Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Textos
VIDA APÓS A MORTE (01) – INTRODUZINDO
Na condição de espiritualista de tendência espírita, claro que acredito no mundo espiritual, na existência de espíritos e na existência de Deus, inclusive. Como tenho também formação acadêmica, de forte viés materialista, sou pós-graduado com especialização em Psicobiologia e mestrado e doutorado em Psicofarmacologia, com formação em Psiquiatria, Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), atual professor do Departamento de Medicina Clínica do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, não posso deixar de ter forte dose de ceticismo em tudo que chega aos meus sentidos físicos.
A minha forte fé consolidada no mundo espiritual não se deixa permanecer acima de qualquer dúvida ou crítica, sempre com o uso da racionalidade para empunhando cognitivamente a lógica, verificar se estou sintonizado com a verdade ou dentro de algum falso desvio.
A doutrina espírita fornece três pilares conscienciais que satisfazem a lógica de nossa curiosidade: Filosofia, com “O Livro dos Espíritos”, Religião, com o livro, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, e a Ciência com “O Livro dos Médiuns”.  Diversos outros livros escritos por médiuns como Chico Xavier e Divaldo Franco, com o conteúdo de inteligências extrafísicas como André Luiz, Emmanuel e Joanna de Angelis, formam uma literatura consistente com a existência do mundo espiritual e sua interação com o mundo material.
Considerando a humanidade como o coletivo material mais conveniente para a educação moral dos espíritos, como mecânica de sua força evolutiva em direção a uma perfeição absoluta, que podemos conceituar como Deus, Inteligência Suprema, independente da forma gramatical que possamos exprimir, verificamos em vários pontos do planeta o surgimento de personalidades que trazem importantes contribuições neste sentido. Podemos exemplificar com Buda, Krishna, Confúcio, Sócrates, entre outros, e principalmente Jesus de Nazaré, o qual os espíritos são unânimes em informar que serve como o melhor modelo para nosso comportamento.
Nesse sentido, e por ter nascido e ser educado no Ocidente, num país colonizado por forças cristãs, compreendo a Igreja Católica Apostólica Romana como a instituição tradicional que procura levar essas lições do Cristo de forma coerente com o pensamento do seu autor, gerando o Cristianismo.
Porém, o materialismo é uma forte corrente doutrinária presente entre nós desde o nascimento e alimentado pela cultura empírica dos dados da realidade. Coloca sempre em xeque a existência do mundo espiritual e que a vida não permanece após a falência do corpo físico. Por esse motivo, irei desenvolver neste espaço a reflexão sobre a série exibida pela Netflix, “Vida após a morte” que apresenta forte argumentação no sentido da vida permanecer existindo após a morte da organização vital do corpo físico.    
Sióstio de Lapa
Enviado por Sióstio de Lapa em 24/03/2022
Comentários