Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
31/03/2025 00h01
BARCA DA FÉ

            Existe uma alegoria da Igreja Católica associada à barca de Pedro. Jesus pode ter favorecido essa alegoria por ter feito um dos seus grandes feitos, a pesca milagrosa feita do barco de Pedro. Além disso, tem a caminhada dEle sobre a agua em direção à barca, tem admoestação dos ventos quando foi acordado pelos seus apóstolos para acalmar a tempestade, enquanto Ele dormia na barca. E também prometeu a Pedro que ele iria se tornar pescador de homens e não de peixes. E tem também a multiplicação dos peixes e dos pães para centenas de pessoas.



            Estes foram alguns dos grandes momentos de Jesus na história, com a Sua missão de trazer a Verdade implicada na fé racionalizada para nós, apesar do risco que Ele sabia que iria encontrar.



            Os seus ensinamentos atravessaram os séculos com o trabalho dos 12 que O seguiam e que se espalharam pelo mundo, principalmente pelo trabalho tardio do apóstolo Paulo de Tarso com suas diversas viagens e cartas escritas às diversas igreja que ia incentivando a abertura pelos caminhos.



            Essas igrejas fundadas por Paulo ou por qualquer um dos apóstolos espalhados pelo mundo, deveria seguir um mesmo ensinamento, aquele que cada um recebeu diretamente do Mestre Jesus.



            Assim ficou fundada a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, pois o principal líder, como Pedro que foi o primeiro, tinha a sua base em Roma, o berço do Cristianismo. Esta Igreja passou a ser considerada a Barca da Fé, conduzida por um líder, o Papa, começando por Pedro.



            A participação no seio dessa Barca acolhe todos que querem seguir o progresso da evolução em suas vidas, não pela motivação animal de alcançar benefícios imediatos alicerçados nos desejos instintivos, mas sim pela motivação espiritual dos benefícios à longo prazo, alicerçados na sintonia com a divindade, com o Criador.



            O mundo está cheio de criaturas geradas com o instinto básico de progredir na evolução, lutando para conseguir tudo que seja benéfico para elas, com um egoísmo selvagem que não se importa com o que aconteça ao outro, mesmo que sua ação cause a destruição de quem esteja ao redor.



            Jesus veio ensinar a Verdade da Vida eterna na sintonia com o Criador, que só seria possível se abandonássemos esse progressismo animal baseado no egoísmo, para entrarmos no progressismo espiritual baseado no altruísmo, de amar ao próximo como a nós mesmo, não fazendo nada a ninguém que não quiséssemos para nós.



            Os homens que conduzem essa Barca da Fé fazem algumas modificações na forma de aplicar os ensinamentos, mas jamais sem mudar a essência do pensamento e comportamento de Jesus, lembrando sempre das principais leis que Ele ensinou, de amar ao Pai acima de tudo e ao próximo como a nós mesmo.



            Tem momentos que por algumas discordâncias na forma de ensinar e/ou apreender os ensinamentos de Jesus, seja necessário sair da Barca pequenas embarcações, uma forma de escaler, para levar o ensinamento de Cristo com a mesma lei prioritária que é aplicada na Barca principal da Fé.



            Assim acontece com as diversas igrejas espalhadas pelo mundo, com suas diversas designações, mas todas sintonizadas com Cristo, desde que cumpra com prioridade as duas principais leis.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 31/03/2025 às 00h01
 
30/03/2025 00h01
EM TI MESMO

 



“Tens fé? Tem-na em ti mesmo, diante de Deus.”



Paulo. (ROMANOS, capítulo 14, versículo 22.)



No mecanismo das realizações diárias, não é possível esquecer a criatura, aquela expressão de confiança em si mesma, e que deve manter na esfera das obrigações que tem de cumprir à face de Deus.



Nós, membros associados, moradores ou amigos da comunidade da Praia do Meio, dentro da AMA-PM, sentimos o peso dessas obrigações junto as tarefas que temos de fazer no dia-a-dia para manter a sobrevivência.



Temos ideias significativas, importantes, que merecem ser colocadas em prática, mas infelizmente, não temos esse tempo disponível e nenhum outro membro tem o mesmo tempo ou motivação para aplicar a ideia na prática.



É importante que tenhamos a sensibilidade de motivar e incentivar ao aprendizado daqueles que se mostram simpáticos às nossas tarefas cristãs para que aumente o nosso potencial de mãos e pernas que nos ajudem a colocar em prática a vontade do Pai de acordo com as lições recebidas do Mestre Jesus.



Nós que vivemos na certeza das promessas divinas somos os que guardamos a fé no poder relativo que nos foi confiado e, aumentando-o pelo próprio esforço, prosseguimos nas edificações definitivas, com vistas à eternidade.



Os que, no entanto, permanecem desalentados quanto às suas possibilidades, esperando em promessas humanas, dão a idéia de fragmentos de cortiça, sem finalidade própria, ao sabor das águas, sem roteiro e sem ancoradouro.



Naturalmente, ninguém poderá viver na Terra sem confiar em alguém de seu círculo mais próximo; mas, a afeição, o laço amigo, o calor das dedicações elevadas não pode excluir a confiança em si mesmo, diante do Criador.



Na esfera de cada criatura, Deus pode tudo; não dispensa, porém, a cooperação, a vontade e a confiança do filho para realizar. Cada irmão nosso tem o mesmo potencial para fazer a vontade do Pai, de acordo com os talentos que recebeu, que desenvolveu ou que pode ser ajudado a desenvolver.



Um pai que fizesse, mecanicamente, o quadro de felicidades dos seus descendentes, exterminaria, em cada um, as faculdades mais brilhantes.



Por que te manterás indeciso, se o Senhor te conferiu este ou aquele trabalho justo? Faze-o retamente, porque se Deus tem confiança em ti para alguma coisa, deves confiar em ti mesmo, diante dEle.



E confia também nos teus irmãos, que como ti, tem dentro do peito um coração que bate querendo a mesma sintonia com o Pai Nosso.



UFRN/CCS/HUOL/DMC/Foco de Luz/AMA-PM/Conselho Consultivo, 24-03-25


Publicado por Sióstio de Lapa
em 30/03/2025 às 00h01
 
29/03/2025 00h01
QUE É A CARNE?

 



“Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.”



Paulo.(GÁLATAS, capítulo 5, versículo 25.)



Quase sempre, quando se fala de espiritualidade, que é o foco do nosso trabalho cristão na comunidade, apresentam-se muitas pessoas que se queixam das exigências da carne. como se fosse um poder superior.



É verdade que os apóstolos muitas vezes falaram de concupiscências, dos desejos da carne, de seus criminosos impulsos e nocivos desejos.



Nós mesmos, frequentemente, nos trabalhos da AMA-PM na comunidade da Praia do Meio sentimos a necessidade da carne no desejo dos irmãos e em nós mesmos, na luta pela sobrevivência.



Isso induz a vontade de entrar na esfera do crime, do uso e tráfico de drogas, na prostituição, e perder a dignidade espiritual.



O próprio Mestre figurou que o espírito, como elemento divino, é forte, mas que a carne, como expressão humana, é fraca.



Temos que compreender Suas lições evangélicas para que nossa vontade possa redirecionar nosso comportamento.



Portanto, que é a carne?



Cada personalidade espiritual tem o seu corpo fluídico e ainda não percebemos com clareza, que a carne é um composto de fluídos condensados.



Naturalmente, esses fluídos, em se reunindo, obedecerão aos imperativos da existência terrestre, que são designados por lei de hereditariedade; mas, esse conjunto é passivo e não se determina por si.



Podemos figurá-lo como casa terrestre, dentro da qual o espírito é dirigente, habitação essa que tomará as características boas ou más de seu possuidor.



Quando falamos em pecados da carne, podemos traduzir a expressão por faltas devidas à condição inferior do homem espiritual sobre o planeta.



Os desejos aviltantes, que afetam a honra ou a dignidade de alguém, os impulsos deprimentes, a ingratidão, a maledicência, a má-fé, o traço do traidor, nunca foram da carne, o composto fluídico condensado, passivo.



É preciso que se instale no homem a compreensão de sua necessidade de autodomínio, acordando-lhe as faculdades de disciplinador e renovador de si mesmo, observando as lições que nos deu nosso Mestre, Jesus Cristo.



Um dos maiores absurdos de alguns discípulos do Mestre e companheiros no trabalho comunitário, fraterno, é atribuir ao conjunto de células passivas da carne, que servem ao homem espiritual, a paternidade dos crimes e desvios da Terra, quando sabemos que tudo procede do espírito.



UFRN/CCS/HUOL/DMC/Foco de Luz/AMA-PM/Conselho Consultivo, 17-03-25


Publicado por Sióstio de Lapa
em 29/03/2025 às 00h01
 
28/03/2025 00h01
EDUCAÇÃO NO LAR

“Vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.” — Jesus.



(JOÃO, capítulo 8, versículo 38.)



Preconiza-se na atualidade do mundo uma educação pela liberdade plena dos instintos do homem, esquecendo-se, pouco a pouco, os antigos ensinamentos quanto à formação do caráter no lar; dessa forma, a coletividade, porém, cedo ou tarde, será compelida a reajustar seus propósitos de acordo com os instintos.



A AMA-PM, dentro da comunidade da Praia do Meio, tem como objetivo centrar o trabalho fraterno nas lições deixadas pelo Cristo, colocando a grande responsabilidade em primeiro plano sobre os pais que devem ensinar o respeito ao próximo, domesticando o egoísmo, e mostrando em si mesmos como exemplos.



Os pais humanos têm de ser os primeiros mentores da criatura. De sua missão amorosa, decorre a organização do ambiente justo. Meios corrompidos significam maus pais entre os que, a peso de longos sacrifícios, tentam controlar o abuso de drogas, prostituição, roubos e todos tipos de iniquidades, que ameaçam a vida coletiva, a segurança possível contra a desordem ameaçadora, que são atenuados pelas instituições públicas, como as Varas da Infância e Adolescência, Conselhos Tutelares e até a restrição física em Casas de Reabilitação.



A tarefa doméstica nunca será uma válvula para gozos improdutivos, porque constitui trabalho e cooperação com Deus. O homem ou a mulher que desejam ao mesmo tempo ser pais e gozadores da vida terrestre, estão cegos e terminarão seus loucos esforços, espiritualmente falando, na vala comum da inutilidade.



Debalde se improvisarão sociólogos para substituir a educação no lar, por modismos exóticos, eróticos ou revolucionários que envenenam a alma. Só os pais que hajam compreendido a paternidade divina de Deus, acima de tudo, conseguem escapar à pressão mundana pela libertinagem, pela corrupção, pela perversidade, e servirão como primeiro espelho para seus filhos.



Ouçamos a palavra do Cristo e, se temos filhos na Terra, guardemos a declaração do Mestre, como advertência. Ser exemplo para nossos filhos.



UFRN/CCS/HUOL/DMC/Foco de Luz/AMA-PM/Cons. Consultivo em 10-03-25


Publicado por Sióstio de Lapa
em 28/03/2025 às 00h01
 
27/03/2025 00h01
ORDEM DE JESUS – 13a MENSAGEM (3/3) – CARAVANAS PLANETÁRIAS

Como é grande o número de almas necessitadas de reencarnar existentes no mundo espiritual, e se preparam para descer à Terra, segue-se que qualquer das almas viventes na atualidade que necessite de voltar ao plano físico, só o poderá́ fazer, provavelmente no século XXII ou XXIII por falta de oportunidade antes disso. Ora, meditando seriamente a respeito, hão de concordar com o Senhor Jesus todas as almas que tomarem conhecimento da Sua NOVA ORDEM, que o melhor é se esforçarem desde este momento, no sentido de se prepararem para mais altas vivências ao regressarem ao mundo espiritual.



O Senhor Jesus tem enviado diversas caravanas de almas bastante evoluídas a planetas mais adiantados do que a Terra, com o objetivo de nele estudarem quanto possam observar, para mais tarde implantarem na Terra. Várias caravanas se encontram presentemente nesse gênero de estudos, dos quais há de resultar um grande progresso para elas. Deseja então o Senhor oferecer tais oportunidades as almas que aqui se encontram, se isto lhes interessar, apenas regressadas ao mundo espiritual.



Podereis perguntar talvez: e quais serão as almas em condições de poderem servir a essas caravanas? - O Senhor responde que todas as almas que tal missão aspirarem sinceramente, podem considerar-se em condições para isso. É conveniente esclarecer que muitas almas vivendo presentemente vidas modestas, desprovidas de títulos científicos ou universitários, podem possuí-los já de outras vidas, cujos conhecimentos e experiências se encontram em seus arquivos espirituais. Isto decorre do fato de que todas as almas têm direito aos mesmos conhecimentos e experiências ao longo de suas vidas infinitas.



Desta maneira, aqueles que foram cientistas em vidas anteriores, podem estar hoje vivendo vidas aparentemente modestas, porque assim o desejaram por motivos de sua conveniência. Qualquer destas almas está em condições de fazer parte das caravanas planetárias do Senhor, em busca de novos melhoramentos para a Terra. É através dos conhecimentos adquiridos em planetas mais adiantados que tem sido implantados na Terra vários melhoramentos em favor do progresso deste pequeno planeta. Outros melhoramentos estão chegando no subconsciente de muitas almas que estão aportando à Terra, adquiridos em planetas mais adiantados. Eis aí, em síntese, o que o Senhor Jesus deseja através destas Mensagens dirigidas a todos os homens e mulheres da Terra.



Consegui-lo-á́? Sem dúvida que sim.



Através destas Mensagens, o Senhor Jesus vos fala diretamente.



            Esta Mensagem do Senhor Jesus traz à minha consciência uma certa explicação do meu comportamento dentro das inter-relações humanas, principalmente as de natureza íntima, conjugal. Desenvolvi a compreensão, ancorada na lei de Deus, de que o relacionamento íntimo entre o casal que deseja viver juntos, como marido e mulher ou simplesmente companheiros, que devemos colocar a família universal acima da família nuclear, dentro dos aspectos éticos. Assim devemos seguir a bússola do Cristo, amar ao próximo como a si mesmo, fazer ao outro o que desejamos ser feito a nós. Seguindo esses princípios iremos ver que o amor exclusivo para apenas uma pessoa é incoerente com o Reino de Deus e com essas principais leis da divindade.



            Como será que essa compreensão chegou a dominar os meus diagnósticos dos relacionamentos humanos, superando a cultura em que estou envolvido e praticando, quase de forma única um comportamento que não observo nenhuma crítica racional capaz de desautoriza-la frente a vontade de Deus? Esta Mensagem do Cristo aponta para a possibilidade de que eu tenha tido a oportunidade de participar de uma dessas caravanas planetárias e que tenha observado essa forma de relacionamento mais avançado e que é a estrutura social que mantem todos em uma condição bem mais próxima ao Reino de Deus.



            Dessa forma, fico mais confortável em ter um comportamento que todos criticam, mas que nenhum coloca argumentos aceitável do ponto de vista ético, associado ao progressismo espiritual que nos coloca mais perto da cidadania do Reino de Deus.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 27/03/2025 às 00h01
Página 1 de 968
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »