Textos

MUNDOS PARALELOS
Parece que vivemos em mundos paralelos, considerando as pessoas que lutam diuturnamente pela sobrevivência, e outros que nem tanto.
Ficamos curiosos com a possibilidade da existência física de diferentes dimensões no Universo, onde a vida pode se processar com várias características, e esquecemos que essas dimensões existem ao nosso redor, com pessoas ao nosso lado que parece serem invisíveis para nós.
Estes mundos paralelos que quero chamar a atenção, está baseado na condição socioeconômica de cada um. Pode ser mais fracionada, mas irei considerar apenas três dimensões: os pobres, classe média e os ricos.
A classe média pode ser considerada a mais populosa, considerando que ela tem uma pequena penetração entre os pobres e os ricos. É a classe mais operosa, que produz a riqueza do pais, que emprega muitos pobres de forma indireta e direta e direciona grande parte dos lucros para os ricos, que vivem do suor de ambas as classes.
A classe média pode ter uma ligeira visão do que acontece na classe dos ricos, muitos deles transformados por força da corrupção, dos crimes de colarinho branco. Os pobres vivem na ignorância, do que acontece na classe média e quanto mais na classe dos ricos.
Algumas pessoas pertencentes à classe média, como eu, possuem um olhar mais reflexivo sobre essas duas classes que estão ao lado. Muitas vezes fico surpreendido comigo mesmo, ao observar essas pessoas ao meu lado, mas é como se não existissem. Acho que acontece isso com todas as pessoas. Passo por elas, as vezes nos observamos mutuamente, mas é como se existisse uma barreira intransponível.
Sei que o Reino de Deus anunciado por Jesus, não comportará essa distribuição das pessoas, pois isso está fora da caridade. Os desníveis entre as classes são muito profundos, e quem sofre mais com essa situação são os pobres. Estes, sem educação e sem dignidade, vivem uma luta constante para a sobrevivência. Nós, cristãos, devemos agir com caridade e isso implica descermos até onde eles estão e lutarmos pelos seus resgates, enfrentando todo tipo de egoísmo.
Os ricos, são os predadores por natureza. Conseguiram os recursos para se manterem no topo, de forma lícita ou ilícita, construíram todo um aparato legal para manter o status quo e cada vez mais fortalece-lo. Isso é o que gera muita insatisfação no seio da sociedade e proporciona a criação de políticos populistas com pretensões absolutistas, de criação de um estado comunista ou socialista.
O esforço que o Cristo fez para vir à Terra e nos deixar as lições do Amor, foi com o objetivo que tivéssemos a compreensão desses mundos paralelos e pudéssemos colocar os primeiros tijolos para a edificação do Reino dos Céus.
Sióstio de Lapa
Enviado por Sióstio de Lapa em 29/01/2018


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr