JARDIM E CORAÇÃO
Fazendo uma comparação do jardim com o coração, podemos fazer uma ação prática sobre o primeiro para exemplificar uma ação abstrata sobre o segundo.
O jardim tem como objetivo o cultivo de belas flores, plantas vistosas, capazes de trazer harmonia e admiração à nossa vista. Para isso precisa ser cuidada diuturnamente. As plantas precisam ser regadas, adubadas, cuidadas contra as pragas. Além disso, junto delas também florescem ervas daninhas, espinhosas, que danificam a beleza do conjunto.
Qualquer dia, semana, mês que ficamos sem cuidar do jardim, mais comprometida fica a beleza original, não se desenvolve como o jardineiro queria e tende a completa destruição.
Da mesma forma é o coração. Se queremos que ele fique embelezado como um jardim, teremos que cuidar diuturnamente de suas plantinhas virtuosas. Devemos adubar, regar e evitar as diversas pragas sobre as virtudes, ao mesmo tempo que devemos ir retirando com o maior cuidado as ervas daninhas, mesmo que isso termine por ferir nossas mãos.
O jardineiro do jardim tem uma mesma atitude do “jardineiro” do coração. Ambos não podem esquecer ou mesmo procrastinar suas ações, sob pena dos seus desejos mais belos não se realizarem.
É uma boa ideia associar cada virtude com uma das plantas do jardim e procurar cuidar dela como se cuida da virtude. Por exemplo, o Hibisco de flores brancas, será equiparado a Verdade; ficará junto com o Jasmim de flores perfumadas que representará a Paz; a trepadeira Lágrimas de Cristo será equiparada à Caridade; as flores das Nove Horas será equiparada à Justiça, tão belas e tão frágeis; a Petúnia de flor lilás será equiparada à Solidariedade; as diversas Flores do Deserto serão equiparadas ao Amor Incondicional, que devem ser resistentes às intempéries do tempo, que mostrem a beleza de suas flores mesmo na privação de água e adubo... Tem diversas outras plantas que merecem uma equiparação com as virtudes do coração, mas irei checar o nome de cada uma delas e fazer outras associações.
Sei que não bastará cuidar apenas das plantas, tenho que fiscalizar e retirar a cada momento as plantas daninhas, assim como no coração eu terei que jogar fora a cada momento os vícios e defeitos que deverei perceber na minha mente e comportamento.
Sióstio de Lapa
Enviado por Sióstio de Lapa em 17/04/2018