentado em uma sala de aula.



Esse tempo que ainda marca mais da metade da minha vida foi fundamental para que eu aprendesse muitas coisas, inclusive um ofício. Mas também tem a parte ruim que você provavelmente já conhece.



Recordo-me até hoje de uma aula sobre economia em que, no meio da explicação do professor, um grupo de alunas pediu de maneira educada (era educada mesmo, sem sarcasmo), para dar um aviso rápido…



O aviso na verdade era uma palestra sobre a importância do feminismo. Aquela aula de economia não foi retomada e seguimos ouvindo as maravilhas do movimento até o último minuto.



Sabe como eu saí daquela aula? Desconfiado.



Não sabia o porquê e me faltavam palavras que nomeassem porque eu me sentia daquela maneira, mas minha intuição dizia que tinham mais coisas além das que foram apresentadas.



Eu conhecia as pessoas que estavam falando… Conhecia o grupo de amigos delas… Sabia que nem tudo era tão lindo, mas me faltava repertório. Meu conhecimento naquela época era praticamente todo técnico, aliás, eu estava focado em aprender para melhorar profissionalmente.



Este exemplo foi ganhando outras camadas, pois discussões novas surgiam e eu seguia sem o repertório para entender como me posicionar naquelas situações. Eu sabia o que pensava, mas não conseguia verbalizar, organizar as ideias de forma que sentisse confiança de defendê-las.



Segui assim durante muito tempo.



Bambo, sem convicção das minhas ideias e vulnerável a qualquer interlocutor habilidoso cuja intenção fosse incutir sua visão de mundo.



Quando passei a fazer parte da Brasil Paralelo, logo no começo da empresa, entrei em contato com um mundo novo de professores e autores.



Com o tempo, aquela desconfiança passou a ganhar nomes, significados e como consequência a minha personalidade passou a ficar mais coesa. Sabia em que acreditava, mas o principal, porque acreditava. Começavam a ficar mais claros os dois lados da moeda, os prós e contras de muitos conceitos.



Já faz 7 anos que comecei esta jornada pessoal de busca pelo conhecimento e sei que ainda tenho muita coisa para aprender.



Hoje, aos 31 anos de idade, às vezes surge a reflexão: se eu soubesse dessas coisas antes, não teria cometido estes erros…



Não teria esperado tanto tempo para conhecer temas que não são meramente técnicos.



Não teria esperado tanto tempo para valorizar o poder da história e da filosofia.



Não teria esperado tanto tempo até mesmo para pedir minha esposa em casamento.



Este último ficou meio deslocado, né? Mas é isso mesmo, entender a importância da família foi fundamental para eu priorizar coisas que até então não dava o devido valor.



Algo que só foi possível por causa do conhecimento.



É sobre isso que quero falar com você. Toda a minha jornada, como você acabou de ler, demorou muito tempo. Mas felizmente consegui passar do ponto A (muita incerteza) para o ponto B (mais clareza).



Hoje, 4 anos depois de mandar o último e-mail para conversar com nossos Membros, venho em nome da Brasil Paralelo com o objetivo de levar o máximo possível de pessoas do ponto A para o ponto B.



Estamos produzindo uma jornada de estudos autêntica, com início, meio e fim, desenhada e produzida com o melhor dos recursos disponíveis na Brasil Paralelo.



Travessia: nosso mais novo projeto de educação.



A Travessia reúne o essencial em um só lugar e serve para você ou seus familiares.



Nós nos propomos a selecionar os professores e temas para você. Sua preocupação é apenas uma e aquela que mais importa: estudar. E não é estudar qualquer assunto. Ou estudar de qualquer forma.



A Travessia vai possibilitar que você se aprofunde em temas de seu interesse, ao mesmo tempo que amplia horizontes em novos assuntos que consideramos fundamentais na vida de qualquer pessoa.



Sabe aquela dúvida: “aaa se eu soubesse dessas coisas antes”…



Então, agora você não precisa mais de tanto tempo para chegar do ponto A ao ponto B.



Para você que é Membro Mecenas, preparamos uma condição única para que embarque conosco neste projeto.



Imagino que você tenha pouco tempo disponível, mas gostaria de saber se você tem interesse em participar do que estamos preparando.



Pergunto, pois os benefícios criados para os Membros Mecenas têm prazo de validade – e duram pouco tempo.



Publicado por Sióstio de Lapa
em 20/04/2023 às 00h01
 
19/04/2023 00h01
CARTA PÚBLICA DO JUIZ SÉRGIO MORO

            Este é um texto que circula nas redes sociais, acredito que defasado no tempo, e que não tenho certeza da sua autoria, mas que é um bom tema para exercitarmos nossa reflexão. Vejamos...



Juiz Sergio Moro manda Carta publica para o Povo Brasileiro.



Para fazer "a revolução", não precisamos pegar em armas ou acabar com a vida de ninguém. A nossa "arma", são as redes sociais, acredite no poder que nós temos. Basta cada um fazer a sua parte e ampliar.



Tá na sua mão. Na nossa mão. Seja bastante coerente.



Esta é uma Matéria que vale a pena repassar, chega de nepotismo e de interesses ardilosos!



Carta publicada ontem pelo Juiz Sergio Moro da Operação Lava-Jato para o Brasil.



QUE VENHA UM REFERENDO:



Voto facultativo? SIM!



Apenas 2 Senadores por Estado? SIM!



Reduzir para um terço os Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores? SIM!



Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, e NÃO por nepotismo? SIM!!!



Reduzir os 39 Ministérios para 12? SIM!



Cláusula de bloqueio para partidos Nanicos de aluguel e sem voto? SIM!



Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? SIM!



Ampliação do Ficha-limpa? SIM!



Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas, Tribunais de Contas e Ministérios Públicos? SIM!



Cadeia imediata para quem desviar Dinheiro Público elevando-se para a categoria de Crime Hediondo? SIM!



Atualização dos códigos penal e processo penal? SIM!



Fim dos suplentes de Senador sem votos? SIM!



Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um quinto? SIM!



Voto em lista fechada? NÃO!



Financiamento Público das Campanhas? NÃO!



Horário Eleitoral obrigatório? NÃO!



Mandatos com 5 anos, para todos os cargos, e sem direito a reeleição? SIM!!!



Eleições Diretas e Gerais de 5 em 5 anos? SIM!!!



Um BASTA! Na politicagem rasteira que se pratica no Brasil? SIM!!



O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz homens grandes.



DIVULGUEM PELO MENOS PARA DEZ PESSOAS DA SUA RELAÇÃO



VAMOS VER SE MUDAMOS O BRASIL?



ESTÁ EM NOSSAS MÃOS.



LEMBRE-SE: A FICHA LIMPA SÓ ESTÁ AÍ POR MOBILIZAÇÃO DO POVO!!



O pior é que quase ninguém repassa, não sai às ruas como na Grécia, na Síria, no Egito etc.



*Vamos mudar o país!



Este é o grande problema que não encontramos forma de solucionar até o momento. Como garantir que a vontade popular, democraticamente majoritária, seja executada para garantir a honestidade e os bons propósitos no gerenciamento da res pública? Acredito que os pontos acima fossem aprovados no plebiscito proposto, mas nossos representantes eleitos não estão sintonizados com nossa vontade e sim com os próprios interesses, e descaradamente publicam leis para seus próprios benefícios e não os nossos.



Eis o problema que temos nas mãos: como fazer com que nossa vontade seja cumprida? Como fazer com que a nossa massa silenciosa de cidadãos do Bem tenha voz e voto?



Esperamos que a Divina Providência nos ajude, liberando um maior nível de sabedoria para todos nós.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 19/04/2023 às 00h01
 
18/04/2023 01h09
TEMPO DE GUERRA

            Em tempo de guerra devemos ficar atentos. Não sabemos onde o mudar. Eis instruções feitas pela polícia militar para toda a população.



POLÍCIA  MILITAR



AVISO IMPORTANTE!



ESTAMOS  ATRAVESSANDO  TEMPOS RUINS, ESTEJA CIENTE DISSO E SE CUIDE!



Alerta da policia Militar Eu acredito que, no atual momento, serve para todos, de qualquer localidade brasileira.



            Estamos em tempos de guerras e aí vão algumas medidas cautelares:



1. Evite bares noturnos ou lanchonetes em locais abertos.



2. Evite sair de casa após dez da noite.



3. Transite somente por vias movimentadas. Evite atalhos.



4. Não demorem no embarque e desembarque do veiculo! Combine com familiares.



5. No desembarque cada um bate sua porta e o motorista tranca as portas no controle remoto ao mesmo tempo que se afasta rapidamente do veículo!



6. Se despeça dentro de casa, embarque rápido e saia com o veículo, evite ficar parado dando bobeira, ao embarcar devagar ou se despedindo na rua.



7. Passeios de preferência em Shoppings.



8. Ao parar em um sinal, mantenha distância do veículo da frente, para que você possa ver os pneus traseiros. Assim dá para sair rapidamente sem manobrar, se for preciso.



            9. Evite parar na faixa da esquerda do semáforo. De preferência a faixa do meio.



10. Mantenha distância de duplas em motos.



11. Nunca parem para falar no WhatsApp dentro dos veículos.



12. Se forem aguardar alguém em algum lugar, observe antes ao redor, estacione o veículo com segurança, apague todas as lâmpadas, puxe o freio de mão e retire o pé do freio (para apagar a luz de freio), veículo sempre com todos vidros fechados e filmados.



13. Se perceber suspeitos, dê várias voltas antes de entrar com o carro na garagem. Ao sair de casa, olhe atentamente se não tem ninguém na rua. De preferência, pelas câmeras de TV ou no celular.



            14. Quem tiver condições de comprar um carro blindado, compre!



15. Sempre suspeitar de tudo e de todos. Ter uma postura defensiva é estar sempre atento.



16. A pé ao ouvir disparos, diminua a silhueta, deite-se ou abaixe-se imediatamente, de preferência ao lado de algo rígido que sirva de proteção. Ex.: meio fio, mureta, roda dianteira (ao lado do motor) de carros estacionados.



17. Ao se dirigir ao veículo estacionado, nunca vá diretamente à ele. Observar todo ambiente em volta e se estiver tudo tranquilo, embarcar e sair rapidamente.



18. Quando for a algum ambiente público como padarias, restaurantes ou bares, dê preferência aos que têm câmeras e segurança armada.



19. Nunca ir a caixas eletrônicos à noite, nem no fim de semana e nem em lugares desertos. Dê preferência aos shoppings.



20. Antes de entrar em algum estabelecimento sempre observe se as pessoas estão agindo com naturalidade, pessoas muito paradas sem se mexer podem estar sendo assaltadas.



21. Nada de conversas, no portão e em frente de casa na calçada. Esse tempo já passou!



22. O mais importante: Se for surpreendido não faça movimentos bruscos.



`          ORIENTE SEUS FAMILIARES, SEUS AMIGOS, E SE QUISER COMPARTILHE!


Publicado por Sióstio de Lapa
em 18/04/2023 às 01h09
 
17/04/2023 00h01
A FÁBULA DA FLORESTA

            Encontrei esta fábula circulando nas redes sociais, muito inteligente, representando bem a realidade que estamos vivendo, nós, os animais que compõem essa fauna.



            Assim que criou os animais, Deus os colocou todos juntos numa floresta.



            Para não interferir na administração da floresta Deus disse que eles democraticamente votassem em quem deveria administrar a floresta. Antes quem administrava a floresta eram os corvos porem cansados de tanto desmandos as onças se rebelaram e durante 20 anos foram elas que tomaram conta da floresta e de todos os animais com garras de aço.



            Terminado esses 20 anos, as onças depois de tantas críticas, entregaram para quem quisesse governar. Inicialmente seria uma raposa velha, mas por um problema de saúde morreu e o chacal assumiu o seu lugar. Depois disso vieram outros animais. Uma hiena que dizia que iria caçar os animais marajás, etc.



A cada eleição o rato concorria, mas não ganhava nada até que um dia ganhou pela insistência, prometendo transformar a floresta no melhor lugar do mundo. Durante 8 anos o rato fez da floresta o que bem quis e só roubou a comida dos outros animais. Afinal, a natureza do rato era essa mesma.



Não podendo mais ser o chefe, colocou a anta no seu lugar, mas a anta só fazia besteiras. No segundo mandato a anta foi tirada antes do tempo e o morcego assumiu por dois anos. Acusado por todos os roubos e comprovado que havia roubado, o rato foi preso. Mas a vida do rato não era tão ruim. Vez por outra recebia a visita da galinha que tinha um cérebro pequeno e servia mesmo para abate.



Vieram novas eleições. Os animas cansados de tantos anos de roubalheira votaram no leão que ganhou de lavada. Assumiu a floresta para descontentamento dos jumentos, burros, pacas e hienas que ainda apoiavam cegamente o rato, mesmo sabendo o que ele havia roubado. É que o rato durante a sua gestão, dava caroços para esses animais enquanto os frutos mesmo iam para seus amiguinhos, ratos também.



O leão começou a mudar a floresta, a comida não desaparecia, muitas modificações foram feitas e a floresta avançava, mas isso causava descontentamento nos outros ratos que armaram uma armadilha contra o leão.



Pediram aos abutres que dessem um jeito de inocentar o rato e assim eles fizeram.



O rato saiu da gaiola dizendo que era o animal mais santo da floresta. Os jumentos, os burros, as mulas, as pacas e os veados fizeram uma grande festa. Enquanto o leão governava, os abutres faziam de tudo para atrapalha-lo. Interferiam em cada decisão, mas para isso usava um veado que a toda hora entrava com algum pedido absurdo.



O leão não queria não queria ferir as leis da floresta, mas algumas decisões foram tomadas para impedir o avanço dos ratos. O leão consultou as onças, os patos e os pássaros sobre a possibilidade de intervir. Mas infelizmente as onças não eram mais as mesmas de antes. Haviam se transformado em gatinhos medrosos. Os patos até tentaram, mas sozinhos não podiam fazer nada. Já os pássaros, que lástima, não havia entre eles um líder que tivesse a coragem de uma águia e não passavam de pombos daqueles que cagam tudo, não cantam e só enchem o saco.



O líder das aves era um avestruz que enterrou a cabeça num buraco no chão. Deixaram o leão sozinho. Enquanto isso, os canários cantores e os pavões, acostumados a vida fácil e a receberem alimentos de graça faziam propaganda contra o leão, ajudados pelos papagaios.



Novas eleições vieram e os abutres deram um jeitinho de manipular o resultado. O rato foi eleito o rei da floresta novamente, e ai de quem falasse alguma coisa. Um dos abutres mandava prender na mesma hora. Instalou-se uma ditadura na floresta para tristeza e indignação da maioria da fauna, com exceção dos burros, antas, mulas, piranhas, ratos, papagaios, corvos, serpentes, abutres e pacas.



O leão triste foi para uma floresta distante, enquanto isso o rato voltou a roubar como nunca. Colocou todos os animais que haviam colaborado com ele na sua administração, e esses eram os que mais faziam besteiras. Por exemplo, para tomar conta da justiça colocou um porco acostumado com os ambientes mais enlameados. Na cultura colocou a gralha e na economia colocou o jumento



Assim a floresta começou a desandar. Os animais aos poucos foram padecendo de tristeza enquanto a floresta era devastada pelo que havia de pior na fauna.



Mas Deus olhando com tristeza tudo isso, disse que um dia o leão haveria de voltar mais forte, ira rugir mais forte, a floresta vai reagir e cada um dos animais que ajudou a destruir a minha criação vai pagar caro por isso, inclusive os que te traíram ou se acovardaram.



Que aminha justiça seja feita e não a dos abutres. Todos os animais se animaram, porque Deus é Deus. Se não for o leão será o tigre que é o guardião de São Paulo, que é um grande amigo de Deus.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 17/04/2023 às 00h01
 
16/04/2023 00h01
EU SOU OUTRO

            Interessante como podemos de um momento para outro ficarmos numa condição que até pouco tempo era o inverso para nós. Digo isso do ponto de vista médico-paciente. Sempre mostramos uma autoridade que o exercício do cargo nos confere, de saber o que o paciente sofre, qual o tratamento e qual o prognóstico. Esses atributos da profissão, que dizem respeito à vida do paciente, que ignora quais os caminhos que irá seguir, se terá volta ou não. Este texto que circula nas redes sociais e que vou reproduzir abaixo, é o relato de um médico que inverteu a sua posição.



Na última terça-feira, morreu o Dr. Hernán Dário Estrada, neurocirurgião. Ontem eles publicaram no grupo dos colegas, uma mensagem muito dolorosa enviada pelo próprio Dr. Hernán Dário, falando sobre a tremenda desumanização sofrida nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva). Agradeço muito se o fizerem circular.



EU SOU OUTRO DEPOIS DE ESTAR QUATRO VEZES NA UTI.



Os resultados médicos não compensam os danos irreparáveis na esfera psicológica. Não sou mais Hernán Dário Estrada, sou o que resta dele.



Como diz o Dr. Velez, não há dia, não há noite. Sem horário. Não há ninguém que ouça o gemido. O amigo e colega é um estranho. Não dá para ver a cara dele. Não há mão no ombro que diga como você se sente. Nem o estetoscópio no peito que te faça sentir protegido. Você não sabe o que é um banheiro às 5 da manhã tremendo de frio! Perguntei: Por que não mudaram de posição a cada duas horas? e ouvi as provocações.



É um lugar hostil. Com ruídos por alarmes de aparelhos e conversas e risadas inadequadas.



Os pacientes têm angústia, ansiedade, insônia, medo e medo da morte.



Facilmente somos rotulados de psicóticos.



Resgato anjos, enfermeiras (a grande maioria). São médicas (explicam o porquê), família, confidentes e amigas. Choram com um.



Dificilmente se sentam enquanto os deuses do Olimpo não se movem do seu trono e do seu brinquedo o computador.



Falta muito para humanizar as UTIs. Temos que começar por humanizar os médicos. (há muito humanos).



Pacientes na UTI se tornam objeto de estudo médico mas esquecem das necessidades emocionais.



https://www.facebook.com/100000017951318/posts/pfbid02fcNdPHWuJDsgJx78uQzAuYkLvMhkyjXreuYu1kYtfhR6UogNwP1DVmN5nFQxc4nel/?d=w&mibextid=qC1gEa



Não percamos a capacidade empatia por qualquer um, pois amanhã poderemos estar no seu lugar.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 16/04/2023 às 00h01
Página 127 de 951