TERAPIA SOCIAL
Por força de minha profissão estou acostumado com o termo “Terapia”, mas sempre aplicado a um indivíduo, a dois ou a pequeno grupo. Poucas vezes eu vi o termo “Terapia Social” e geralmente, se não me engano de forma mais simbólica que real, aplicado a uma comunidade. Mas agora, tenho a compreensão que a sociedade está apresentando sinais e sintomas de uma doença que produz sofrimento e morte, individual e coletiva, aqui e algures. Parece que a Terra toma a aparência de um grande hospital onde cada indivíduo sofre as consequências do mal coletivo a partir das ações que ele mesmo implementou ao seu redor. Fome, ignorância, violência, roubo, vício, guerra, corrupção, mentira... tudo faz parte do elenco de sintomas que cada um exibe, individual ou coletivamente, e deixa surgir no painel coletivo das nações um exército de miseráveis de toda espécie, desde os indigentes, maltrapilhos e analfabetos até os multimilionários, ditadores de povos, manipuladores da mentira. Como fazer para promover essa terapia social, uma vez que nós também estamos doentes, uma vez que a doença é contagiosa?
Quem nos trouxe a solução foi o Mestre e Terapeuta, Jesus de Nazaré, com as Boas Novas, o Evangelho. Mostrou que a raiz do mal está enraizada dentro dos nossos corações, através do egoísmo que é uma expressão dos mecanismos instintivos criados por Deus para a nossa sobrevivência e que foram deturpados por nossa vontade para escravizar o próximo de diversas maneiras. O Mestre curava as mazelas físicas de muitos que encontrava pelo caminho, mas a lição principal que Ele deixou para destruir o inimigo interno do egoísmo dentro de nós e curar a alma em direção à saúde coletiva, foi a aprender a usar o Amor, receber e doar, sem condicioná-lo a nenhum interesse subalterno, simplesmente por ajudar o próximo como a nós mesmo, como a dimensão máxima de amor ao Pai.
Alguns valores estão associados aos eixos centrais do Egoísmo e Amor nessa luta que deve ser feita para a Terapia Social. A mentira e a prepotência estão associadas ao egoísmo, que desvirtuando a realidade em proveito próprio adquire as condições de conquistar e permanecer no poder; a verdade e a justiça estão associadas ao Amor que respeita os interesses do próximo em busca de uma sociedade fraterna.
O reconhecimento da Terra como um hospital que apresenta alas em diversas regiões, que nós também possuímos algum nível de contaminação ao mal que queremos combater, é importante para suportar a necessidade de tolerância dos erros que irão surgir entre nós. O início do tratamento é difícil, pois nós, contaminados, seremos os próprios médicos e poderemos ter até dificuldades para conseguir o entendimento necessário para a prática de uma simples reunião. O tempo será um grande amigo de todos nós, associados à persistência nos ideais, e pouco a pouco iremos nos harmonizando em torno do foco da Verdade o principal instrumento da aplicação do Amor.
Espero também a solidariedade daqueles que ficaram à distância por desconfiança, mas por possuírem almas generosas e sintonizadas com o bem, amorosamente vêm nos ajudar no futuro próximo.
A humildade de reconhecer todos como doentes da alma, uns mais outros menos, e que o Amor é a melhor atitude para todos os males da humanidade e a Verdade é o melhor remédio que deve ser aplicado diariamente, de preferência de hora em hora, é a Terapia Social fundamental, sob as luzes do Cristo.
Sióstio de Lapa
Enviado por Sióstio de Lapa em 26/11/2014