BÍBLIA REVISTA 11 – GÊNESIS (5)
O TERCEIRO DIA – 9. E disse Deus: ajuntem-se as águas que estão debaixo dos céus em um lugar (refere-se aos lugares destinados às águas na Terra, os mares, oceanos, rios, etc.), e apareça a porção seca; e assim foi (refere-se aos continentes sendo formados, exigindo grandes convulsões na Terra).
Um esforço do comentarista em explicar a forma fantástica de surgimento das características da Terra associado ao conhecimento atual de movimentos tectônicos que dão forma as terras e aos mares. Continua fantástico o tempo de 24 horas que ele não se preocupa em dar o caráter simbólico disso, se assim compreender.
10. E chamou Deus a porção seca Terra (refere-se ao Ser Supremo que nomeia o que Ele criou), e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom (aprovação Divina).
Talvez se o comentarista tivesse feito uma pesquisa sobre as origens dos termos e conceitos, teria encontrado outra forma de comentar esse trecho. Não consigo imaginar Deus criando e nomeando... dizendo pra quem?
11. E disse Deus: produza a Terra erva verde (uma cobertura), erva que dê semente (vegetais), árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie (indica que os diferentes gêneros de plantas já foram fixados), e que sua semente esteja nela, sobre a Terra; e assim foi (o dogma moderno da origem das espécies pelo desenvolvimento evolucionário não é bíblico).
Sim, a narrativa evolutiva é muito mais compreensível e aceitável que a narrativa criacionista.
12. E a Terra produziu erva verde (pela palavra de Deus), erva que dá semente segundo sua espécie, e árvore que dá fruto, cuja semente está nela, segundo a sua espécie (a primeira criação da vida vegetal não procede da semente, e sim através do poder da Palavra); e viu Deus que era bom (não se refere somente ao fato da criação, mas também à ordem da criação.
Parece aquele jogo: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Aqui seria, quem veio primeiro, a semente ou a palavra? A palavra origina a criatura que possui sementes e a partir daí se perpetua pela reprodução... porém quando se descobre alguma criação, geralmente o descobridor é quem o nomeia, algumas vezes com o seu próprio nome. Fica meio confuso acreditar que o nome recém-criado, para a criatura recém encontrada, tenha sido dito por Deus. A não ser que tudo que ocorra no Universo tenha em essência a participação de Deus. Mas assim não perderíamos o livre arbítrio?
13. E foi a tarde e a manhã, o terceiro dia (neste dia aconteceu primeira criação da vida, quer dizer, “as plantas, etc.”).
Sióstio de Lapa
Enviado por Sióstio de Lapa em 02/08/2018