Meu Diário
03/12/2020 00h01
FRATELLI TUTTI (1) – INTRODUÇÃO

            O Papa Francisco escreveu a Carta Encíclica (circular do Papa abordando algum tema da doutrina católica) Fratelli Tutti (Todos Irmãos) que recebeu e ainda recebe severas críticas por membros bem situados no Vaticano e que se espalha pelas redes sociais, mais as críticas que a própria Carta.

            Trarei aqui esse documento, fracionado devido a sua extensão, para que tenhamos oportunidade de fazer nossas reflexões sempre com o espírito livre em procura da Verdade, que é o nosso objetivo final.

CARTA ENCÍCLICA
FRATELLI TUTTI
DO SANTO PADRE
FRANCISCO
SOBRE A FRATERNIDADE
E A AMIZADE SOCIAL

1. «FRATELLI TUTTI»: escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs para lhes propor uma forma de vida com sabor a Evangelho. Destes conselhos, quero destacar o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; nele declara feliz quem ama o outro, «o seu irmão, tanto quando está longe, como quando está junto de si». Com poucas e simples palavras, explicou o essencial duma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra onde cada uma nasceu ou habita.

Os conselhos de Francisco de Assis são importantes para a aplicação prática do Amor que o Cristo nos ensinou, amar ao irmão, que esteja perto ou longe, que seja parente consanguíneo ou não. Mesmo que tenhamos com os primeiros uma maior responsabilidade, por ser o próximo, pelos laços sanguíneos implicar em algum tipo de responsabilidade, sempre com o cuidado desse amor próximo ou consanguíneo não vir a prejudicar os irmãos que estejam à distância ou que não sejam consanguíneos.

2. Este Santo do amor fraterno, da simplicidade e da alegria, que me inspirou a escrever a encíclica Laudato si’, volta a inspirar-me para dedicar esta nova encíclica à fraternidade e à amizade social. Com efeito, São Francisco, que se sentia irmão do sol, do mar e do vento, sentia-se ainda mais unido aos que eram da sua própria carne. Semeou paz por toda a parte e andou junto dos pobres, abandonados, doentes, descartados, dos últimos.

Laudato si, em português significa: Louvado sejas. Foi colocado como subtítulo de “Sobre o cuidado da casa comum”, que é outra encíclica do Papa Francisco, na qual o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

Aqui, o Papa se inspira em São Francisco para reforçar os cuidados com a ecologia, principalmente com os humanos em situação precária. Deu o exemplo de andar junto aos pobres, abandonados, doentes e qualquer um excluído da sociedade.  Este é um exemplo sutil e ao mesmo tempo explícito: andar com os excluídos, aliviar os seus sofrimentos, na prática, com o irmão, um a um... É importante falar do exemplo para que outros podem se sensibilizar, como o Papa faz, eu posso fazer e qualquer um dos meus leitores também. Mas, o mais importante é fazer a prática, chegar perto, ajudar. Vejamos, quem de nós, inclusive eu, está fazendo isso? Além de falar sobre essa virtude da caridade, está chegando perto de um irmão que sofre e está lhe ajudando de alguma forma? Acredito que isto seja o mais importante, que implica em limparmos o nosso coração do egoísmo e praticar o amor fraterno, construindo a família universal e o Reino de Deus.


Publicado por Sióstio de Lapa em 03/12/2020 às 00h01
 
02/12/2020 00h30
CONVITE À REFLEXÃO

            Este é o convite que irei encaminhar aos diversos convidados expositores do evento universitário que estou organizando, sob intuição divina. 

            Caro amigo(a) __________________________

            Sou médico, psiquiatra, professor universitário e cristão. Sou o atual coordenador da disciplina opcional “Medicina, Saúde e Espiritualidade”, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 2014.

            Procuro entender as lições do Cristo e tento coloca-las na prática.

            Entendo que a principal lição que Ele nos deixou foi sobre o Amor.

            Praticando o Amor, sem condicionamentos, estaremos burilando a nossa alma, e construindo uma família bem mais ampla que a atual família nuclear, sanguínea. 

Dentro deste trabalho evolutivo alcançaremos o Reino de Deus, dentro dos nossos corações, principalmente, com reflexo na sociedade?

            Este é o desafio que estamos convidando a reflexão: como construir esse Reino de Deus dentro de uma sociedade planetária tão materialista, individualista e autoritária?

            A realização deste evento, REINO DE DEUS, UMA UTOPIA SOCIAL? a ser realizado nos dias 05-12-2020 (20 às 22h) e 06-12-2020 (08 às 18h) de forma remota, deverá ser o momento de reflexão de cada convidado expositor para falar sobre a sua perspectiva espiritual, qualquer que seja sua religião ou viés ideológico.

            Não sei quantas pessoas irei atingir, quantos convidados irão aceitar. Convidados para a plateia, convidados para a exposição. Sei que é um trabalho sintonizado com a vontade de Deus, por mais que seja feito num ambiente universitário de forte conotação materialista, científica. Sei que estou intuído pelo Pai, assim como serão todos aqueles que tiverem algum tipo de sintonia com Ele. 

            Existe uma programação que foi feita para fins de aprovação do projeto:

05-12 – Abertura – Apresentação do esquema de trabalho a ser implementado no dia 06

06-12  08-10h – Perspectiva católica da construção do Reino de Deus

            10-12h – Perspectiva evangélica da construção do Reino de Deus

            12-14h – Intervalo

            14-16h – Outras perspectivas espirituais da construção do Reino de Deus

            16-18h – Encaminhamentos. Encerramento. 

            Esta programação pode ser alterada de acordo com a sugestão dos convidados expositores.

            O entendimento sumário do evento é que seja um encontro com líderes religiosos, formais e informais, estudiosos do assunto, para alinhar o ideal cristão da construção do Reino de Deus.

            Sinta-se convidado! Que o Poder Superior ilumine vossa consciência!

            Paz e Luz!

            Francisco Rodrigues, em Cristo.


Publicado por Sióstio de Lapa em 02/12/2020 às 00h30
 
01/12/2020 00h30
ORAÇÃO DEZEMBRO 2020

            Pai!

            É chegado o momento de eu ser o instrumento da Tua vontade que tanto advogo. 

            Tenho toda preparação sobre os ensinamentos do Cristo que Tu nos enviou para isso. Tenho a percepção da importância da família universal para formar o Teu Reino de amor, de fraternidade de justiça.

            Tenho que esquecer de mim e fazer por Ti. O mundo está como envolvido por labaredas de ódio, mentiras, iniquidades de todos os tipos.

            A mensagem do nosso Mestre não alcança a intimidade dos corações dos nossos irmãos, muito deles envoltos na ignorância, na indignidade da fome, de se identificar como um ser humano, filho e imagem de Ti. 

            Mas, quantos deles já compreendem com profundidade qual é a Tua vontade, em qualquer tipo de religião, em qualquer lugar do mundo. 

            Estou colocado num país escolhido pelo Mestre para ser a Pátria do Evangelho e o Coração do Mundo. Estou engajado nessa missão, empunhando a bandeira de Ismael, Deus, Cristo e Caridade. 

            É hora de cair em campo como fez o Mestre na festa de Caná. Fazer a conexão das pessoas que sofrem as penúrias da vida, da sobrevivência para si e para seus dependentes. 

            Tenho agora, nesta semana, a responsabilidade material e principalmente espiritual de criar o evento de como construir o Reino de Deus. Sei que Tu, Pai, está ao meu lado, assim como todos que querem cumprir a Tua vontade. 

            Sei que devo afastar o temor de me encontrar sozinho, mesmo com toda dificuldade, desconfianças ou quaisquer obstáculos que possam surgir.

            Devo somente fazer o que me compete, mesmo que seja uma gotinha de Verdade nas labaredas da ignorância. Com certeza outros irão se associar e como oceanos surgidos dos corações dos homens de bem, iremos fazer a diferença.

             O Mestre, na condição de nosso governador planetário, se materializou numa pequena região, subjugada por um império de força, e criou um movimento que hoje alcança todo o planeta.

            Suas lições podem ser postas em prática, pois a evangelização em suas diversas formas já alcançou um número considerável de mentes. E aqueles a quem mais foi dado, como a mim, mais serão cobrados.

            Eu poderei atuar com este evento na cobrança divina, de quantos eu possa alcançar dentro do Brasil, com responsabilidades espirituais até bem maiores que a minha, para que sejam engajados neste projeto, que não é da minha vontade, e sim a Tua vontade, como Tu bem sabe.

            Ajuda-me, Pai, com inteligência rápida, coragem e sabedoria para que eu possa efetivamente fazer a Tua vontade, no tempo e espaço que me permitis. 


Publicado por Sióstio de Lapa em 01/12/2020 às 00h30
 
30/11/2020 00h29
PORTUGUÊS BIZARRO

            As investidas dos partidos de esquerda na população brasileira, penetrou maciçamente em várias instituições, principalmente as educativas, tentando modificar a forma de pensar dos jovens e quebrar o futuro do país alterando a ideologia, até na forma de falar. Vejamos um texto que encontrei na net, se referindo a uma aula de português dado por uma professora, que veio sem identificação. Mesmo que não tenha sido dado por nenhuma professora, e simplesmente é uma crítica ao que está sendo colocado como uma necessidade, que eu me integro totalmente a crítica e deixo aqui par meus leitores fazerem também suas reflexões.

Professora de Português dando aula...

Não sou homofóbica, transfóbica, gordofóbica. Eu sou professora de português.

Eu estava explicando um conceito de português e fui chamada de desrespeitosa por isso (ué).

Eu estava explicando por que não faz diferença nenhuma mudar a vogal temática de substantivos e adjetivos pra ser "neutre".

Em português, a vogal temática na maioria das vezes não define gênero. 

Gênero é definido pelo artigo que acompanha a palavra, vou mostrar pra vocês: 

O motorista, termina em A e não é feminino.

O poeta, termina em A e não é feminino.

A ação, depressão, impressão, ficção. Todas as palavras que terminam em "ção" são femininas, embora terminem com O.

Boa parte dos adjetivos da língua portuguesa podem ser tanto masculinos quanto femininos, independentemente da letra final: feliz, triste, alerta, inteligente, emocionante, livre, doente, especial, agradável, etc.

Terminar uma palavra com E não faz com que ela seja neutra.

A alface, termina em E e é feminino.

O elefante, termina em E e é masculino.

Como o gênero em português é determinado muito mais pelos artigos do que pelas vogais temáticas, se vocês querem uma língua neutra, precisam criar um artigo neutro ao invés de encherem um texto de X, @ e E.

E mesmo que fosse o caso, o português não aceita gênero neutro.

Vocês teriam que mudar um idioma inteiro pra combater o "preconceito".

Meu conselho é: ao invés de insistir tanto na coisa do gênero, entendam de uma vez por todas que gênero não existe, é uma coisa socialmente construída. 

O que existe é sexo biológico! 

Os espécimes mamíferos (e alguns outros) são binários e nascem machos ou fêmeas (favor não confundir com preferências sexuais, este é outro assunto), qualquer desconformidade quanto a isto terá que ser discutida com a natureza que fez as coisas desta forma! (As últimas três frases são acréscimo meu, Andrea Duarte, e não se encontram no texto original).

Entendam, em segundo lugar, que gênero linguístico, gênero literário, gênero musical, são coisas totalmente diferentes de "gênero". 

Não faz absolutamente diferença nenhuma mudar gêneros de palavras, isso não torna o mundo mais acolhedor.

E entendam em terceiro lugar que vocês podiam tirar o dedo da tela e parar de falar abobrinha, e se engajar em algo que realmente fizesse a diferença ao invés de ficar arrumando pano pra manga pra discutir coisas sem sentido. 

Tenham atitude, palavra que termina em E e é feminina. 

E parem de ficar militando no sofá, palavra que termina em A e é masculina.

Autora anônima, por enquanto...

Quando me questionam porque sou de direita, esta é a explicação!

Quando um tipo de direita não gosta de armas, não as compra.

Quando um tipo de esquerda não gosta de armas, quer proibi-las.

Quando um tipo de direita é vegetariano, não come carne.

Quando um tipo de esquerda é vegetariano, quer fazer campanha contra os produtos à base de proteínas animais.

Quando um tipo de direita é homossexual, vive tranquilamente a sua vida como tal.

Quando um tipo de esquerda é homossexual, faz um chinfrim para que todos o respeitem.

Quando um tipo de direita é ateu, não vai à igreja, nem à sinagoga, nem à mesquita.

Quando um tipo de esquerda é ateu, quer que nenhuma alusão a Deus ou a uma religião seja feita na esfera pública.

Quando a economia vai mal, o tipo de direita diz que é necessário arregaçar as mangas e trabalhar mais.

Quando a economia vai mal, o tipo de esquerda diz que os sacanas dos patrões são os responsáveis e param o país.

Tese final:

Quando um tipo de direita ler este texto, vai rir concordar que, infelizmente, é uma realidade e até partilhar.

Quando um tipo de esquerda ler este texto, vai te insultar e rotular de fascista".

            Perfeito! Podemos ver a bizarrice de tal proposta, querendo contaminar toda gramática, sem o devido conhecimento do que quer fazer. Lembro de uma certa “presidenta” que é reconhecida até hoje como assassina de pessoas e do português.


Publicado por Sióstio de Lapa em 30/11/2020 às 00h29
 
29/11/2020 00h27
CIRCULO DO MAL DE HITLER (26) – MORTE DE CARIN

            Interessante procurar saber como o mal pode se desenvolver e ameaçar todos os países do mundo. O que se passou na Alemanha Nazista sob o comando de Hitler e seus asseclas, abordado pela Netflix em uma série sob o título “Hitler’s circle of evil” serve como um bom campo para nossas reflexões.

XXVI

            Para Himmler, a chegada de Röhm restaura a relação que eles tinham antes de 1923. Himmler acha que há chance de colaborar com Röhm, podendo fortalecer sua posição no partido, que, no momento, ainda era fraco.

            Parece uma jogada de mestre. Röhm fortalecerá a posição de Himmler e enfraquecerá a de Göring que queria muito comandar a SA. Então Göring se sente marginalizado. É outro exemplo das mudanças que ocorrem no círculo íntimo.

            O retorno de Röhm é inicialmente celebrado pelo propagandista Joseph Goebbels. Mas as coisas logo desandam. Após 1930, a relação entre Goebbels e Röhm não é calorosa. Goebbels não gostava da formalidade militar trazida por Röhm. Goebbels gostava de a SA ser desordeira, que espancava e matava comunistas.

            Enquanto Goebbels perde sua influência na SA, Göring vê uma série de funções poderosas indo para Röhm. A ascenção de Röhm mina o poder deles, e cria uma improvável aliança entre os dois rivais.

            A nova posição de Röhm prejudicava as ambições e os avanços desses dois homens. Röhm é uma ameaça aos interesses dos dois.

            De volta ao círculo íntimo, Röhm está fazendo inimigos poderosos, mas enquanto o confiante ex-beligerante tiver o apoio de Hitler, eles precisam aguardar.

            Embora o ex-herói de guerra Hermann Göring esteja afastado dos compromissos militares, Hitler precisa de seus talentos em outra área.

            Göring estava em sua melhor forma como socialite, indo às festas, fazendo contatos, tentando conseguir fundos. Ele é um sobrevivente, tem seus métodos de conseguir as coisas, mas ele não seria nada sem sua amada esposa anfitriã social, Carin.

            Carin é importante na tentativa de fazer Göring se tornar uma figura política. Eles passaram por tudo juntos, mas com um terrível custo à saúde dela. Cada vez mais frágil, em outubro de 1931, Carin morre. Göring fica inconsolável. Mas o círculo íntimo usa qualquer chance para melhorar sua posição, e a morte de Carin fornece uma abertura a Goebbels. 

            Durante esse período turbulento, Goebbels, o orador fervoroso, está começando a criar raízes. Ele é um mulherengo, algo bem improvável, olhando para ele, mas é. Ele é bem charmoso, e acaba se comprometendo com Magda.

            Goebbels e Magda se casaram na neve, com a guarda da Juventude Hitlerista e tendo Hitler como padrinho, e foi um momento muito feliz.

            Com a morte da esposa de Göring, há vaga para uma anfitriã ambiciosa. Havia muita competição na elite nazista quanto a fazer contatos e socialização, e acho que Joseph e Magda Goebbels se viram como sucessores após a morte de Carin Göring. Eles tiram o melhor proveito desta oportunidade para garantir lugar na cúpula do círculo íntimo.

            Os recém-casados Sr. e Sra. Goebbels são o casal nazista mais encantador. Quando seu querido Hitler ia tomar chá ou uma bebida com eles, Magda assava bolos e Goebbels bajulava sem limites, tocando na vitrola os maiores sucessos de Hitler, seus discursos. Mas Göring lutará. Ele logo abandona o luto e, agora, sem nada entre seu desejo por dinheiro e poder, ele fica disponível o tempo todo para Hitler.

            Nós imaginamos Göring como uma figura gorda e jovial com uniformes grandes e bobos. Parece saído de uma loja de fantasias. E isso faz desviar do fato que ele tem uma mente muito calculista e muito implacável, que fará de tudo. Agora que é viúvo, pode se dedicar às suas ambições pessoais.

A morte de uma pessoa significativa dentro do Partido Nazista é sinal para que haja toda movimentação no sentido de ocupar o espaço vago e se conquistar maior fatia de poder. A solidariedade com o viúvo, no caso Göring, serve mito pouco para atenuar as circunstâncias. O que importa é que acontece uma corrida em busca de uma vaga mais acima. 

            Numa sociedade fraterna de natureza cristã, como acontecerá com a família universal, base do Reino de Deus, jamais se observará tais atos, e quem hoje já começa a agir com esse perfil, já pode se considerar um cidadão do Reino de Deus, onde a tentativa de cooptação para violência e corrupção não prosperará. Não se observará nem os inocentes úteis que não sabem distinguir o certo do errado.


Publicado por Sióstio de Lapa em 29/11/2020 às 00h27



Página 10 de 661 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr